A emissora do Cazaquistão (Khabar Agency) confirmou a existência de discussões para participar no Festival Eurovisão 2026. A decisão será tomada na próxima Assembleia Geral da EBU/UER.
Depois de ter sido revelado que a situação de Israel foi discutida na última Assembleia Geral da EBU/UER que decorreu em Londres, com a votação a ter sido adiada para a próxima reunião, a possível estreia do Cazaquistão no Festival Eurovisão 2026 foi também discutida no encontro. A informação foi dada pela própria emissora estatal Khabar Agency, membro associado da EBU/UER, e confirmada por Kemelbek Oishybayev, vice-ministro da Informação e Desenvolvimento Social do Cazaquistão e antigo chefe de imprensa da delegação cazar na Eurovisão Júnior.
"O nosso principal objetivo é estudar o modus operandi de grandes televisões, como a BBC. Na semana passada, participei na Assembleia Geral da EBU/UER em Londres onde foram apresentados os planos para o 70.º aniversário da Eurovisão que terá lugar na Áustria. Discutimos com Noel Curran, a possível participação do Cazaquistão no concurso principal" frisou Oishybayev, revelando que o tema será discutido formalmente na próxima Assembleia Geral prevista para o final de 2025.
A possível estreia do Cazaquistão no Festival Eurovisão está dependente de um convite da EBU/UER, tal como acontece com a Austrália desde 2015, com apenas uma parte do território do país (cerca de 15%) estar na Europa. A emissora cazar Khabar Agency é membro associado da EBU/UER desde 2016, tendo participado no Festival Eurovisão Júnior 2018 e 2022. Anteriormente, a Arna TV adquiriu os direitos de transmissão do evento de 2012, tendo destacado uma delegação para a edição de Viena, aumentando os rumores sobre um possível envolvimento no certame.

Sem comentários
Enviar um comentário