Slider

[ESPECIAL] JESC2020: O que já sabemos do Festival Eurovisão Júnior 2020?


A cidade de Varsóvia recebe, a 29 de novembro, a 18.ª edição do Festival Eurovisão Júnior. Recorde tudo o que já sabemos sobre o concurso infanto-juvenil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Polónia receberá, a 29 de novembro, o Festival Eurovisão Júnior 2020, evento que terá lugar em Varsóvia num estúdio de televisão, devido à pandemia de Covid-19. Martin Österdahl ocupará o cargo de supervisor executivo pela primeira vez, depois da saída de Jon Ola Sand.

Descubra, de seguida, todas as informações referentes aos países participantes na edição:

Países confirmados (13)


Depois da NDR ter enviado delegações em 2013 e 2014 e da KIKA ter marcado presença em Gliwice para observar a realização do concurso, a Alemanha confirmou a sua estreia no Festival Eurovisão Júnior em 2020. As inscrições estão abertas até 31 de julho para todos os jovens entre os 9 e os 14 anos, sendo que a canção será composta por Levent Geiger, jovem de 17 anos que foi finalista do "Dein Song".
  
A emissora estatal da Bielorrússia confirmou que estará representada no Festival Eurovisão Júnior 2020, confirmando também que os seus representantes serão selecionados através de uma final nacional, cujas inscrições estão abertas até 15 de agosto. Posteriormente, a BTRC anunciará os participantes da final nacional que decorrerá até 7 de setembro.

A emissora do Cazaquistão revelou que estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior de 2020, depois de ter sido confirmada pela EBU/UER e pela emissora polaca TVP para participar no certame pelo terceiro ano consecutivo. No entanto, apesar da confirmação da participação, a Khabar TV não revelou qual será o processo de seleção dos seus representantes: em 2018, o país usou uma final nacional enquanto, em 2019, os representantes foram escolhidos internamente.

Depois do regresso ao certame em 2019, Espanha confirmou, esta tarde, que estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior deste ano. Apesar da confirmação da participação, a RTVE não revelou o método de seleção dos representantes espanhóis em Varsóvia, sendo esperado que os representantes sejam escolhidos internamente.


Pelo terceiro ano consecutivo, França estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2020. O representante do país será apresentado em setembro, sendo escolhido internamente, conforme revelou Alexandra Redde-Amiel, chefe de delegação do país.
 
A Irlanda confirmou a participação no Festival Eurovisão Júnior de 2020, sendo o terceiro país confirmado no evento A emissora irlandesa TG4 fez o anúncio através das redes sociais, abrindo as inscrições para o seu processo de seleção. No entanto, após a pandemia de Covid-19, a emissora não revelou mais nenhum detalhe.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Geórgia usará o Ranina para escolher o seu representante no Festival Eurovisão Júnior 2020. Depois de audições entre 30 de novembro e 1 de dezembro, a emissora GPB tencionava estrear o Ranina 2020 em março, com a duração de três meses, mas a estreia foi suspensa devido à Covid-19. No entanto, o formato, em versão reduzida, terá a sua estreia em setembro, com o vencedor a representar a Geórgia em Varsóvia.

A emissora estatal de Malta confirmou a sua participação no Festival Eurovisão Júnior 2020, lançando as regras do processo de seleção. Todos os jovens interessados em competir entre os 9 e os 14 anos poderão apresentar a sua candidatura até 23 de agosto. Um júri profissional avaliará todas as candidaturas, escolhendo doze finalistas a 31 de agosto. Os selecionados atuarão perante o júri, com o público (50%) e o júri (50%) a escolherem os representantes.

Depois de ser um dos primeiros confirmados no certame, a emissora estatal dos Países Baixos revelou que a Grande Final do Junior SongFestival 2020, final nacional para o Festival Eurovisão Júnior 2020, terá lugar a 26 de setembro, na Rotterdam Ahoy. Onze candidatos escolhidos foram agrupados em dois grupos, um duo e um ato a solo.

