Slider

[CONFIRMADO] Macedónia do Norte desiste do Festival Eurovisão 2023

 

 A Macedónia do Norte não participará no Festival Eurovisão 2023, anunciou a MRT nas redes sociais.


Depois da polémica em torno de Andrea em Turim, onde existiu a possibilidade do país retirar-se da competição devido a um incidente com a bandeira nacional na Turquoise Carpet, a Macedónia do Norte está fora do Festival Eurovisão 2023. O anúncio oficial foi feito esta tarde pela MRT nas redes sociais, baseando a sua retirada na "crise económica e energética" bem como "nos altos custos de participação", garantindo que a participação nos próximos anos será posteriormente discutida.

Marjan Cvetkovski, diretor da MRT, declarou que a decisão da não participação foi tomada há vários dias, confirmando os rumores existentes aquando da apresentação da grelha televisiva que não incluiu o Festival Eurovisão: "Não pagámos a taxa de inscrição. O maior problema é a eletricidade e os altos custos das viagens e das estadias no Reino Unido. Todos os custos foram reduzidos e aqueles que teriam de ser pagos pela participação serão direcionados para pagar a eletricidade" frisou, realçando que "será a primeira vez que ficaremos de fora por conta própria".

Agendado para 9, 11 e 13 de maio em Liverpool, o Festival Eurovisão 2023 conta com um total de 34 países provisoriamente confirmados: Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Reino Unido, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, AndorraEslováquia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Mónaco e Montenegro já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

A Macedónia do Norte estreou-se no Festival Eurovisão em 1998, contando com 21 participações no concurso, tendo 9 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de Tamara Todevska como melhor resultado. Em Turim, o país fez-se representar por Andrea e "Circles", tendo alcançado o 11.º lugar na semifinal 2 com 76 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (56) e o 16.º no televoto (20), ficando fora da Grande Final por 20 pontos.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:MRT/ Imagem: ESCPORTUGAL/Vídeo:Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.