Slider

[RESULTADOS] Qual é a opinião dos eurofãs portugueses sobre o Festival Eurovisão 2027?

O ESCPortugal quis conhecer a opinião dos seus seguidores sobre o Festival Eurovisão 2027 e decisões relativas à participação portuguesa. Conhece os resultados do inquérito na íntegra. 


O mundo eurovisivo continua a fervilhar com várias posições (e muitas interrogações) sobre o Festival Eurovisão 2027, com vários boicotes já anunciados, bem como novas regras mas muita incerteza ainda em vários países concorrentes. Tal como aconteceu no ano passados nas vésperas da Assembleia Geral da EBU/UER, conforme podes recordar AQUI, o ESCPORTUGAL quis saber a opinião dos seus seguidores contando com 619 participações válidas durante a semana em que o inquérito este disponível.

Na primeira questão, 63,3% dos inquiridos manifestaram-se contra a participação de Israel no Festival Eurovisão 2027, com 392 dos inquiridos a não concordarem com a presença do país no evento. Em sentido contrário, 21,3% apoia a presença de Israel no concurso, enquanto 15,4% dos inquiridos escolheram a opção Não Sei/Não Responde.


No que diz respeito aos boicotes já anunciados pelas emissoras AVROTROS (Países Baixos) e RTÉ (Irlanda), as opiniões dividiram-se em partes iguais: 43,8% concordam e 43,8% discordam, com 271 inquiridos a selecionarem cada uma das opções. Por outro lado, 77 inquiridos (12,4%) responderam Não Sei/Não Responde.


A avaliação dos novos prazos de confirmação de participação atribuídos pela EBU/UER a algumas emissoras mencionados no inquérito é maioritariamente favorável: 37,9% consideram a decisão positiva (234) e 20,1% muito positiva (125), totalizando 58,8% a avaliarem positivamente. Outros 34,3% não a consideram positiva nem negativa (213), enquanto 6,5% a avaliam negativamente (40) e 1,2% muito negativamente (7).

Sobre as novas medidas da EBU/UER para o Festival Eurovisão referidas no questionário, 32,0% consideram-nas insuficientes (198), enquanto 27,2% entendem que são parcialmente suficientes, mas precisam de ser reforçadas (168). Apenas 20,1% as consideram totalmente suficientes (125). Outros 11,8% dizem ser demasiado cedo para avaliar (73) e 8,9% não conhecem suficientemente as medidas anunciadas (55).

A possibilidade de alteração do sistema de votação do público, como a necessidade de votar em mais do que uma canção para a validação da votação, é vista como benéfica por 55,0% dos participantes (341). Já 21,3% discordam (132) e 23,7% optam por Não Sei / Não Responde (146).

Apesar das diferentes posições sobre a participação de Israel, a grande maioria dos inquiridos - 79,9% - dizem que irão acompanhar o Festival Eurovisão 2027 (494). Apenas 3,6% afirmam que não o farão (22), enquanto 16,6% não sabem ou não respondem (103).

Relativamente à postura de Portugal que, até ao momento, ainda não revelou qualquer detalhe sobre a participação (ou não) em Burgas,  69,2% defendem que a RTP deve participar no Festival Eurovisão 2027 (429), contra 26,0% que se manifestam contra essa presença (161). A opção Não Sei / Não Responde reúne 4,7% (29).

Caso Portugal participe, o Festival da Canção continua a ser a opção preferida para escolher a canção portuguesa, reunindo 65,7% das respostas (406). Um modelo misto, combinando seleção interna e votação pública, recebe 19,5% (121), enquanto 7,7% preferem uma seleção interna da RTP (48). Outros 7,1% não têm preferência ou opinião (44).

Sobre a obrigação de o vencedor do Festival da Canção representar Portugal na Eurovisão, 37,9% defendem que esta deve estar prevista desde o início (234) e 27,2% aceitam exceções devidamente justificadas (169). Em sentido contrário, 24,9% entendem que o vencedor deve poder decidir após o Festival da Canção (154) e 8,9% defendem que a participação na Eurovisão deve ser decidida separadamente (55). A opção sem opinião reúne 1,2% (7).

A declaração prévia de aceitação da participação na Eurovisão, situação que aconteceu noutros processos de seleção, também reúne apoio: 49,1% defendem que essa aceitação deve ser obrigatória (304), enquanto 28,4% admitem a possibilidade de desistência por motivos excecionais (176). Os restantes 22,5% consideram que a decisão deve ser tomada apenas depois do Festival da Canção (139).

Se o vencedor recusar representar Portugal, 37,9% preferem que seja escolhido o concorrente seguinte que aceite participar, respeitando a classificação (234). Outros 33,7% apontam especificamente para o segundo classificado (209). A desistência de Portugal nesse ano reúne 12,4% (77), a seleção interna da RTP recebe 7,7% (47) e a análise caso a caso é defendida por 5,9% (37). Por fim, 2,4% não têm opinião (15).

Uma eventual ausência da Eurovisão não deve impedir a realização do Festival da Canção 2027, segundo 69,8% dos inquiridos (432). Já 25,4% defendem que o formato não deverá realizar-se nesse cenário (158), enquanto 4,7% escolhem Não Sei / Não Responde (29).

Nos comentários deixados no inquérito, a participação de Israel e a relação entre música e política dividem opiniões: enquanto alguns participantes defendem o afastamento do país e o boicote como forma de protesto, outros consideram que os artistas não devem ser responsabilizados pelas decisões dos governos e sublinham o papel da Eurovisão como espaço de união. Surgem também preocupações com a credibilidade do concurso, a transparência das votações e a coerência das decisões da EBU/UER. 

Quanto a Portugal, há quem conteste a presença de Israel, mas defenda a continuidade da participação portuguesa, valorizando a oportunidade de divulgar a música nacional. Os contributos incluem ainda propostas de renovação do Festival da Canção, de revisão do sistema de votação e de clarificação prévia do compromisso dos concorrentes com uma eventual representação na Eurovisão.

O ESCPORTUGAL agradece a todos os seguidores que responderam ao inquérito e contribuíram para este retrato das opiniões dos participantes sobre a Eurovisão 2027 e o futuro da participação portuguesa. Conforme anunciado previamente, todos os resultados foram compilados e enviados para a RTP.


Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter, Instagram e TikTok. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.