Slider

[ESPECIAL] Quem já confirmou participação no Festival Eurovisão 2020?


Roterdão é a cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2020, competição que conta com 38 países confirmados. Saiba quais os países que já confirmaram a participação no evento e aqueles que ficarão de fora do concurso musical.


O Rotterdam Ahoy receberá, a 12, 14 e 16 de maio, a edição de 2020 do Festival Eurovisão. 38 países já confirmaram a participação, sendo que alguns revelaram também os processos de seleção, bem como as datas das competições nacionais. No entanto, outros países não confirmaram ainda a participação (outros nem revelaram qualquer detalhe), enquanto outros países já garantiram que não estarão representados em Roterdão.

O ESCPORTUGAL pôs mãos à obra e mostra-lhe o ponto da situação dos diversos países que poderão (ou poderiam) estar a concurso em 2020.

Países confirmados (38)

Depois de ter aberto as inscrições para o Festivali i Këngës 58, evento que, desde 2004, é utilizado como final nacional do país para o Festival Eurovisão, a emissora albanesa RTSH confirmou a sua participação no Festival Eurovisão de 2020 e a utilização do formato como final nacional. Além disso, a RTSH revelou que o prazo de inscrições encerra a 15 de setembro.

A emissora pública alemã, em parceria coom a Digame, abriu, recentemente, a recepção de canções para o Festival Eurovisão 2020. Depois das inscrições de cantores até 30 de agosto, a emissora alemã esteve a receber, até 1 de outubro, as propostas dos compositores interessados na competição, apelando a canções "contemporâneas que se encaixam nos padrões internacionais, com uma mensagem forte, clara e compreensível", dando como exemplo as últimas duas vencedoras do certame, "Toy" e "Arcade".

Com a participação assegurada até 2023, a emissora australiana SBS confirmou, recentemente, a realização do Eurovision: Australia Decides em 2020. O evento terá lugar a 7 e 8 de fevereiro, sendo expectável que seja repetido o modelo do ano passado: o jury show será realizado na sexta-feira, com a final ao vivo a ter lugar no sábado. Joel Creasey e Myf Warhurst serão os apresentadores pelo segundo ano consecutivo, com o evento a voltar a ser realizado no Centro de Convenções e Exposições de Gold Coast.As inscrições estão abertas até 30 de setembro, sendo que os participantes serão revelados até ao final do ano.

Apesar da eliminação de PAENDA na semifinal do Festival Eurovisão 2019, onde terminou em 17.º lugar com um null points do televoto, a emissora estatal da Áustria já confirmou a sua participação na edição de 2020. Em declarações ao Kleine Zeitung, o responsável pela ORF garantiu que o país realizará uma seleção interna, repetindo o processo utilizado desde 2017.

A emissora estatal do Azerbaijão confirmou, recentemente, a sua presença no Festival Eurovisão 2020, tornando-se o trigésimo país confirmado no evento. No entanto, a Ictimai não revelou qualquer pormenor sobre o processo de seleção, sendo espectável a realização de uma seleção interna, tal como nos últimos anos.  

Depois de ter revelado estar em negociações com um artista, a emissora VRT revelou que a banda Hovverphonic, formada por Alex Callier, Raymond Geerts e Luka Crysberghs, será a representante do país em Roterdão. O grupo tornou-se o primeiro artista confirmado no evento, sendo que a canção será conhecida em fevereiro.


Depois de ter manifestado o desejo de realizar uma seleção interna para a edição do próximo ano, a emissora estatal da Bielorrússia confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2020. Sem revelar nenhum detalhe sobre o seu processo de seleção, a BTRC garantiu que o anúncio oficial decorrerá nas próximas semanas, sendo espectável que aconteça após o Festival Eurovisão Júnior 2019. 

Com cinco participações consecutivas na Grande Final do Festival Eurovisão, com destaque para o segundo lugar em Lisboa, a emissora cipriota CyBC começou a preparar a participação em Roterdão nas últimas semanas. Segundo a imprensa cipriota e grega, a emissora CyBC estará em negociações com três artistas (dois cantores e uma cantora), sendo que Ian Stratis e Vangelis Kakouriotis são dois dos nomes avançados como potenciais aspirantes a representantes do país em Roterdão.


