Slider

ESC2023: Azerbaijão confirma participação no Festival Eurovisão 2023

 

Depois de desmentir os rumores sobre uma eventual retirada, a emissora estatal do Azerbaijão confirmou publicamente a participação no Festival Eurovisão 2023.


Depois de ter sido um dos países envolvidos na suposta troca de votos no Festival Eurovisão 2022, o que culminou no anulamento das votações do júri na semifinal e na Grande Final, vários rumores apontavam para uma possível retirada do Azerbaijão do certame do próximo ano, facto aumentado com a não presença do formato na apresentação da grelha televisiva para 2023. Após desmentir os rumores, a emissora azeri confirmou publicamente, esta tarde, a participação no Festival Eurovisão em Liverpool.

Ainda que não tenha revelado qualquer detalhe sobre o método de seleção dos seus representantes, é bastante provável que a Ictimai volte a apostar numa seleção interna da canção e do intérprete, algo que acontece desde 2015.

Agendado para 9, 11 e 13 de maio em Liverpool, o Festival Eurovisão 2023 conta com um total de 34 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia, Luxemburgo e Mónaco já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Estreante em 2008, o Azerbaijão conta com 14 participações consecutivas no Festival Eurovisão, tendo vencido a competição em 2011 e ficado de fora da Grande Final em apenas uma ocasião (2018). Em Turim, o país foi representado por Nadir Rustamli e "Fade To Black", candidatura que alcançou o apurado para a Grande Final sem qualquer pontuação do público, tendo terminado em 16.º lugar com 106 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (103) e o 23.º no televoto (3).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday/ Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.