Slider

[ESPECIAL] Que cidades britânicas já manifestaram interesse em receber o Festival Eurovisão 2023?

 Há precisamente 1 mês, a 17 de junho, a EBU/UER anunciou que o Festival Eurovisão 2023 não teria lugar na Ucrânia, confirmando o início das negociações para o Reino Unido receber a edição. Saiba que cidades estão na corrida pela organização do evento.


Cerca de um mês depois da vitória dos Kalush Orchestra em Turim, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) anunciou, em comunicado oficial, que o Festival Eurovisão 2023 não teria lugar na Ucrânia, devido à falta de garantias de segurança no desenrolar da invasão russa iniciada em fevereiro. Deste modo, ainda a 17 de junho, a EBU/UER confirmou o arranque das negociações com o Reino Unido, segundo classificado em Turim, para a organização do evento.

Ainda que a confirmação de que o país receberia o Festival Eurovisão em 2023 não tenha acontecido, várias cidades têm manifestado, no último mês, o desejo de acolher o certame internacional do próximo ano, tendo algumas iniciado as suas candidaturas para o possível processo de seleção da BBC. Recorde connosco todas as cidades que já manifestaram interesse:

Aberdeen

Com mais de 200 mil habitantes, a cidade de Aberdeen, a terceira maior da Escócia, também pondera a entrada na corrida para receber o Festival Eurovisão 2023, com Ryan Houghton, líder do grupo conservador, a apresentar uma moção junto da Câmara Municipal de Aberdeen, contando com o apoio dos dois co-líderes do Munícipio Alex Nicoll (SNP) e Ian Yuill (Liberais Democratas). A potencial candidatura de Belfast à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá ser encabeçada pelo complexo P&J Live, inaugurado em 2019 e localizado em Bucksburn, que conta com capacidade para 15 mil espectadores.

Belfast

Os conselheiros Anthony Flynn e Seamas De Faoite, eleitos pelos Partido Verde e SDLP, respetivamente, apelaram, junto do Conselho Municipal de Belfast, que a capital da Irlanda do Norte entre na corrida para acolher o certame. A potencial candidatura de Belfast à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá acontecer com a SSE Arena, a maior arena coberta da Irlanda do Norte e que conta com uma capacidade para 11 mil espectadores. A arena faz parte do Odyssey Complex, inaugurado em 2000 e que conta com a arena multiusos, um centro comercial e um centro de ciências.

Birmingham

Birmingham foi uma das primeiras cidades a manifestar interesse em acolher o certame de 2023, com os autarcas conservadores da cidade a avançar com uma campanha de apoio à possível candidatura com o slogan 'Bring It To Birmingham' (em português, Traga para Birmingham).Utilita Arena Birmingham, sede da edição de 1998, poderá encabeçar a candidatura de Birmingham para acolher o Festival Eurovisão de 2023, tendo uma capacidade estimada de 15 800 lugares, a mesma que a Resorts World Arena, outra das arenas apontadas para acolher o certame na cidade. 

Bristol

Durante o Bristol Pride, o presidente da Câmara de Bristol, Marvin Ress, anunciou, através das redes sociais, a candidatura da cidade para receber o Festival Eurovisão 2023. Segundo revelado, a cidade tenciona receber o certame na YTL Arena, que ainda está em construção, com o espaço a ter capacidade para 17 mil espectadores e uma área útil de 28 metros quadrados.

🇺🇦 Ukraine won @Eurovision but sadly won't host in 2023


🌍 As a City of Sanctuary, #Bristol can be the caretaker next year

🏗️ We can custom-build the perfect #Eurovision at @YTL_Arena as I just announced at @BristolPride before @carlyraejepsen’s set

☎️ #ThisIsBristolCalling pic.twitter.com/bcSOtw9MEs

— Marvin Rees (@MarvinJRees) July 9, 2022

Brighton

Ainda que entre na corrida para receber o concurso, é altamente improvável que Brighton, que recebeu a competição em 1974, seja escolhida para acolher o Festival Eurovisão 2023 visto não possuir nenhuma arena que cumpra os requisitos da EBU/UER. O maior espaço fechado da cidade tem capacidade máxima para 5 mil espectadores, longe dos minímos exigidos para a realização do certame internacional.

Cardiff

Millenium Stadium, também conhecido como Estádio do Principado, é apontado como a arena que liderará a candidatura de Cardiff. Construído em 1997 e considerado como Estádio Nacional, o estádio com cobertura retrátil conta com capacidade para cerca de 78 mil espectadores o que, caso seja a escolhida para receber o Festival Eurovisão 2023, se tornará na maior arena de sempre a receber o certame.