Depois de alguma hesitação inicial, tendo remetido para outubro a decisão da participação, a emissora croata HRT confirmou, esta tarde, a presença no Festival Eurovisão de 2020. Apesar de não ter revelado nenhum detalhe sobre a seleção dos seus representantes, é expectável que o DORA 2020 seja usado para tal, depois do formato ter sido apresentado como uma das apostas musicais da emissora estatal para 2020.

A emissora estatal dinamarquesa revelou alguns detalhes sobre o Dansk Melodi Grand Prix 2020, evento que decorrerá a 7 de março na Royal Arena, recinto inaugurado em 2017 e com capacidade de 16 mil pessoas. Contudo, ao contrário dos últimos anos, a emissora DR dará a oportunidade do público de escolher os temas finalistas. Durante o mês de janeiro, a rádio P4, propriedade da emissora estatal dinamarquesa, revelará nove temas, sendo que os três mais votados pelo público conquistarão uma vaga no concurso. No mesmo dia, a DR revelará os 7 temas escolhidos previamente para o evento, cujas inscrições encerram a 1 de novembro.

A RTVSLO confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2020, confirmando também a utilização do EMA 2020 como final nacional. O EMA FREŠ está aberto a artistas até aos 26 anos de idade e que não tenham lançado mais do que três canções protegidas por direitos de autor, devendo enviar um vídeo de inscrição até 19 de setembro. A RTVSLO colocará gravações nos sites e páginas da emissora diariamente, lançando uma votação diária, com os vencedores diários a disputarem uma competição semanal. O vencedor de várias rodadas conquistará uma vaga no EMA 2020. Por outro lado, todos os artistas que não cumpram os critérios do EMA FREŠ poderão enviar a sua candidatura para o EMA 2020 até 20 de novembro.

A viver uma das maiores crises de resultados da sua história eurovisiva, a emissora espanhola RTVE iniciou os trabalhos para o Festival Eurovisão 2020 em julho passado, tendo revelado, recentemente, que Blas Cantó será o representante do país em Roterdão. A canção que o cantor defenderá no concurso internacional ainda não foi escolhida.




A emissora estatal da Estónia revelou que utilizará o Eesti Laul como final nacional para o Festival Eurovisão 2020. 24 canções disputarão a edição deste ano, seguindo o modelo do ano passado: duas semifinais, a 13 e a 15 de fevereiro, selecionarão os candidatos que disputarão a Grande Final, agendada para 29 de fevereiro. Em cada semifinal, 6 candidatos conquistarão o apuramento, com o júri e o televoto a selecionarem 4 candidatos e o televoto, numa segunda ronda, a eleger mais 2 finalistas. Na Grande Final, os 12 candidatos serão votados pelo público e pelo júri, sendo que os 3 candidatos mais votados disputarão uma segunda ronda, onde o televoto selecionará os representantes da Estónia em Roterdão. As inscrições para a competição abriram a 1 de setembro, ficando abertas até 6 de novembro. Os candidatos selecionados serão revelados até 15 de novembro. 

A emissora finlandesa YLE revelou que o Uuden Musiikin Kilpailu 2020, final nacional da Finlândia para o Festival Eurovisão 2020, voltará a contar com inscrições públicas. Depois das seleções internas de Saara Aalto e Darude em 2018 e 2019, respetivamente, a emissora abriu as inscrições para todos os artistas e compositores interessados, estando as mesmas abertas de 1 a 8 de novembro. Sem revelar grandes detalhes sobre o funcionamento da competição, a YLE confirmou apenas que a estação de rádio YLEX estará envolvida no evento, com Tapio Hakanen a liderar a equipa.


Depois da confirmação da participação em Roterdão, a emissora France 2, responsável pela participação da França no Festival Eurovisão, confirmou que o país realizará uma final nacional para a escolha dos seus representantes. A confirmação foi dada por Alexandra Redde-Amiel, diretora de entretenimento da France 2, em entrevista à Pure Medias, garantindo que as discussões sobre o formato estão em curso.

Fora da Grande Final desde 2016, a emissora da Geórgia voltará a apostar no Georgian Idol como final nacional para o Festival Eurovisão, repetindo o processo do ano passado. Apesar de não ter revelado pormenores sobre o funcionamento da competição, a estreia do formato acontecerá em outubro. Contudo, ao contrário do ano passado, a canção será escolhida internamente.


