Slider

ESC2023: Geórgia confirma participação no Festival Eurovisão 2023

 

A emissora estatal da Geórgia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023, revelando que será representada pelo vencedor do The Voice Georgia no concurso internacional.


A emissora estatal da Geórgia confirmou, esta tarde, a sua participação no Festival Eurovisão 2023, evento que terá lugar no Reino Unido em maio, tornando-se no 20.º país oficialmente confirmado na edição. Além da confirmação, a GPB revelou também que selecionará o seu representante através do The Voice Georgia, talent show cujas inscrições abriram hoje e que decorrem até 20 de setembro.

Esta será a primeira vez que a Geórgia aposta no The Voice como final nacional para o Festival Eurovisão, com o formato a chegar à sua quinta temporada no país, tendo usado o Idols como método de seleção para 2020, último ano em que apostou numa final nacional. Até ao momento, a GPB não revelou qualquer detalhe sobre o processo de seleção da canção.

Ainda sem data, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com 20 países provisoriamente confirmados na edição: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, São Marino, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia e Luxemburgo já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Estreante em 2007, a Geórgia participou em 14 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009 visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país. Em Turim, o país foi representado pelos Circus Mircus e o tema "Lock Me In", candidatura que não foi além do 18.º (e último) lugar na semifinal com apenas 22 pontos, fruto do 15.º lugar no júri (13) e o 17.º no televoto (9).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem, Vídeo: EurovisionTv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.