Slider

[ESPECIAL 2022] Quem nos deixou no ano que passou!

 

Apresentamos nestes primeiros dias do ano uma série de artigos especiais como balanço do ano de 2022. No ano que terminou, muitas pessoas partiram e todas elas deixaram saudades no mundo eurovisivo. O ESCPORTUGAL registou as partidas de apresentadores, autores, compositores e intérpretes que, na sua carreira, marcaram presença e fazem parte da história do Festival da Canção e Festival Eurovisão. Vamos recordar:

Morreu a cantora Carmela Corren, representante austríaca em 1963
A cantora e atriz israelita Carmela Corren faleceu, em janeiro, aos 83 anos, na Flórida, nos Estados Unidos da América. A artista, que fez sucesso na década de 70 junto do público germânico, representou a Áustria na Eurovisão de 1963.

Faleceu Armando Gama, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1983
O cantor e compositor Armando Gama, vencedor do Festival da Canção de 1983 e representante de Portugal no Festival Eurovisão em Munique, faleceu, em janeiro, aos 67 anos. O artista lutava contra um cancro e estava internado no IPO de Lisboa.

Morreu a alemã Nora Nova, participante na edição de 1964
Morreu, a 9 de fevereiro, a cantora Nora Nova, representante da Alemanha no Festival Eurovisão 1964. A artista búlgara tinha 93 anos e detém o recorde da canção com o título mais longo da história, "Man gewöhnt sich so schnell an das Schöne".

Faleceu Chris Scicluna, representante de Malta na Eurovisão de 1994
O cantor e compositor maltês Chris Scicluna, representante de Malta no Festival Eurovisão de 1994, faleceu, a 18 de fevereiro, aos 62 anos. A notícia foi avançada pela sua esposa, Mora Stafrace, com quem dividiu o palco eurovisivo em Dublin, não tendo sido revelada a causa da morte.

Faleceu Willi Resetarits, mais conhecido por Dr Kurt Ostbahn
O cantor e músico Willi Resetarits, mais conhecido pelo seu alter ego Dr Kurt Ostbahn, faleceu, a 25 de abril, aos 73 anos. O anúncio foi dado pela família junto da imprensa, depois do artista ter sofrido uma aparatosa queda em sua casa aquando do regresso de um concerto na Câmara Municipal de Viena para os refugiados ucranianos na capital aústriaca.

Morreu Dani, cantora que representaria França na Eurovisão de 1974
Faleceu a cantora, atriz e manequim Danièle Graule, conhecida pelo nome artístico de Dani, depois de ser hospitalizada devido a "um mau-estar", acabando por falecer durante a madrugada de 19 de julho. A artista, de 77 anos, teria representado França em 1974, antes da retirada do país devido à morte do presidente Georges Pompidou.

Faleceu Olivia Newton-John, um dos maiores rostos da história da Eurovisão
A artista britânica Olivia Newton-John faleceu, a 8 de agosto, aos 73 anos, depois de uma luta de mais de três décadas contra o cancro. Com mais de 100 milhões de discos vendidos e 4 Grammys, Olivia foi uma das maiores estrelas internacionais a passar pelo Festival Eurovisão: em 1974 representou o Reino Unido com "Long Live Love", terminando em 4.º lugar. Contudo, o sucesso aconteceria com a participação no filme Grease.

Morreu o cantor e comediante finlandês Vesa-Matti Loiri
O cantor, ator e comediante finlandês Vesa-Matti Loiri, mais conhecido pela sua personagem Uuno Turhapuro, faleceu, a 10 de agosto, aos 77 anos. A notícia foi avançada por Pete Eklund, amigo de longa data, confirmando que o artista faleceu num hospital de Helsínquia onde lutava contra um cancro no fígado e no esófago.

Faleceu a cantora alemã Margot Eskens, representante do país em 1966

A cantora Margot Eskens, representante alemã no concurso internacional de 1966, faleceu, no final de julho, a escassos dias de completar 86 anos. Considerada uma das cantoras alemãs mais conhecidas das décadas de 50 e 60 do século passado, representou o país em 1966, onde ficou em 10.º lugar.

Morreu o cantor e compositor grego Robert Williams
O cantor e compositor grego Robert Williams faleceu, a 21 de agosto, aos 72 anos, depois de uma longa luta contra um cancro. Em 1977 representou a Grécia na Eurovisão ao lado de Paschalis Arvanitidis, Bessy Argyraki e Marianna Toli com "Mathima Solfege", terminando em 5.º lugar, onde foi o 2.º mais votado por Portugal.

