A emissora da Letónia anunciou um novo formato para o Supernova 2026 e abriu as inscrições para a competição, confirmando também a participação no Festival Eurovisão 2026.
A emissora estatal da Letónia confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2026 com o anúncio de um novo formato para o Supernova 2026, formato que será novamente usado como final nacional para a competição internacional. Ao contrário dos últimos anos, o Supernova 2026 será constituído por três galas - duas semifinais e uma final - algo que não acontecia desde 2009, com as eliminatórias agendadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro, estando a final prevista para 14 de fevereiro.
Ainda que não tenha sido revelado o número de concorrentes, na informação disponibilizada, a LTV frisa que 10 concorrentes conquistarão o apuramento para a Grande Final, reservando-se ao direito de eleger um wildcard de entre os candidatos que não conquistaram o apuramento para a gala.
Além do anúncio, a LTV abriu também as inscrições para a competição, com as mesmas a estarem disponíveis a partir de hoje, 1 de agosto, até 1 de outubro, com os candidatos apurados a serem revelados em novembro. As inscrições estão abertas para intérpretes letãos e/ou com residência no país, sendo que todos os não residentes poderão participar no certame enquanto compositores e autores, desde que a percentagem de direitos de autor não exceda os 49% do total dos direitos.
Estreante em 2000, a Letónia conta com 25 participações no Festival Eurovisão, com o melhor resultado - a vitória - a remontar a 2002. Em Basileia, o país foi representado pelo grupo Tautumeitas e "Bur man laimi": depois do segundo lugar na semifinal, igualando o seu melhor resultado de sempre, a formação alcançou o 13.º lugar na Grande Final com 158 pontos, resultante do 7.º lugar no júri (116) e o 16.º no televoto (42), tendo sido a quarta mais votada pelo júri português.

Sem comentários
Enviar um comentário