A viver a pior série de resultados da sua história, com três eliminações consecutivas nas semifinais, o Azerbaijão foi confirmado no Festival Eurovisão 2026, depois de vários rumores apontarem para uma possível retirada do país do concurso do próximo ano. A garantia da participação foi dada pela própria chefe de delegação - Nurlana Jafarova - em entrevista à imprensa azeri.
"O Azerbaijão costumava anunciar a sua participação oficial a partir de agosto e escolher o seu representante até o final de setembro. Este ano, o processo está um pouco atrasado. Infelizmente, não posso explicar os motivos." frisou, realçando que "a confirmação oficial (e pública) acontecerá após a decisão da direção da Ictimai".
Contudo, apesar dos atrasos no arranque do processo, a chefe de delegação frisou que já existem discussões para o Festival Eurovisão 2026: "Ainda não aceitámos inscrições e o processo pode ser prorrogado. O vencedor do The Voice Azerbaijan também poderá ser considerado como o escolhido para a Eurovisão. Estamos a discutir várias opções".
Estreante em 2008, o Azerbaijão conta com 17 participações consecutivas no Festival Eurovisão, tendo vencido a competição em 2011. Em Basileia, Mamagama e "Run with U" representaram o país, alcançando o 15.º (e último) lugar na semifinal com 7 pontos (todos oriundos de São Marino), culminando na pior classificação de sempre do Azerbaijão.

Sem comentários
Enviar um comentário