Slider

[ESPECIAL] ESC2022: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2022?

No dia em que se inicia a temporada eurovisiva de 2022, recorde tudo o que já sabemos sobre o Festival Eurovisão do próximo ano.


A partir de hoje, 1 de setembro, todas as canções lançadas publicamente são aptas para competir no Festival Eurovisão 2022, estando assim aberta a temporada de 2022. Para assinalar a data, recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o concurso internacional do próximo ano.

Com Martin Österdahl no cargo de Supervisor Executivo do Festival Eurovisão pela segunda edição consecutiva, o evento do próximo ano terá a RAI como emissora anfitriã, que será responsável também pela organização do processo de candidaturas das cidades anfitriãs. Bolonha, Milão, Pésaro e Rimini Turim continuam na corrida pela organização do concurso, sendo que a escolhida deverá ser conhecida nos próximos dias.

Tal como nos anos anteriores, todos os países terão de submeter a sua pré-inscrição para o concurso até meados de setembro. Contudo, todas as inscrições poderão ser retiradas até outubro sem qualquer penalização monetária para as emissoras, sendo esperada a lista oficial de participantes em novembro.

Recorde connosco os países que já revelaram detalhes sobre a sua participação no Festival Eurovisão 2022:

Países confirmados (22)

Depois da abertura de inscrições para o Festivali i Kenges, a emissora da Albânia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022, revelando que será representada em Itália pelo vencedor do concurso nacional, tal como acontece desde 2004. O evento, cuja data ainda não foi revelada, decorrerá em dezembro e deverá ser a primeira final nacional da temporada.

Alemanha já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022, com a confirmação a ser dada por Alexandra Wolfslast, chefe de delegação do país. Depois do desaire do país em Roterdão, a chefe de delegação garantiu que os responsáveis pela participação estariam reunidos nos próximos dias para discutir os planos da próxima edição, sendo esperado que haja mudanças no processo de seleção do país para o concurso do próximo ano. No entanto, até ao momento, não foi revelado nenhum detalhe adicional.

Depois de ter ficado de fora da Grande Final pela primeira vez na sua história, a Austrália confirmou, recentemente, que estará a concurso no Festival Eurovisão 2022, recuperando o Eurovision: Australia Decides, final nacional que foi realizada em 2019 e 2020. O evento contará com dez artistas a concurso, com o vencedor a ser escolhido por um júri (50%) e pelo televoto (50%) numa gala televisionada a 26 de fevereiro, que terá lugar no Centro de Convenções e Exposições de Gold Coast a 26 de fevereiro e que contará com apresentação de Joel Creasey e Myf Warhurst.

A emissora estatal belga de língua francesa, RTBF, confirmou que estará a concurso no Festival Eurovisão 2022. Apesar de não ter revelado detalhes sobre o processo de seleção dos seus representantes, é bastante provável que a emissora da Bélgica opte por uma seleção totalmente interna tal como aconteceu nas últimas três participações (2015, 2017 e 2019).

A Dinamarca foi um dos mais recentes países a confirmar a participação em Itália, revelando também o recurso ao Dansk Melodi Grand Prix 2022 para a escolha dos seus representantes. A competição dinamarquesa terá lugar a 5 de março, sendo que oito canções estarão na corrida para representar o país no concurso internacional em Itália. As inscrições estarão abertas até 29 de outubro, sendo que todos os participantes deverão ter cidadania dinamarquesa ou uma conexão com a Dinamarca, sendo também permitida a participação de residentes nas Ilhas Faroé e na Gronelândia.

Como parte do projeto da RTVE para revitalizar o Festival Eurovisão em Espanha, nuestros hermanos já confirmaram a participação no concurso de 2022 e selecionarão os seus representantes numa final nacional que terá lugar em Benidorn. O concurso, que será realizado em janeiro, contará com duas semifinais e uma Final, sendo que mais detalhes serão revelados nos próximos dias.

Estónia também estará a concurso no Festival Eurovisão 2022, com a ERR a confirmar a realização do Eesti Laul 2022 como final nacional. As inscrições para o concurso abrem amanhã, 2 de setembro, sendo que a ERR revelou que a edição contará com novas regras, sugerindo a existência de mudanças no formato da competição.

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) será utilizado como final nacional da Finlândia para o Festival Eurovisão 2022. O anúncio foi feito pela emissora estatal YLE, confirmando que, tal como este ano, o concurso será utilizado para selecionar o cantor e a canção que representarão a Finlândia no certame internacional do próximo ano, abdicando de uma seleção interna do artista como em anos anteriores. As inscrições decorrem até 6 de setembro, sendo que cada candidato poderão submeter três canções, mas apenas uma poderá ser escolhida para a gala televisionada.

A emissora francesa France 2 confirmou a realização do Eurovision France: C'est vous quis decidez 2022, formato que será utilizado como final nacional de França para o Festival Eurovisão 2022. As inscrições para o formato decorrem até 24 de outubro, sendo que todas as canções submetidas para o concurso deverão ser predominantemente em francês e/ou noutra língua regional, incluíndo as línguas dos territórios ultramarinos franceses. Stéphane Bern e Laurence Boccolini serão os apresentadores do concurso.

Grécia
A emissora estatal da Grécia confirmou a participação em Itália e revelou que começará os preparativos para o Festival Eurovisão 2022 em outubro, com a primeira fase do processo a basear-se na decisão entre a seleção interna, algo que acontece desde 2016, ou a realização de uma final nacional, cujo desejo já havia manifestado anteriormente.

