Slider

ESC2023: Bósnia-Herzegovina continua fora do Festival Eurovisão em 2023

Sem surpresas, a emissora estatal da Bósnia-Herzegovina confirmou que o país não participará no Festival Eurovisão 2023.

Depois de revelar que seria "muito improvável" um possível regresso ao Festival Eurovisão devido às sanções impostas pela EBU/UER face às dívidas acumuladas, situação que foi agravada com o bloqueio das contas bancárias comerciais, a BHRT confirmou que não estará a concurso na edição de 2023. 

A situação não é nenhuma surpresa para o público eurovisivo, tendo em conta que a BHRT está sem acesso aos serviços da EBU/UER devido às dívidas pendentes desde dezembro de 2016, não sendo autorizada a participar no Festival Eurovisão, bem como nos outros eventos da associação internacional de radiodifusão.

Agendado para 9, 11 e 13 de maio em Liverpool, o Festival Eurovisão 2023 conta com um total de 34 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Mónaco e Montenegro já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Estreante em 1993, a Bósnia-Herzegovina participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, conquistando o 3.º lugar em 2006, o melhor resultado da sua história. Depois da retirada em 2013, devido a problemas financeiros, o país apenas participou em 2016 com a candidatura de Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e  "Ljubav je" a reunir patrocínios suficientes que cobrissem todos os gastos da emissora no concurso. No entanto, pela primeira vez na história do concurso, o país falhou o apuramento, terminando em 11.º lugar na semifinal. 


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday/ Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.