Maria Koufopoulou, diretora de relações internacionais da ERT e responsável pela participação eurovisiva da emissora grega, revelou que o país estará a concurso no Festival Eurovisão 2020. "O prazo para as inscrições termina a 16 de setembro. Até lá, estaremos prontos" frisou Maria Koufopoulou. Contudo, apesar da confirmação, a ERT não revelou nenhum detalhe sobre o processo de seleção dos seus representantes.
 
A emissora AVROTROS, responsável pela participação do país no Festival Eurovisão, revelou que os representantes da Holanda em Roterdão serão escolhidos internamente. "A AVROTROS selecionará os representantes holandeses através de uma seleção interna" frisou Famke Kroese, consultor de comunicações da emissora, confirmando a oitava seleção interna do país para o concurso. Mais detalhes serão revelados nas próximas semanas.

A emissora irlandesa RTÉ abriu as inscrições para o Festival Eurovisão 2020. Tal como nos últimos anos, a emissora estatal da Irlanda escolherá internamente os seus representantes após uma submissão de candidaturas públicas. Cada compositor apenas poderá enviar uma canção para a emissora irlandesa, sendo que a candidatura deverá cumprir as regras da EBU/UER para o evento.

Depois de ter confirmado a participação do país no Festival Eurovisão de 2020, a emissora estatal islandesa RÚV abriu as inscrições para o Söngvakeppnin 2020, processo de seleção dos representantes do país em Roterdão. As inscrições estão abertas até 17 de outubro, sendo que o formato permanece inalterado da edição passada. Dez candidatos serão apurados para as semifinais, sendo que cada gala contará com 5 canções. As duas mais votadas em cada uma das semifinais, que decorrerão a 8 e 15 de fevereiro no Háskólabíó Conference Hall, em Reykavík, conquistará o apuramento para a Grande Final, sendo que a RÚV reserva o direito de escolher uma das canções não apuradas como wildcard.

A emissora estatal de Israel revelou que realizará dois programas de seleção para a escolha dos representantes do país no Festival Eurovisão 2020. Tal como acontece desde 2015, o intérprete será escolhido através do HaKokhav HaBa l'Eurovizion, formato que é transmitido pela Reshet. Contudo, face ao elevado número de críticas sobre a escolha interna dos temas que representam o país no Festival Eurovisão, a KAN optou por organizar um formato para a escolha do tema, que será transmitido pela KAN e cujos pormenores serão revelados nos próximos dias. 
  
Itália
A emissora estatal RAI confirmou a participação no Festival Eurovisão 2020, tornando-se no 38.º país confirmado provisoriamente no evento que terá lugar em Roterdão. Contudo, apesar da confirmação, a emissora italiana não confirmou o Festival de Sanremo 2020 como processo de seleção dos representantes para o evento internacional.

Depois do chefe de delegação ter ponderado mudanças no Eurovizijos 2020 após a eliminação de Jurij Veklenko em Telavive, o diretor geral adjunto da LRT, Gytis Oganauskas, revelou que o formato sofrerá algumas mudanças para 2020, começando na duração: o Eurovizijos 2020 durará seis semanas, entre janeiro e meados de fevereiro, e apenas permite a participação de uma canção por cantor. Todos os artistas interessados em participar no evento ​​poderão enviar as suas músicas até 8 de dezembro.

Depois de alcançar o seu melhor resultado de sempre no concurso, com Tamara Todevska a subir ao sétimo lugar na Grande Final com a vitória no júri, a emissora estatal da Macedónia do Norte confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2020. Sem revelar qualquer detalhe sobre o processo de seleção, é expectável que o país volte a escolher os seus representantes de forma interna, tal como tem acontecido nos últimos anos.

A emissora estatal de Malta confirmou a sua participação no Festival Eurovisão 2020. No entanto, apesar da confirmação, a PBS não confirmou a utilização do X Factor Malta como final nacional para a edição sediada em Roterdão.

