Slider

ESC2023: Irlanda confirma participação no Festival Eurovisão 2023

 


A emissora irlandesa RTÉ confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2023.

A Irlanda é o mais recente país a confirmar a participação no Festival Eurovisão do próximo ano. A confirmação foi dada, esta manhã, pela RTÉ ao ESCToday, tornando-se no 28.º país confirmado no concurso internacional do próximo ano. Contudo, apesar da confirmação, a emissora irlandesa não revelou qualquer detalhe sobre o processo de seleção dos seus representantes.

Ainda sem datas nem cidade anfitriã, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com um total de 28 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia e Luxemburgo já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 55 participações no Festival Eurovisão, sendo o país com maior número de vitórias: 7 (1970, 1980, 1987, 1992, 1993, 1994 e 1996). Em Turim, o país foi representado por Brooke e "That's Rich", candidatura que não foi além do 15.º lugar com 47 pontos na semifinal, fruto do 16.º lugar no júri (12 pontos) e o 11.º no televoto (35 pontos), ficando fora da Grande Final, ainda que tenha alcançado a melhor classificação irlandesa dos últimos três anos.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday /Imagem: Google /Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.