Slider

[ESPECIAL] ESC2022: O que já sabemos do Festival Eurovisão 2022?

Um mês depois da vitória de Itália na Rotterdam Ahoy, recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o Festival Eurovisão do próximo ano.


Há precisamente um mês, a 22 de maio de 2021, Itália, representada por Maneskin e "Zitti E Buoni", conquistava a terceira vitória no Festival Eurovisão, adquirindo também o direito de sediar o concurso do próximo ano. Um mês depois do triunfo, recorde connosco tudo o que já sabemos sobre o concurso internacional do próximo ano.

Com Martin Österdahl no cargo de Supervisor Executivo do Festival Eurovisão pela segunda edição consecutiva, o evento do próximo ano terá a RAI como emissora anfitriã, que será responsável também pela organização do processo de candidaturas das cidades anfitriãs. Roma, Milão e Turim lideram as preferências para sediar o concurso, mas Bolonha, Pesaro, Nápoles, Reggio Emilia, Rimini, Florença, Bari, Verona e Sanremo também poderão entrar no processo, que deverá ocorrer em julho.

Tal como nos anos anteriores, as canções que disputarão o Festival Eurovisão 2022 apenas poderão ser reveladas publicamente a partir de 1 de setembro, sendo que todos os países terão de submeter a sua pré-inscrição para o concurso até meados de setembro. Contudo, todas as inscrições poderão ser retiradas até outubro sem qualquer penalização monetária para as emissoras.

Recorde connosco os países que já revelaram detalhes sobre a sua participação no Festival Eurovisão 2022:

Países confirmados (15)

A Alemanha já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2022, com a confirmação a ser dada por Alexandra Wolfslast, chefe de delegação do país. Depois do desaire do país em Roterdão, a chefe de delegação garantiu que os responsáveis pela participação estariam reunidos nos próximos dias para discutir os planos da próxima edição, sendo esperado que haja mudanças no processo de seleção do país para o concurso do próximo ano.

Depois de ter ficado de fora da Grande Final pela primeira vez na sua história, a Austrália confirmou, recentemente, que estará a concurso no Festival Eurovisão 2022, relembrando que, em 2019, a EBU/UER aprovou a extensão do convite ao país durante cinco anos. Além disso, um porta-voz da SBS revelou que o Eurovision: Australia Decides deverá voltar a ser utilizado, tal como aconteceu em 2019 e 2020, depois da seleção interna de Montaigne para o Festival Eurovisão de 2021, remetendo novos detalhes sobre a participação para os próximos meses.

A Estónia também estará a concurso no Festival Eurovisão 2022, com a ERR a confirmar a realização do Eesti Laul 2022 como final nacional. O anúncio foi feito pelo canal espanhol TEN, que revelou ter chegado a acordo com a ERR para a transmissão do concurso em Espanha em fevereiro de 2022. Contudo, até ao momento, a emissora estatal da Estónia ainda não revelou detalhes sobre o evento.

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) será utilizado como final nacional da Finlândia para o Festival Eurovisão 2022. O anúncio foi feito pela emissora estatal YLE, confirmando que, tal como este ano, o concurso será utilizado para selecionar o cantor e a canção que representarão a Finlândia no certame internacional do próximo ano, abdicando de uma seleção interna do artista como em anos anteriores. As inscrições decorrerão entre 1 e 6 de setembro, sendo que cada candidato poderão submeter três canções, mas apenas uma poderá ser escolhida para a gala televisionada.

A emissora francesa France 2 abriu, ontem, as inscrições para o Eurovision France: C'est vous quis decidez 2022, formato que será utilizado como final nacional de França para o Festival Eurovisão 2022. As inscrições para o formato decorrem a partir de 21 de junho até 24 de outubro. O regulamento do concurso baseia-se nas regras da EBU/UER para o Festival Eurovisão, frisando que todas as canções submetidas para o concurso deverão ser predominantemente em francês e/ou noutra língua regional, incluíndo as línguas dos territórios ultramarinos franceses.

Israel
Depois de dois anos a organizar o processo de escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão, a emissora israelita KAN decidiu que o The X Factor será utilizado como processo de seleção dos representantes de Israel para o Festival Eurovisão 2022. Netta Barzilai, vencedora do Festival Eurovisão 2018, é uma das juradas, juntamente com Aviv Geffen, Ran Danker, Miri Mesika, e Margalit Tzanani.

Itália
O país vencedor do Festival Eurovisão de 2021 e anfitrião do concurso de 2022 também já confirmou a sua participação no certame internacional. No entanto, apesar da confirmação, Itália não revelou qual será o processo de seleção dos seus representantes, sendo bastante provável que o Festival di Sanremo 2022 seja utilizado como plataforma de seleção.

