A diretora de programação da RÚV revelou que a decisão da participação da Islândia no Festival Eurovisão 2026 apenas será tomada no outono.
Depois de ter manifestado o seu apoio à EBU/UER caso a entidade decida excluir Israel do Festival Eurovisão, bem como de ter apresentado várias considerações à entidade máxima do concurso acerca do país, a Islândia adiou a decisão sobre a participação no Festival Eurovisão do próximo ano.
Segundo Eva Georgs Áudóttir, diretora de programação da RÚV, a decisão da participação no Festival Eurovisão apenas será tomada no outuno, tendo em conta a presença da emissora nas discussões com a EBU/UER sobre a participação de Israel. Contudo, a decisão embate com os prazos da EBU/UER para o concurso, antevendo que o país confirme provisoriamente a sua participação até 15 de setembro, sendo que a mesma pode ser retirada sem qualquer penalização financeira até 11 de outubro.
Estreante em 1986, a Islândia conta com 37 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 28 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Basileia, o país foi representado por VAEB e "Róa": depois do sexto lugar na semifinal, a dupla alcançou o 25.º (e penúltimo) lugar na Grande Final com 33 pontos, fruto do 26.º lugar no júri (0) e o 17.º no televoto (33).

Sem comentários
Enviar um comentário