Slider

ESC2023: Croácia confirma participação no Festival Eurovisão 2023

A emissora croata HRT confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023, abrindo as inscrições para o DORA 2023.

A emissora estatal da Croácia confirmou, esta manhã, a sua participação no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no 32.º país confirmado na edição do concurso internacional do próximo ano. A confirmação foi feita com a abertura das inscrições para o DORA 2023, certame que voltará a ser utilizado como final nacional do país para o Festival Eurovisão.

As inscrições estão disponíveis até 20 de novembro, sendo que um júri especializado selecionará entre 14 a 28 canções para o concurso croata. O regulamento baseia-se nas regras da EBU/UER para o Festival Eurovisão, estando aberta a convocatória a cidadãos croatas e a canções sem restrição linguística, conforme pode aceder AQUI.

Ainda sem datas nem cidade anfitriã, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com um total de 33 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Eslováquia, Luxemburgo e Mónaco já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Estreante em 1993, a Croácia participou em 27 edições do Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o 4.º lugar alcançado em 1996 e 1999 por Maja Blagdan e Doris Dragović, respetivamente. Em Turim,  Mia Dimšić representou a Croácia com "Guilty Pleasure", terminando em 11.º lugar com 75 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (42) e o 12.º no televoto (33), tendo recebido 1 ponto do televoto português.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte:ESCToday/Imagem/Vídeo: EurovisionTV
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.