Slider

ESC2023: Vencedor do 'Festival di Sanremo 2023' é a primeira escolha para representar Itália no Festival Eurovisão 2023

A emissora italiana RAI confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023. O vencedor do Festival di Sanremo 2023 é a primeira escolha do país para o concurso internacional do próximo ano.


A emissora estatal italiana RAI publicou o regulamento do Festival di Sanremo 2023, evento que terá lugar de 7 a 11 de fevereiro de 2023, confirmando a participação no Festival Eurovisão 2023. Tal como nos anos anteriores, o artista vencedor da 73.ª edição do concurso italiano será a primeira escolha para representar o país na Eurovisão, sendo que os artistas participantes deverão manifestar o seu interesse junto da RAI em participar no concurso internacional. Caso o vencedor não tenha manifestado interesse em representar o país no Festival Eurovisão, a RAI selecionará, internamente, outro dos artistas do Festival di Sanremo 2023.

Além disso, a RAI revelou que o concurso contará com 25 participantes, com 3 oriundos do Sanremo Giovani, que terá início a 12 de dezembro. Relativamente à votação, o concurso do próximo ano voltará a contar com uma votação tripartida: televoto, sala de imprensa e júri demográfico. Nas galas de 7 e 8 de fevereiro, onde serão reveladas as canções a concurso, a sala de imprensa será responsável pela votação enquanto, a 9 de dezembro, será o público e o júri demográfico a votar nas 25 canções.

No que diz respeito à gala de 10 de fevereiro, conhecida como Noite dos Covers, os artistas serão obrigatoriamente acompanhados por um convidado especial em defesa de um tema lançado entre janeiro de 1960 e dezembro de 1999, não havendo qualquer restrição linguística. Nesta gala, todas as parcelas irão votar, tal como acontecerá na Grande Final de 11 de fevereiro. Tal como nos anos anteriores, os três mais votados no final da gala, na junção de todas as votações da edição, passarão para a SuperFinal, onde será decidido o vencedor do concurso.

Ainda sem data nem localização, o Festival Eurovisão 2023 conta com 12 países provisoriamente confirmados: AlemanhaÁustriaChipreEspanhaFinlândia, Israel, Itália, NoruegaPaíses BaixosSão MarinoSuécia e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Eslováquia já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Com 46 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Vencedores do Festival di Sanremo 2022 com "Brividi", Mahmood & Blanco representaram Itália no Festival Eurovisão 2022 em Turim. Na Grande Final, a canção italiana ficou em 6.º lugar com 268 pontos, fruto do 7.º lugar no júri (158) e o 8.º no televoto (110), sendo 3 pontos oriundos do televoto português.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: RAI / Imagem: RAI / Vídeo: Youtube 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.