A STVR, televisão pública eslovaca, decidiu não voltar à Eurovisão em 2026. Numa comunicação enviada ao Refresher, a emissora diz que não voltará ao concurso europeu no próximo ano devido a limitações orçamentais. Considera que o custo da participação é maior do que o retorno que poderão ter.
Há cerca de um mês, um representante da STVR, afirmava que "a Eslováquia é um país pequeno, com um mercado de media e orçamento público limitados. Alguns países de tamanho semelhante participam na Eurovisão, mas frequentemente em cooperação com o setor privado ou com o apoio de parceiros patrocinadores. A Eslováquia ainda não se beneficiou dessa forma de financiamento".
A porta ficou aberta a uma participação no futuro. A STVR tem uma nova direção e há planos para reavaliar projetos internacionais, incluindo a Eurovisão. Segundo a emissora, um retorno poderá ser considerado caso as condições orçamentárias e artísticas sejam favoráveis.
A Eslováquia estreou-se no Eurovision Song Contest em 1994, tendo participado em 1996 e 1998 antes de um interregno de 10 anos. Em 2009 regressou ao evento, participando ininterruptamente até 2012, nunca conquistando um lugar de acesso à Grande Final. Max Jason Mai e o tema 'Don't Close Your Eyes' foram os últimos representantes do país no concurso, tendo conquistado a 18.ª (e última) posição na semifinal com 22 pontos.

Sem comentários
Enviar um comentário