Israel
Depois de dois anos a organizar o processo de escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão, a emissora israelita KAN decidiu que o The X Factor será utilizado como processo de seleção dos representantes de Israel para o Festival Eurovisão 2022. Netta Barzilai, vencedora do Festival Eurovisão 2018, é uma das juradas, juntamente com Aviv Geffen, Ran Danker, Miri Mesika, e Margalit Tzanani. O programa estreia em outubro e a canção representante do país será escolhida na Grande Final do formato.

Itália
O país vencedor do Festival Eurovisão de 2021 e anfitrião do concurso de 2022 também já confirmou a sua participação no certame internacional. No entanto, apesar da confirmação, Itália não revelou qual será o processo de seleção dos seus representantes, sendo bastante provável que o Festival di Sanremo 2022 seja utilizado como plataforma de seleção.

Após a inédita escolha direta de Samanta Tina para o Festival Eurovisão 2021, depois do cancelamento do concurso de 2020, a emissora estatal da Letónia confirmou, recentemente, através das redes sociais, o regresso às finais nacionais para o concurso do próximo ano. No entanto, apesar da confirmação, a LTV não confirmou o regresso do Supernova, formato que foi criado em 2015 mas que tem sido alvo de várias críticas e alterações nos últimos anos.

Depois de alcançar um dos seus melhores resultados de sempre em Roterdão, a Lituânia já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022, com a emissora a recusar avançar detalhes sobre o seu processo de seleção. Contudo, é espectável que o Pabandom iš naujo! continue a ser utilizado como final nacional.

A emissora estatal da Noruega prolongou, até 15 de setembro, as inscrições para o Melodi Grand Prix 2022, final nacional para o Festival Eurovisão 2022, cuja final está agendada para 19 de fevereiro. Além disso, a NRK já confirmou a realização de cinco semifinais, que decorrerão entre 15 de janeiro e 12 de fevereiro, estando apenas por avançar a existência (ou não) de mudanças na dinâmica, bem como o local de realização do evento.

Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, já confirmou a participação no concurso do próximo ano, tendo aberto as inscrições para todos os interessados em representar o país em Itália. Conforme os últimos anos, os Países Baixos utilizarão um comité de seleção para determinar o cantor e a canção, com Jan Smit, apresentador do ESC2021, e Cornald Maas, comentador eurovisivo, a estarem confirmados no painel. As inscrições decorreram até ontem, 31 de agosto.

Polónia
O chefe da emissora estatal polaca TVP, Jacek Kurski, confirmou a participação da Polónia no Festival Eurovisão 2022. A confirmação foi dada em entrevista ao Jastrzab Post, antevendo o recurso a uma seleção interna, tal como em 2021: "Ainda não sabemos, mas queremos começar estes preparativos mais cedo. O problema ultimamente tem sido que as propostas muito insatisfatórias que acabam por ser enviadas para a TVP" frisou, garantido que tenciona que os preparativos comecem durante o outono.

A Secretaria de Estado do Turismo de São Marino revelou, na apresentação do calendário de eventos para o próximo ano, que o país selecionará o seu intéprete para o Festival Eurovisão 2022 através do Una Voce Per San Marino. Sem revelar grandes detalhes, a Secretaria apenas revelou que o evento decorrerá em novembro, indicando que a escolha da canção para o Festival Eurovisão decorrerá numa data posterior. Contudo, até ao momento, a SMRTV não revelou nenhum detalhe sobre o formato.

Depois da recondução das Hurricane para o concurso de 2021, a Sérvia voltará apostar no Beovizija como final nacional para o Festival Eurovisão 2022. A garantia foi dada por Olivera Kovacevic, editor-chefe da RTS Entertainment, em entrevista à Nova S, garantindo que a final nacional decorrerá, como habitual, em fevereiro. As inscrições para o formato decorrerão em breve, com o regulamento a ser lançado nas próximas semanas.

Após ter revelado alguns detalhes sobre o Melodifestivalen 2022, como a eliminação do wildcard do P4 Nästa, a emissora sueca SVT confirmou oficialmente a participação no Festival Eurovisão 2022, evento que terá lugar em Itália. Sem surpresas, a emissora estatal da Suécia confirmou também que o Melodifestivalen 2022 será utilizado como final nacional, prometendo novas informações para as próximas semanas.

Antes do Festival Eurovisão 2021, a Suíça começou a preparar a escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão 2022. As emissoras helvéticas SRF, RTS, RSI e RTR abriram as inscrições para todos os interessados em integrar o júri eurovisivo de 100 elementos que contribuirá para a escolha do intérprete e da canção da Suíça na edição do próximo ano, estando as inscrições abertas a partir de hoje.

Ucrânia
Ucrânia foi um dos mais primeiros países a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2022, tendo sido revelado recentemente o fim da parceria entre a emissora estatal UA:PBC e a privada STB. Contudo, apesar do final da parceria de seis anos, a UA:PBC adquiriu os direitos do Vidbir, sendo esperado que o formato seja utilizado para a escolha dos representantes ucranianos em Itália.

Participação não confirmada / Sem informação (17)
Áustria
Azerbaijão
Bulgária
Chipre
Croácia
Eslovénia
Geórgia
Irlanda
Islândia
Macedónia do Norte
Malta
Moldávia
Portugal
Reino Unido
República Checa
Roménia
Rússia


Países que não marcaram presença em 2021 (10)
Andorra - não participará em 2022
Arménia
Bielorrússia - não participará em 2022 devido à suspensão da EBU/UER
Eslováquia - não participará em 2022
Hungria
Luxemburgo - não participará em 2022
Marrocos
Mónaco - não participará em 2022
Montenegro
Turquia - TRT reiniciou as negociações com a EBU/UER sobre o evento
Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.