Slider

ESC2023: Suíça confirma participação no Festival Eurovisão 2023

A SRG SRR confirmou a participação da Suíça no Festival Eurovisão 2023. O país voltará a apostar numa seleção interna, cujas inscrições decorrerão de 25 de agosto a 8 de setembro.


A associação suíça de rádio-televisão SRG SSR, composta pelas emissoras helvéticas SRF, RTS, RSI e RTR, confirmou, esta tarde, a participação da Suíça no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no décimo quinto país confirmado na edição do próximo ano. Além da confirmação da participação, a SRG SSR revelou também que os representantes do país no concurso de 2023 serão escolhidos internamente pela quarta vez consecutiva, depois das três seleções internas terem dado a primeira sequência de três apuramentos do país para a Grande Final, bem como duas presenças no top5.

Tal como nos anos anteriores, o processo de seleção acontecerá em várias etapas e, em todas elas, as candidaturas serão avaliadas por dois júris, com igual percentagem na votação: o primeiro painel será composto por 100 telespectadores suíços, enquanto o segundo painel será composto por 20 profissionais internacionais da área musical que já integraram o júri do Festival Eurovisão.

Todos os interessados em representar o país no Festival Eurovisão 2023 poderão submeter as suas candidaturas entre 25 de agosto e 8 de setembro de 2022, não havendo qualquer restrições quanto ao idioma da canção ou a nacionalidade do artista. Contudo, em caso de empate, será dada preferência aos artistas que sejam cidadãos ou residentes suíços. O resultado da seleção interna será conhecido no início de 2023.

Ainda sem data nem localização, o Festival Eurovisão 2023 conta com 15 países provisoriamente confirmados: AlemanhaÁustriaBélgicaChipreEspanhaFinlândiaFrançaIsraelItáliaNoruegaPaíses BaixosSão MarinoSuécia, Suíça e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Eslováquia já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Vencedora da primeira edição do certame, a Suíça participou por 60 ocasiões no Festival da Eurovisão, contabilizando duas vitórias (1956 e 1988). Marius Bear foi escolhido internamente para representar a Suíça em Turim com "Boys Do Cry". Depois do apuramento com o 9.º lugar na semifinal, o que culminou na terceira participação helvética consecutiva numa Grande Final desde 1998, o cantor alcançou o 17.º lugar na gala com 78 pontos, 2 do júri português, não tendo recebido qualquer pontuação do público internacional.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: SRF/ESCToday/ Imagem: Google / Vídeo: EurovisionTV
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.