Slider

[ESPECIAL] Que países já confirmaram a participação no Festival Eurovisão 2026?

A escassos dias de ser revelada a cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2026, quantos países já confirmaram a presença na Áustria? E quais os países que já revelaram que estarão de fora?


Viena ou Innsbruck: uma destas cidades será anunciada na próxima quarta-feira, 20 de agosto, como a cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2026. A escassos dias do anúncio, onde serão também reveladas as datas da competição, vários países já confirmaram a sua presença na Áustria, enquanto outros concorrentes no ano passado aguardam o final das discussões com a EBU/UER para a decisão final. Por outro lado, alguns outros também já comunicaram a sua ausência. 

Países Confirmados (20):

Albânia - A emissora albanesa RTSH confirmou a participação no Festival Eurovisão 2026, confirmando também o uso do Festivali i Këngës como final nacional para o certame. As inscrições abrem a 1 de setembro e permanecerão abertas até 30 de setembro, ficando por revelar o método de seleção do representante do país dentro do concurso. Elhaida Dani, representante do país em 2015, é a diretora artística pelo segundo ano consecutivo.

Alemanha - A emissora alemã SWR assegurou a participação da Alemanha no Festival Eurovisão 2026, sendo a primeira vez desde 1978 que será a responsável pela participação eurovisiva. Contudo, não foram revelados detalhes sobre o processo de seleção, frisando apenas que já foram iniciados os preparativos internos, ficando por definir o molde da seleção - se uma seleção interna, se a continuação do "Chefsache ESC" ou a criação de uma nova final nacional.

Áustria - País anfitrião do Festival Eurovisão 2026 após o triunfo de JJ e "Wasted Love", a Áustria apostará numa final nacional para a escolha dos seus representantes, algo que não acontece desde 2016. A competição decorrerá na segunda quinzena de fevereiro e contará com 10 concorrentes.

Azerbaijão A Ictimai TV confirmou a participação do Azerbaijão, desmentindo os rumores sobre uma possível retirada. A garantia foi dada pela chefe de delegação do país - Nurlana Jafarova - que confirmou o arranque das discussões, deixando em aberto a possibilidade de eleger o vencedor do The Voice como representante do país.

Chipre - A emissora cipriota CyBC confirmou a participação no Festival Eurovisão 2026, mas não revelou nenhum detalhe sobre o processo de seleção, ainda que seja expetável o recurso a uma seleção interna, algo que acontece desde 2016.

Dinamarca - Depois de marcar presença na primeira Final do Festival Eurovisão desde 2019, a emissora dinamarquesa DR confirmou a participação em 2026 e abriu as inscrições para o Dansk Melodi Grand Prix 2026 até 2 de novembro. A competição decorrerá a 14 de fevereiro na Arena Nord, em Frederikshavn.

Espanha - Pelo quinto ano consecutivo, o Benidorm Fest será usado como final nacional espanhola, com o evento a decorrer de 10 a 14 de fevereiro de 2026. As inscrições estão disponíveis até 25 de setembro, com os 16 concorrentes a serem anunciados no final do ano.

Grécia Depois do sexto lugar em Basileia, o melhor registo desde 2013, a ERT volta a apostar numa final nacional para o Festival Eurovisão 2026. O Ethinkós Telikós voltará a ser realizada, com a ERT a manifestar o interesse em alargar a final nacional a mais galas. 

Finlândia - Depois de ter confirmado a participação e uma nova edição da final nacional antes da Grande Final de Basileia, a emissora pública finlandesa YLE anunciou que as inscrições para o Uuden Musiikin Kilpailu 2026 abrem a 18 de agosto, com o período de inscrições a prolongar-se até 24 de agosto. A competição decorrerá a 28 de fevereiro na Nokia Arena, em Tampere.

Israel - No centro de várias polémicas e com vários países a pedirem a sua exclusão do concurso face ao conflito em Gaza, Israel revelou que estará a concurso no Festival Eurovisão 2026, confirmando o arranque  das preparações. Contudo, apesar da confirmação, a participação do país será discutida na Assembleia Geral da EBU/UER em dezembro...

Letónia - A emissora letã LTV confirmou a participação da Letónia no Festival Eurovisão 2026, revelando também um novo formato para o Supernova 2026: ao contrário dos últimos anos, a competição será constituída por três galas - duas semifinais e uma final - agendadas para 31 de janeiro e 7 e 14 de fevereiro. As inscrições decorrem até 1 de outubro, com os concorrentes a serem revelados em novembro.

Lituânia - A Lituânia também estará a concurso no Festival Eurovisão 2026, com a emissora lituana LRT a confirmar o Eurovizija.LT, final nacional usada nos últimos anos, como processo de seleção. O formato contará com várias mudanças, como a eliminação da Superfinal, o voto por aplicação e a ronda de repescagem.

Luxemburgo - Além da confirmação da participação, a RTL revelou que a terceira edição do Luxembourg Song Contest terá lugar a 24 de janeiro em Rockhal, Esch-sur-Alzette. As inscrições decorrem até 21 de setembro, sendo que os candidatos aprovados serão convocados para audições durante o mês de outubro.