O Szansa na Sukces - Eurowizja Junior a ser a final nacional polaca. Os castings da competição decorrerão online, com os candidatos com idades entre os 9 e 14 anos a enviarem as suas inscrições, interpretando duas canções em polaco, até 12 de julho. Apesar da TVP não ter confirmado o formato da edição, é espectável que seja constituído por três galas em setembro, contando com 21 artistas participantes a interpretarem covers de artistas convidados. Os três finalistas apresentarão os temas com que tencionam representar o país em Varsóvia.

Em comunicado, a VGRTK revelou que voltará a trabalhar com a Academia Igor Krutoy, abrindo as inscrições de 6 de abril até 25 de agosto. Depois das inscrições, a emissora realizará uma ronda de audições a 7 de setembro, com a final nacional agendada para 16 de setembro, apesar da transmissão apenas decorrer a 19 de setembro. O vencedor será decidido pelo júri (50%) e pela votação online (50%), com os resultados a serem revelados após a transmissão do programa.
 
Depois de confirmar que estará a concurso no Festival Eurovisão Júnior 2020, a RTS revelou a abertura das inscrições para os interessados em representar a Sérvia no concurso infanto-juvenil. As inscrições decorrem até 1 de setembro, sendo que um júri especializado será o responsável pela escolha dos representantes do país em Varsóvia.
 
A emissora estatal da Ucrânia confirmou, recentemente, que participará no Festival Eurovisão Júnior 2020. Contudo, apesar de ter confirmado a participação, a UA:PBC não revelou o processo de seleção, sendo que apenas revelará detalhes em agosto: de realçar que, nos últimos dois anos, a emissora ucraniana apostou em finais nacionais online.
 
Países (quase) confirmados (3)
A MRT afirmou que a participação está dependente da evolução da Covid-19, frisando que a decisão será tomada no limiar do prazo da EBU/UER, cuja data não foi revelada publicamente. De realçar que a Macedónia do Norte é um dos 8 países participantes em 2019 que têm as fronteiras encerradas com a União Europeia, espaço onde decorrerá o concurso deste ano.

Itália
A emissora italiana RAI revelou que a decisão sobre a participação no Festival Eurovisão Júnior 2020 será tomada nos próximos dias.

Portugal
Depois de ter estado representada nas últimas três edições do Festival Eurovisão Júnior, às quais se juntam as participações em 2006 e 2017, é "altamente provável" que a RTP esteja a concurso no concurso infanto-juvenil que terá lugar a 29 de novembro em Varsóvia. Em declarações ao ESCPORTUGAL, a emissora portuguesa frisou que a decisão oficial sobre a participação ainda não foi tomada, sendo espectável que aconteça "nos próximos dias", sendo "altamente provável que a RTP participe".

Países de saída do concurso (2)
Austrália
Depois de ter sido avançado que a SBS voltaria a assumir o controlo da participação australiana no Festival Eurovisão Júnior em 2020, a emissora da Austrália revelou, esta manhã, que o país não estará a concurso infanto-juvenil deste ano. "Devido às restrições das viagens e da incerteza atual em torno desta situação, a Austrália não competirá no Festival Eurovisão Júnior 2020" revelou o serviço de imprensa da SBS, confirmando a ausência do país no concurso de 2020.

Depois de ter anunciado a suspensão das discussões sobre a participação no Festival Eurovisão Júnior 2020 face à pandemia do novo coronavírus, a emissora galesa S4C anunciou que o País de Gales não estará a concurso no evento deste ano. A emissora justifica a retirada com a pandemia de Covid-19, frisando que tenciona regressar ao evento nos próximos anos.

Sem nenhuma informação (2)
 
Albânia
Arménia

Países que não regressam ao evento (15)
 

Países que não farão a sua estreia em 2020 (6)
Eslováquia
Estónia
Islândia
República Checa
Turquia

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.