A emissora estatal da Bósnia-Herzegovina (BHRT) confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026. A última participação aconteceu em 2016.
Depois de Lejla A.Babovic, antiga chefe de delegação do país, ter revelado que a situação económica da BHRT agravou-se com a dívida do organismo bósnio a aproximar-se dos 10 milhões de euros (9,67 milhões), a emissora estatal da Bósnia-Herzegovina (BHRT) confirmou que não estará a concurso no Festival Eurovisão 2026.
Estreante em 1993, a Bósnia-Herzegovina participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, conquistando o 3.º lugar em 2006, o melhor resultado da sua história. Depois da retirada em 2013, devido a problemas financeiros, o país apenas participou em 2016 com a candidatura de Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e "Ljubav je" a reunir patrocínios suficientes que cobrissem todos os gastos da emissora no concurso. No entanto, pela primeira vez na história do concurso, o país falhou o apuramento, terminando em 11.º lugar na semifinal.
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário