Slider

[CONFIRMADO] Montenegro está fora do Festival Eurovisão em 2023

 

A emissora montenegrina RTCG confirmou a retirada do Festival Eurovisão 2023 devido às dificuldades financeiras e à falta de interesse de patrocinadores.


Depois do EurovisionFun ter avançado que a Bulgária e Montenegro estariam fora do Festival Eurovisão 2023 devido a dificuldades financeiras, conforme pode recordar AQUI, a emissora montenegrina RTCG emitiu um comunicado a confirmar a retirada do concurso internacional. "Além dos custos significativos da taxa de participação, bem como o custo de permanência da delegação no Reino Unido, também enfrentámos a falta de interesse dos patrocinadores" pode ler-se no comunicado, frisando que os recursos serão direcionados "para o financiamento de projetos nacionais e reformas na grelha de programas, que implicam intervenções significativas em equipamentos e instalações".

Esta não é a primeira vez que Montenegro desiste da participação no Festival Eurovisão devido a dificuldades financeiras. Em 2010, o país ficou de fora por esses motivos, facto que se repetiu em 2011, ano em que o país fez a sua pré-inscrição, tendo-se retirado devido à falta de patrocinadores. Em 2020 voltaria a retirar-se do certame, com os fundos a serem redirecionados para a renovação da frota automóvel da emissora montenegrina.

Agendado para 9, 11 e 13 de maio em Liverpool, o Festival Eurovisão 2023 conta com um total de 34 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia, LuxemburgoMónaco e Montenegro já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Montenegro conta com 12 participações no Festival Eurovisão desde 2007, com o melhor resultado a remontar a 2015, com o 13.º lugar de Knez. Em Turim, o país fez-se representar por Vladana Vucinic e "Breathe", tema que não foi além do 17.º (e penúltimo) lugar com 33 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (11) e o 14.º lugar no televoto (22), sendo apenas pontuada por três países: Sérvia, Espanha e Macedónia do Norte.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: RTCG / Imagem/ Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo18:37

    Lá vai a Sérvia ficar sem 24 pontos dados de mão beijada.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.