Malta - Malta Eurovision Song Contest será usado, uma vez mais, como final nacional de Malta para o Festival Eurovisão, ficando por revelar as datas do concurso. Tal como no ano passado, o certame contou com um acampamento de composição - Malta Eurovision Music Exchange Camp - que contou vários compositores com histórico eurovisivo.

Noruega - Melodi Grand Prix é a final nacional da Noruega para o Festival Eurovisão de 2026, tendo a edição deste ano contado com inscrições até 1 de setembro. O concurso conta com um regulamento baseado nas regras da EBU/UER, com novos detalhes a serem revelados no outono.

Países Baixos - Até 22 de novembro, a AVROTROS está a receber candidaturas para o Festival Eurovisão 2026, com as inscrições a terem iniciado na semana seguinte ao concurso de Basileia. O comité de seleção voltará a ser o responsável pela escolha, com o intérprete a ser revelado em dezembro.

Reino Unido - A emissora britânica BBC confirmou a participação do Reino Unido no Festival Eurovisão 2026, sendo esperada uma nova seleção interna. A BBC Studios estará, pelo terceiro ano consecutivo, envolvida no processo de seleção.

Sérvia - A RTS também confirmou a participação da Sérvia no concurso do próximo ano, ainda que não tenha sido confirmado o uso do Pesma Za Evrviziju como final nacional, tal como acontece desde 2022.

Suécia - Melodifestivalen será o modelo de seleção da Suécia para o Festival Eurovisão, com as inscrições a abrirem a 18 de agosto até 12 de setembro. As datas e as cidades que receberão as seis galas ainda não foram reveladas pela SVT.

Suíça De 4 a 25 de agosto, a emissora helvética SRF recebe candidaturas para o Festival Eurovisão 2026, com os candidatos a serem escolhidos de forma interna, tal como acontece desde 2019. O escolhido deverá ser anunciado no início do próximo ano.

Países sem confirmação oficial  (25):

Bélgica - Depois de ter sido um dos primeiros países a apelar à EBU/UER a mudança de posição relativamente à presença de Israel no Festival Eurovisão, bem como de alterar o sistema de votação, a Bélgica, cuja participação será assegurada pela RTBF, apenas decidirá a presença no Festival Eurovisão 2026 após a conclusão das discussões com o organismo máximo do certame.

Cazaquistão - O presidente da Khabar Agency revelou que propôs ao diretor geral da EBU/UER a participação do país no Festival Eurovisão 2026, com Noel Curran a confirmar que o assunto seria discutido na próxima Assembleia Geral em dezembro. A confirmar-se a estreia do Cazaquistão, esta seria a primeira estreia desde a entrada da Austrália em 2015.

EslovéniaA emissora eslovena RTVSLO ainda não confirmou publicamente a participação no Festival Eurovisão 2026, depois de ter colocado em dúvida a participação caso a EBU/UER não respondesse adequadamente às preocupações da "transparência da votação" com o triunfo de Israel no televoto em 2025.

IslândiaA emissora da Islândia apenas tomará uma decisão sobre o Festival Eurovisão 2026 no outono, justificando o adiamento com a participação nas discussões com a EBU/UER sobre a participação de Israel. De realçar que a RÚV confirmou publicamente que votará a favor da exclusão de Israel do concurso caso o assunto seja discutido na Assembleia Geral do organismo.

São Marino - Depois da edição de Basileia, a SMRTV colocou em causa a participação no Festival Eurovisão 2026, sendo que a decisão final apenas acontecerá após a resolução dos desacordos da mesma com a EBU/UER relativamente ao concurso. Paralelamente, o Governo do país aprovou um apoio de 350 mil euros para apoiar a suposta participação na Áustria.

Sem nenhuma informação:

Bulgária
Chéquia
Croácia
Estónia
França
Hungria
Irlanda
Itália
Macedónia do Norte
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Polónia
Portugal
Roménia
Turquia
Ucrânia

Países fora da edição (5):

Andorra A emissora estatal de Andorra (RTVA) confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026, desmentindo também os rumores sobre uma colaboração com a catalã TV3 para a participação eurovisiva.

Bósnia-Herzegovina Devido às sanções impostas pela EBU/UER pelas dívidas acumuladas, a Bósnia-Herzegovina não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026.

Bielorrússia - A BTRC continua formalmente suspensa da EBU/UER depois da "transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação" em maio de 2021, estando o país fora do Festival Eurovisão até à reversão da decisão.

Eslováquia - Apesar de ter ponderado a participação, a nova emissora eslovaca STVR confirmou que não estará a concurso em 2026 devido a limitações orçamentais. Contudo, admite participar num futuro próximo caso as condições orçamentais e artísticas sejam favoráveis.

Rússia - Com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, a EBU/UER suspendeu formalmente as três emissoras russas da associação, com as mesmas a anunciarem a sua saída da mesma dias depois.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.