Slider

ESC2022: Albânia confirma participação no Festival Eurovisão 2022

A emissora albanesa RTSH confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022. O vencedor do Festivali i Këngës 60 será o representante do país em Itália.

A emissora albanesa RTSH abriu, recentemente, as inscrições para a 60.ª edição do Festivali i Këngës 60, formato que é utilizado, desde 2004, como final nacional para o Festival Eurovisão. Depois da abertura das inscrições, a RTSH confirmou ao ESCTODAY que o país estará a concurso no certame internacional em Itália, com o vencedor do Festivali i Këngës a ser o representante albanês no Festival Eurovisão.

Até ao momento, o Festival Eurovisão 2022, que será realizado em maio do próximo ano em Itália, conta com 16 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Israel, Itália, Noruega, Países Baixos, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Eslováquia continuam fora do concurso internacional em 2022.

Estreante em 2004, a Albânia participou por 18 ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a Grande Final em 10 edições, com o melhor resultado a remontar a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando em 5.º lugar. Em 2021, a Albânia foi representada por Anxhela Peristeri com "Karma", ficando em 21.º lugar na Grande Final com 57 pontos, fruto do 16.º lugar no televoto (35 pontos) e do 20.º no júri (22 pontos), não tendo recebido qualquer ponto de Portugal.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.