ESC2020: Estónia escolhe representantes a 29 de fevereiro


A emissora estatal da Estónia revelou os detalhes sobre a sua participação no Festival Eurovisão 2020. As inscrições para o Eesti Laul 2020 abrem a 1 de setembro e a Final decorrerá a 29 de fevereiro.


A emissora estatal da Estónia revelou, esta tarde, que utilizará o Eesti Laul como final nacional para o Festival Eurovisão 2020. Vinte e quatro canções disputarão a edição deste ano, seguindo o modelo do ano passado: duas semifinais, a 13 e a 15 de fevereiro, selecionarão os candidatos que disputarão a Grande Final, agendada para 29 de fevereiro.

Em cada semifinal, seis candidatos conquistarão o apuramento, com o júri e o televoto a selecionarem quatro candidatos e o televoto, numa segunda ronda, a eleger mais dois finalistas. Na Grande Final, os doze candidatos serão votados pelo público e pelo júri, sendo que os três candidatos mais votados disputarão uma segunda ronda, onde o televoto selecionará os representantes da Estónia em Roterdão.

As inscrições para a competição abrem a 1 de setembro, ficando abertas até 6 de novembro. Os candidatos selecionados serão revelados até 15 de novembro. De realçar que o regulamento apresentado frisa que a atuação do vencedor no Eesti Laul 2020 não será alterada para o Festival Eurovisão 2020, excepto se o conceito não atender às regras da EBU/UER.

Estreante em 1994, a Estónia participou em 25 edições do Festival Eurovisão, registando uma vitória (2001), um terceiro lugar (2002) e 16 presenças na grande final. Em Telavive, Victor Crone representou o país com "Storm", terminando em 20.º lugar com 76 pontos, nenhum oriundo de Portugal, apesar de ter sido o mais votado do televoto português na semifinal.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube

Sem comentários