O compositor, autor e produtor sérvio Kornelije Kovač faleceu, a 13 de setembro, aos 80 anos, avançou a imprensa da Sérvia, sem revelar as causas da morte. Responsável pela formação da banda Korni Groupa que representou a Jugoslávia no Festival Eurovisão em 1974 com "Moja Generacija".

Faleceu a cantora finlandesa Ann-Christine Nyström, representante do país na Eurovisão de 1966
A cantora finlandesa Ann-Christine Nyström faleceu a 5 de outubro, em Estocolmo, na Suécia, anunciou, o diretor-gerente da gravadora Poptori, Erkki Puumalainen, ainda que não tenha revelado a causa da morte da artista de 78 anos. 

Morreu Franco Gatti dos Ricchi e Poveri, representante italiano no Festival Eurovisão de 1978
O cantor Franco Gatti, membro histórico do grupo Ricchi e Poveri, faleceu, a 18 de outubro, em Génova, aos 80 anos. O artista representou Itália em 1978, onde alcançou o 12.º lugar, registando doze participações no Festival di Sanremo.

Bülend Özveren, apresentador e comentador da emissora turca TRT, faleceu a 18 de outubro, aos 79 anos. Responsável pela estreia turca na Eurovisão, Bülend foi o comentador do certame entre 1973 e 2012, tendo sido também o porta-voz em 1975, ano em que os 12 pontos foram entregues a Portugal.

Morreu Nicole Josy, representante belga no Festival Eurovisão 1973
Depois de vários anos de luta contra o cancro e com a doença de Alzheimer, a cantora belga Nicole Josy, membro dos Nicole & Hugo, faleceu, a 4 de novembro, aos 76 anos, na sua casa, após ter sofrido uma queda nas escadas. Em 1973 representou a Bélgica com Hugo, alcançando o último lugar... mas um lugar na história da Eurovisão com uma das atuações mais icónicas de sempre.


Faleceu o sueco Claes-Göran Hederström
O cantor sueco Claes-Göran Hederström faleceu aos 77 anos, revelou a família do artista, esta manhã, à imprensa sueca, não tendo sido revelada a causa da morte. Vencedor do Melodifestivalen 1968, o cantor representou a Suécia no Festival Eurovisão em Londres onde alcançou o 5.º lugar.

Morreu Riho Sibul, participante no Eesti Laul 2023
O cantor e guitarrista Riho Sibul, da banda Ultima Thule, faleceu, inesperadamente, a 20 de novembro, em sua casa, aos 64 anos, a poucos dias da revelação do tema com que tentaria representar a Estónia em Liverpool. A banda que encabeçava, Ultima Thule, anunciou a retirada, com os Wiiralt a assumir a interpretação, prometendo homenagear o artista.

A cantora Galit Burg, co-representante de Israel no Festival Eurovisão de 1989 enquanto membro do duo Gili & Galit, faleceu a 28 de novembro, vítima de um acidente de viação. Segundo avançou a imprensa israelita, o acidente foi provocado pela colisão de um camião com dois veículos ligeiros em Kfar Daniel, no centro de Israel, provocado a morte da artista de 54 anos.

Morreu a cantora Maria de Lourdes Resende
A cançonetista Maria de Lourdes Resende morreu a 25 de novembro, na sua residência em Lisboa aos 95 anos. Voz dos sucessos "Alcobaça", "Não, Não e Não" e "Feia", a artista foi eleita duas vezes Rainha da Rádio e contou com uma carreia de mais de 40 anos, onde também registou algumas participações no teatro. 

Faleceu Claudisabel, semifinalista do Festival da Canção de 2010
A cantora Claudisabel faleceu, a 19 de dezembro, vítima de um acidente de viação. A artista de 46 anos não resistiu aos graves ferimentos sofridos no acidente perto de Alcácer do Sal, quando se dirigia de Lisboa para a sua casa no Algarve. Participou no Festival da Canção em 2010 com "Contra Tudo e Todos".


Considerada uma das maiores vozes da emigração portuguesa do século XX, Linda de Suza faleceu, a 28 de dezembro, vítima de Covid-19. A artista, que fez sucesso em França, foi convidada pela RTP em 1984 para presidir ao júri do Festival da Canção de 1984. Foi considerada "uma rainha dos anos 80" pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem:ESCPORTUGAL / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.