Edimburgo

Edimburgo, capital da Escócia, também pretende voltar a organizar o Festival Eurovisão de 2023, depois de ter acolhido a edição de 1972. O mote foi lançado por Miles Briggs, membro do Parlamento Escocês, que avança com o Royal Highland Center, localizado nos arredores do aerporto da cidade, como potencial local, relembrando a organização do evento de 2017 num local com iguais características. Além disso, também o Higland Hall, com capacidade para 10 mil espectadores, é apontado como potencial local para acolher o evento.

Glasgow

Glasgow é a maior cidade da Escócia e a quarta maior do Reino Unido, com uma população de 635 mil pessoas. Caso entre na corrida para organizar o Festival Eurovisão, a candidatura deverá ser encabeçada pela OVO Hydro, arena com capacidade para cerca de 14 mil espectadores que esteve em destaque no filme Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga, que já havia sido apontada como uma das potenciais arenas na corrida pela organização (AQUI).

Leeds

Localizada na região de Yorkshire e Humber, a cidade de Leeds conta com uma população de 443 mil espectadores, sendo a terceira maior cidade de Inglaterra. A First Direct Arena, inaugurada em 2013, encabeçará a potencial candidatura da cidade à organização do Festival Eurovisão 2023, contando com uma capacidade máxima de 13 781 espectadores, sendo a maior arena da cidade e a quinta maior arena coberta do Reino Unido.

Liverpool 

Com o apoio de Joanne Anderson, presidente da Câmara da cidade, Liverpool também iniciou os trabalhos para entrar na corrida pela organização do certame, realçando que é a única cidade britânica como o status de Cidade da Música da UNESCO. A potencial candidatura de Liverpool à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá ser encabeçada pela M&S Bank Arena (ou Liverpool Arena), arena construída em 2008 e que conta com capacidade para 11 mil espectadores.

Londres

Depois de ter recebido as edições de 1960, 1963, 1968 e 1977, Londres poderá estar na corrida para receber o Festival Eurovisão 2023 conforme avança Sadiq Khan, presidente da Câmara da capital britânica.  a proposta londrina poderá ser encabeçada pela O2 Arena, com capacidade para 20 mil espectadores, ou pela OVO Wembley Arena, que conta com capacidade para 12 mil e 500 pessoas. Também a Copper Box, com capacidade de 7500 pessoas, é apontada como possível arena anfitriã do concurso internacional.


Localizada no noroeste da Inglaterra, a cidade de Manchester conta com 552 mil habitantes, mas contando com uma aglomeração urbana de cerca de 3,6 milhões de habitantes, o segundo maior aglomerado populacional do país. Em 2004, a cidade foi a primeira escolha para receber o Festival Eurovisão Júnior, com a edição a rumar a Lillehammer depois da desistência da ITV em acolher o certame. A candidatura da cidade à organização do Festival Eurovisão 2023 deverá ser encabeçada pela Manchester Arena, inaugurada em 1995 e com capacidade para 21 mil espectadores, sendo a segunda maior arena coberta da Europa.


Segundo avança a imprensa local, o Conselho da cidade de Newcastle estará a trabalhar ao lado do Invest Newcastle para a candidatura para acolher o Festival Eurovisão 2023, frisando a existência de conversações com a emissora britânica BBC e uma antiga cidade anfitriã do certame. A potencial candidatura de Newcastle deverá ser encabeçada pela Utilita Arena, construída em novembro de 1995 com capacidade para 11 mil espectadores em concertos, sendo a maior arena coberta da região.



A cidade de Sheffield também entrará na corrida para receber o Festival Eurovisão 2023, tendo destacado a geminação com a cidade de Donetsk desde a década de 1950. Com o apoio de vários dos vereadores, a cidade deverá avançar com a Utilita Arena, arena coberta inaugurada em 1991 e com capacidade para mais de 13 mil espectadores.



Com o apoio do vereador Dominic McDonough, Sunderland também manifestou interesse em acolher o Festival Eurovisão de 2023, relembrando a organização de Millstreet em 1993 para dar força à candidatura da pequena cidade. Contudo, a cidade não apresenta nenhum local com as características necessárias: o Stadium Of Light, com capacidade para 49 mil espectadores, poderá encabeçar a candidatura, mas necessitaria de uma cobertura provisória. Além disso, a cidade pretende construír uma nova arena... mas o arranque da construção ainda não foi anunciado.



Com o mote lançado por Claire Darke, antiga presidente da Câmara e atual conselheira, a cidade de Wolverhampton também manifestou interesse em acolher o Festival Eurovisão 2023. Contudo, ainda que tenha sido avançado o Molineux Stadium como potencial local, o espaço não cumpre as regras da EBU/UER para o certame, visto não ter nenhuma cobertura, o que invalidará qualquer candidatura da cidade.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem:Google / Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo15:57

    Wolverhampton , Sunderland e Brighton não podem receber o festival . Penso que será em Glashow .

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.