O ESCPORTUGAL recorda os grandes momentos do mês que passou e que foram alvo de destaque no Site da Eurovisão em Português. Os artigos mais lidos, os espetáculos e concertos de eleição e os momentos que não vamos esquecer. Em maio, publicámos 386 artigos, para além de 146 eventos da Agenda, dos Vídeos e Aniversariantes do dia. Maio foi o mês mais seguido de sempre, superando as 2.300.000 visualizações. Um grande mês! 

No fim de abril, início de maio, as delegações dos 42 países desembarcaram em Kiev para participarem no 62.º Festival Eurovisão da Canção. 5 ensaios, 2 conferências de imprensa e uma cerimónia de abertura com a “passadeira vermelha” mais comprida de sempre marcaram a primeira semana de maio. Acompanhámos os primeiros ensaios de Portugal protagonizados por Luísa Sobral, que deu lugar a Salvador Sobral a partir do dia 7. Das duas semifinais com 36 países participantes, 20 qualificaram-se para a finalíssima do concurso, juntando-se aos Big 5 e ao país anfitrião no dia 13 de maio. Depois de um espetáculo empolgante e emocionante, o voto do júri e o televoto foram unânimes: o país vencedor do Festival Eurovisão 2017 é Portugal! “Música não é fogo-de-artifício, música é sentimento!” foram as palavras do vencedor Salvador Sobral logo depois de receber o microfone de cristal das mãos da vencedora de 2016, Jamala, e antes de voltar a interpretar “Amar pelos dois” desta vez partilhando o palco com a sua irmã, Luísa Sobral, também autora e compositora da canção. A vitória foi celebrada em todos os cantos de Portugal, com uma receção apoteótica no Aeroporto de Lisboa a marcar o dia imediatamente a seguir. 

O top 3 desta edição foi surpreendente: tanto o segundo lugar, Bulgária, como o terceiro, Moldávia, foram as melhores classificações conquistadas por esses países. 

O Festival Eurovisão foi visto por mais de 180 milhões de pessoas. Portugal registou a maior audiência televisiva desde 2008. Em maio vivemos o Festival de 2017, mas já espreitámos a edição de 2018 em solo português.


 OS ARTIGOS MAIS LIDOS 

1- Portugal é o grande vencedor do Festival Eurovisão 2017
Como seria de prever, o artigo onde demos conta da vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 foi o mais lido do mês de maio. Recorde o artigo AQUI.

2 – Entrevista a Luís Figueiredo
Em março, pouco depois do Festival RTP da Canção 2017, entrevistámos Luís Figueiredo, autor dos arranjos de “Amar pelos dois”. Em maio, o artigo continuou a ser partilhado e difundido, sendo mesmo o 2.º artigo mais lido do mês. Recorde AQUI

3 – Todas as pontuações atribuídas a Portugal
Portugal venceu o Festival Eurovisão 2017 com a maior pontuação de sempre da história do concurso. No Grande Final, a candidatura portuguesa recebeu 758 pontos. Esmiuçámos todos os pontos atribuídos à canção “Amar pelos dois”. Recorde AQUI  


OUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE 

O primeiro ensaio de Luísa Sobral em Kiev
A atuação de Salvador Sobral em Espanha
Eurovisão 2017 a mais desafiante para a UER/EBU
O painel do ESCPORTUGAL analisou as 42 canções a concurso
O mundo está a apaixonar-se por "Amar pelos dois"
Salvador Sobral a caminho de Kiev
Salvador Sobral na red carpet de Kiev
O primeiro ensaio de Salvador Sobral na Eurovisão
Salvador Sobral lança apelo humanitário pelos refugiados
Portugal qualifica-se para a final da Eurovisão
Os melhores memes de Salvador
Salvador Sobral em grande destaque no Twitter
Televisão de Israel encerra emissões
O que se diz lá fora sobre Salvador
Atuação de Salvador é a mais vista da semifinal 1
"Amar pelos dois" a mais pesquisada do google
1600 notícias na imprensa internacional
RTP organiza receção no aeroporto
Organização da Eurovisão falou à RTP na hipótese de vitória
Portugal ganha a Eurovisão 2017
Salvador Sobral em conferência de imprensa após a vitória
Lúcia Moniz felicita Salvador Sobral
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa reagem à vitória
A imprensa de todo o mundo fala da vitória
Receção apoteótica no aeroporto
Quanto custa organizar o Festival Eurovisão
RTP desenvolveu floresta mágica de Kiev
Cidades portuguesas querem receber a Eurovisão 2018
Concertos de Salvador Sobral esgotam num ápice 
Rui Moreira não quer a Eurovisão no Porto
Estas arenas poderiam receber a Eurovisão 2018
Luísa Sobral confessa-se
Quem será escolhido para apresentar a Eurovisão 2018?
RTP e ESCPORTUGAL a falar de Eurovisão na Praça
CD do ESC2017 no top português


 OS EVENTOS DO MÊS

O primeiro concerto de Luísa Sobral após a Eurovisão

Luísa Sobral deu um concerto em Coimbra, o primeiro após a aventura do Festival Eurovisão da Canção. A cantora trouxe na bagagem as canções do seu último álbum, bem como algumas recordações de trabalhos passados e algumas surpresas. O ESCPORTUGAL esteve no Convento de São Francisco. Recorde o nosso artigo AO VIVO AQUI


OBITUÁRIO. Secção AQUI

Katy Bødtger (1932-2017) Recorde AQUI     



Reveja o ESPECIAL ABRIL AQUI


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE

6 comentário(s):

  1. Anónimo13:37

    Olha eu, fã do Salvador e que, tal como ele, não via e não ligava nenhuma e festivais da canção e eurovisões, andei perto da obsessão com a eurovisão desde março (quando o Salvador ganhou o FC). Ouvia as canções concorrentes dos outros países, lia notícias, acompanhava as preparties, depois os ensaios e essa maluqueira toda. Na semana dos espectaculos da Eurovisão eu só dizia: 'depois do tempo todo que eu perdi a acompanhar esta maluquice durante mais de dois meses só há um resultado aceitável: o Salvador ganhar esta coisa'. E ganhou mesmo. Foi lindo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:44

      Ehehe tiveste tu muita sorte xD Fizeste isso durante 2 meses, eu faço a 10 anos e decerteza que existem por aí pessoas com mais até com mais anos, isto é uma paixão que não se explica. Ainda hoje não cai em mim :)

      Eliminar
    2. Anónimo10:12

      Eu já sigo desde 1990, desde que ganhou a Carola, Suécia, em Roma, ano em que cantou a Dulce Pontes. Gravava numa cassete de video e via todos os dias qd chegava a casa da escola. Era a loucura! E continua a ser ... e hoje ... mais ainda pq finalmente ganhamos. Também não estou em mim ainda!!! Que orgulho!

      Eliminar
    3. Anónimo17:27

      A Carola e a Dulce participaram em 1991.

      Natércia

      Eliminar
  2. Rui Ramos13:55

    Um mês que vai ficar para saber gravado no meu coração

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:30

    Acompanhei tudo e foi tudo tão mágico! Os manos fizeram Portugal brilhar (f)

    ResponderEliminar

Temas em Destaque

 
Top