Após várias críticas de cantores e compositores à decisão da PBS em selecionar os representantes através do X Factor Malta, os representantes de Malta no Festival Eurovisão 2022 serão escolhidos através do Malta Eurovision Song Contest. O anúncio foi feito por Jason Micallef, presidente da Agência Cultural de Valletta, frisando que a PBS recuperará a sua tradicional final nacional para o concurso do próximo ano. No entanto, a emissora de Malta ainda não confirmou as declarações.


A emissora estatal da Noruega abriu, recentemente, as inscrições para a sua final nacional para o Festival Eurovisão 2022, o Melodi Grand Prix 2022. As inscrições estão abertas de 28 de maio até 15 de agosto, com a NRK a apelar a que todas as canções submetidas tenham, pelo menos, um compositor norueguês, visto que um dos objetivos do "Melodi Grand Prix é a priorização e a promoção da vida musical norueguesa". A NRK permite que cada produtor e compositora submeta até três canções que, por sua vez, deverão cumprir as regras da EBU/UER para o Festival Eurovisão 2022


Países Baixos
Os Países Baixos, país anfitrião do Festival Eurovisão 2021, já confirmou a participação no concurso do próximo ano, tendo aberto as inscrições para todos os interessados em representar o país em Itália. Conforme os últimos anos, os Países Baixos utilizarão um comité de seleção para determinar o cantor e a canção, com Jan Smit, apresentador do ESC2021, e Cornald Maas, comentador eurovisivo, a estarem confirmados no painel. As inscrições decorrem até 31 de agosto.

A Secretaria de Estado do Turismo de São Marino revelou, na apresentação do calendário de eventos para o próximo ano, que o país selecionará o seu intéprete para o Festival Eurovisão 2022 através do Una Voce Per San Marino. Sem revelar grandes detalhes, a Secretaria apenas revelou que o evento decorrerá em novembro, indicando que a escolha da canção para o Festival Eurovisão decorrerá numa data posterior. Contudo, até ao momento, a SMRTV não revelou nenhum detalhe sobre o formato.

Depois da recondução das Hurricane para o concurso de 2021, a Sérvia voltará apostar no Beovizija como final nacional para o Festival Eurovisão 2022. A garantia foi dada por Olivera Kovacevic, editor-chefe da RTS Entertainment, em entrevista à Nova S, garantindo que a final nacional decorrerá, como habitual, em fevereiro. As inscrições para o formato decorrerão entre junho e novembro, com o regulamento a ser lançado nas próximas semanas.

Após ter revelado alguns detalhes sobre o Melodifestivalen 2022, como a eliminação do wildcard do P4 Nästa, a emissora sueca SVT confirmou oficialmente a participação no Festival Eurovisão 2022, evento que terá lugar em Itália. Sem surpresas, a emissora estatal da Suécia confirmou também que o Melodifestivalen 2022 será utilizado como final nacional, prometendo novas informações para as próximas semanas.

Antes do Festival Eurovisão 2021, a Suíça começou a preparar a escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão 2022. As emissoras helvéticas SRF, RTS, RSI e RTR abriram as inscrições para todos os interessados em integrar o júri eurovisivo de 100 elementos que contribuirá para a escolha do intérprete e da canção da Suíça na edição do próximo ano, sendo provável que o país volte a apostar numa seleção interna.

Ucrânia
A Ucrânia foi um dos mais recentes países a confirmar a participação no Festival Eurovisão 2022, evento que terá lugar em maio do próximo ano em Itália. A confirmação foi dada pela emissora estatal do país UA:PBC, que não revelou detalhes sobre o processo de seleção dos representantes do país. De realçar que, nos últimos anos, a emissora estatal tinha um acordo com a privada STB para a participação no evento, com a realização da final nacional a cargo da emissora privada ucraniana.

Sem nenhuma informação (24)
Albânia
Áustria
Azerbaijão
Bélgica
Bulgária
Chipre
Croácia
Dinamarca
Eslovénia
Espanha
Geórgia
Grécia
Irlanda
Islândia
Letónia
Lituânia
Macedónia do Norte
Moldávia
Polónia
Portugal
Reino Unido
República Checa
Roménia
Rússia


Países que não marcaram presença em 2021 (10)
Andorra - não participará em 2022
Arménia
Bielorrússia
Eslováquia - não participará em 2022
Hungria
Luxemburgo
Marrocos
Mónaco
Montenegro
Turquia - TRT reiniciou as negociações com a EBU/UER sobre o evento

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.