A emissora estatal de Montenegro revelou que ainda não tomou uma decisão final em relação à participação no Festival Eurovisão 2020, mas que submeteu a inscrição preliminar junto da EBU/UER. Deste modo, a RTCG (e as restantes emissoras pré-inscritas) poderá decidir manter a sua inscrição ou retirá-la até 10 de outubro, sem sofrer nenhuma penalização financeira. Além disso, a RTCG revelou que não tomou nenhuma decisão sobre o processo de seleção a utilizar, apesar da chefe de delegação ter manifestado interesse em organizar, novamente, o Montevizija.

Stig Karlsen, chefe de delegação da Noruega no Festival Eurovisão, revelou alguns detalhes sobre o Melodi Grand Prix 2020, final nacional do país para o concurso internacional. Com mais de 500 inscritos para a competição, Stig Karlsen revelou que a primeira semifinal do concurso decorrerá a 11 de janeiro, estando a Grande Final do evento agendada para 15 de fevereiro. A edição de 2020 será composta por seis galas (cinco semifinais e uma Grande Final), sendo que todas as transmissões terão lugar em Oslo, mas com artistas específicos de cada uma das regiões: Norte, Centro, Ocidente, Oriente e Sul. O público será o responsável por eleger um dos artistas de cada semifinal, sendo que o júri elegerá também um candidato por gala. Os dez finalistas disputarão a Grande Final, onde o público decidirá quem representa a Noruega no Festival Eurovisão 2020.


A emissora estatal da Polónia confirmou que submeteu a documentação necessária para a participação no Festival Eurovisão 2020. Contudo, a TVP garantiu que o modelo de seleção do país apenas será discutido após o Festival Eurovisão Júnior 2019, evento que terá lugar na cidade polaca de Gliwice a 25 de novembro.

Depois de Nuno Galopim ter garantido a confirmação de dois compositores para o Festival da Canção de 2020 aquando da apresentação dos compositores da edição de 2019, a RTP revelou o regulamento da edição do concurso do próximo ano. Tal como no ano passado, o Festival da Canção contará com dezasseis canções a concurso. 14 compositores serão convidados pela RTP, sendo as restantes vagas ocupadas por um candidato do programa Masterclass e por uma candidatura proveniente da submissão pública de canções, cujo prazo de inscrição termina a 15 de outubro. As maquetas dos temas deverão ser entregues à RTP até ao final do mês de outubro, enquanto o prazo final da entrega das versões finais está marcado para 30 de novembro, sendo ainda desconhecida a data de revelação dos compositores e cantores.

A emissora britânica BBC, responsável pela participação do Reino Unido no Festival Eurovisão, anunciou uma nova parceria para a edição do próximo ano com a gravadora BMG. Segundo a publicação na página oficial da comitiva britânica, a BBC contactou várias gravadoras, tendo a BMG sido escolhida para "selecionar a entrada britânica no Festival Eurovisão", realçando os sucessos mundiais lançados pela gravadora, incluindo "Heroes", canção vencedora do Festival Eurovisão 2015.

A CT revelou que já selecionou os oito candidatos que disputarão a final nacional checa para o Festival Eurovisão 2020. Um júri formado por Jan Potemsil, Jan Bors, Krystof Samal, Marvin Dietmann e Cyril Hirsch, analisou todas as candidaturas e escolheu quatro canções por unanimidade. Os outros quatro finalistas foram selecionados depois de uma ronda de audições, que teve lugar a 27 e 28 de agosto, e que contou com doze candidatos pré-selecionados. A delegação checa trabalhará com os compositores e autores das canções selecionadas nas próximas semanas, não sendo conhecida a data de revelação dos apurados. A final nacional checa decorrerá a 25 de janeiro de 2020 no Forum Karlin, em Praga, sendo a primeira vez que o país realizará uma final nacional televisionada desde 2008, depois de duas finais nacionais realizadas online.

A emissora estatal romena TVR revelou que a participação do país no Festival Eurovisão 2020 foi aprovada pelo Conselho de Administração. O anúncio foi feito com a revelação da ata da reunião do passado dia 13 de setembro, ficando por confirmar a realização de uma final nacional ou uma seleção interna dos representantes romenos em Roterdão.

