Slider

[ESPECIAL] ESC2023: O que já sabemos sobre o Festival Eurovisão 2023?

 Um mês depois da Grande Final do Festival Eurovisão 2022, a 67.ª edição do concurso internacional ainda não tem país anfitrião, mas mais de uma dezena de países já confirmaram a participação. Recorde tudo o que já sabemos sobre a competição.


Há precisamente 1 mês, a 14 de maio de 2022, os Kalush Orchestra venciam o Festival Eurovisão em Turim com "Stefania" levando para a Ucrânia a sua terceira vitória eurovisiva e o direito de representar o concurso internacional do próximo ano. Contudo, face à invasão russa do território ucraniano e os conflitos armados existentes, a organização do certame na Ucrânia poderá não ser possível ainda que, seguindo o regulamento, a EBU/UER tenha iniciado as conversações com a emissora ucraniana.

Ainda que a cidade de Kiev, que recebeu o concurso de 2005 e 2017, tenha manifestado interesse na organização do evento e que o governo tenha anunciado, a 10 de junho, a formação de um comité para a organização do concurso, vários países já manifestaram interesse em (co)organizar o evento, como Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia e Suécia. No entanto, a emissora espanhola RTVE frisou recentemente que, em caso de recusa da Ucrânia, o evento será realizado no Reino Unido, segundo classificado em Turim e um dos membros dos Big5.

No entanto, até ao momento, doze países já confirmaram a participação no Festival Eurovisão 2023, enquanto outros quatro estão fora da competição no próximo ano. Aceda, de seguida, a mais detalhes sobre os vários países já confirmados:

Depois do último lugar em Turim, a emissora alemã NDR confirmou que o país estará a concurso no Festival Eurovisão 2023. Contudo, apesar da confirmação, a NDR e a ARD ainda não decidiram qual será o processo de seleção dos seus representantes no certame do próximo ano.

A emissora aústriaca ORF também estará a concurso no Festival Eurovisão em 2023, confirmou Stefan Zechner após a edição de Turim, frisando que, em junho, será decidido o processo de seleção dos seus representantes, abrindo a porta à utilização de um programa de talentos e/ou uma final nacional.

Chipre também é um dos países provisoriamente confirmados no Festival Eurovisão 2023, tendo sido revelado que o representante cipriota no concurso do próximo ano será escolhido através do All Together Now. O programa estreará no outono e contará com o apoio da PANIK Records, discográfica que tem estado envolvida na participação do país no Festival Eurovisão dos últimos anos.

Após o sucesso de Chanel e "SloMo" em Turim, Espanha voltará a apostar no Benidorm Fest 2023 para o Festival Eurovisão 2023. Os trabalhos já arrancaram, com a RTVE a confirmar as primeiras reuniões, havendo o interesse de aumentar a capacidade da arena e a criação de novos eventos paralelos, havendo também a possibilidade de mudanças na dinâmica e na votação do certame.

A emissora finlandesa YLE também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023, tendo anunciado que o UMK voltará a ser usado como final nacional para o concurso internacional, com as inscrições a decorrerem de 1 a 5 de setembro.

Depois de falhar o apuramento em Turim, a emissora israelita IPBC confirmou que estará a concurso no Festival Eurovisão 2023, tendo anunciado que selecionará o seu intérprete de forma interna, com a escolha a cargo de um painel de nove elementos. Contudo, depois da escolha do candidato, a emissora decidirá qual será o processo de seleção da canção que disputará o concurso internacional.

País anfitrião do concurso deste ano, Itália é o mais recente país confirmado no Festival Eurovisão 2023, sendo que, tal como nos últimos anos, o vencedor do Festival di Sanremo 2023 será a primeira escolha da RAI para o concurso internacional. No entanto, em caso de recusa do artista vencedor, a emissora italiana selecionará outro dos concorrentes do concurso italiano para representar o país na Eurovisão.

A Noruega também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023, revelando que os seus representantes serão escolhidos através do Melodi Grand Prix 2023, evento que é usado como final nacional desde a estreia do país (excepto em 1991). 

A emissora neerlandesa AVROTROS abriu as inscrições para os interessados em representar os Países Baixos no Festival Eurovisão 2022, com as mesmas a estarem abertas até 31 de agosto. Tal como nos anos anteriores, os representantes do país serão escolhidos por um comité de especialistas.

Ainda que tenha falhado o apuramento para a Grande Final com Achille Lauro e "Striper", a SMRTV já confirmou a participação no concurso internacional de 2023, com os seus representantes a serem novamente escolhidos através do Una Voce Per San Marino, cujo regulamento será revelado nas próximas semanas.

A Suécia voltará a apostar no Melodifestivalen para a escolha dos seus representantes para o Festival Eurovisão 2023, com a SVT a frisar que o regulamento da competição sueca será lançada nos próximos dias.

Vencedora do Festival Eurovisão 2022, a Ucrânia também já confirmou a participação no Festival Eurovisão 2023. No entanto, o país não revelou qualquer detalhe sobre o processo de seleção dos seus representantes.

Por outro lado, Andorra e Eslováquia já confirmaram que não participarão no Festival Eurovisão 2023, ainda que a posição da RTVS possa mudar com as eleições para a liderança da emissora durante o verão, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RAI / Imagem: RAI / Vídeo: Youtube

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.