Em entrevista à EG, Yuri Aksyuta, chefe da delegação eurovisiva do Channel One, confirmou que a Rússia estará representada no Festival Eurovisão 2020. "Eu tenho uma sugestão para o representante. E até uma alternativa disponível. Até agora, está tudo na minha cabeça, mas acho que gravaremos uma canção em breve" frisou Yuri Aksyuta, garantindo que a seleção interna deverá ser novamente utilizada para a escolha dos representantes russos, tal como acontece desde 2013.
 

Com o melhor resultado de sempre em Telavive, a emissora de São Marino confirmou a participação no Festival Eurovisão de 2020. Contudo, não foi revelado nenhum detalhe sobre o processo de seleção dos seus representantes.

Tal como aconteceu nas últimas duas participações, a emissora estatal da Sérvia selecionará os seus representantes para o Festival Eurovisão através do Beovizija. A competição, que deverá acontecer em fevereiro ou março, tem as inscrições abertas até 15 de novembro, sendo permitida a participação de compositores estrangeiros. Contudo, os cantores deverão ter nacionalidade sérvia e as canções deverão ser interpretadas numa das línguas oficiais da Sérvia: sérvio, húngaro, eslovaco, romeno, croata, russo ou albanês.

Suécia
Depois de abrir as inscrições para o certame, a emissora estatal da Suécia revelou as datas e as cidades anfitriãs do Melodifestivalen 2020. A primeira semifinal decorrerá em Linköping, a 1 de fevereiro, sendo que as restantes semifinais decorrerão em Gotemburgo, Lulea e Malmö. O Andra Chansen, agendado para 29 de fevereiro, terá lugar na cidade de Eskilstuna, enquanto a Grande Final decorrerá em Estocolmo a 7 de março, data em que serão conhecidos os representantes suecos no Festival Eurovisão 2020. Os bilhetes para os seis espetáculos serão disponibilizados a 31 de outubro. Lina Hedlund, Linnea Henrikson e David Sundin serão os apresentadores.

Depois de alcançar o melhor resultado desde 1993, a emissora helvética SRF abriu as inscrições para o Festival Eurovisão de 2020 a todos os compositores, produtores e cantores até 16 de setembro. A seleção, que estará a cargo das emissoras SRF, RTS, RSI e RTR, utilizará um painel público, que na edição passada contou com mais de 6100 inscrições, e um painel internacional composto por participantes no concurso internacional para a escolha dos representantes.


Depois de garantir que participaria no Festival Eurovisão 2020 caso a Rússia não vencesse em Telavive, a emissora estatal ucraniana UA:PBC confirmou a sua participação no evento internacional, tornando-se no primeiro regresso confirmado na edição deste ano. Contudo, a emissora não revelou nenhum detalhe sobre o processo de seleção, sendo espectável que o Vidbir sofra alterações depois da polémica em torno da seleção e posterior desistência de MARUV em representar o país na Eurovisão.

Sem confirmação (3)

Bulgária
Através da conta oficial da delegação búlgara no Twitter, a emissora estatal da Bulgária revelou que o regresso ao Festival Eurovisão em 2020 ainda não foi decidido, devendo o mesmo ser discutido nas próximas semanas. De realçar que, anteriormente, a BNT adiou a discussão sobre um eventual regresso para depois de 5 de julho, data em que foi eleita a nova direção da emissora estatal.


Hungria
Aquando do A Dal 2019, a emissora húngara revelou a intenção de continuar a realizar o evento para a participação no Festival Eurovisão mas, até ao momento, não foi revelado nenhum detalhe sobre a sua participação em Roterdão.

Os media letãs noticiaram que as chefias da LTV ainda não chegaram a acordo sobre quanto dinheiro será disponibilizado para a participação no Festival da Eurovisão de 2020. Um total de 300 mil euros será necessário para o país participar no concurso e manter o mesmo modelo de seleção do seu candidato. Caso não se chegue a acordo, a emissora pública letã poderá ter de alterar o seu modelo de seleção reduzindo o número de semifinais ou optando por escolher internamente um representante.

Sem qualquer informação (4)

Arménia
Marrocos
Moldávia

Não-Participação Confirmada (8)

Andorra
Bósnia-Herzegovina
Cazaquistão
Eslováquia
Kosovo
Lienchstein
Luxemburgo
Mónaco

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.