Slider

Itália: Morreu Franco Gatti dos Ricchi e Poveri, representante do país no Festival Eurovisão de 1978

 

Morreu o cantor Franco Gatti do grupo Ricchi e Poveri, representante italiano no Festival Eurovisão de 1978. Tinha 80 anos.


O cantor Franco Gatti, membro histórico do grupo Ricchi e Poveri, faleceu, esta noite, em Génova, aos 80 anos. A notícia foi avançada pela família à comunicação social, frisando que "um pedaço da nossa vida acabou de ir embora", ainda que não tenha revelado as causas da morte. O presidente da Câmara de Génova, cidade da qual foi um dos maiores embaixadores, afirmou que "a cidade perdeu um ilustre cidadão, um pilar da música italiana que fez cantar gerações inteiras.".

Juntos desde 1967, o grupo Ricchi e Poveri (em português, Ricos e Pobres) tornou-se num dos maiores nomes da música italiana com mais de 20 milhões de vendas. Entre 1970 e 1992, a formação contou com doze participações no Festival di Sanremo, vencendo em 1985 com "Se m'innamoro", ainda que a participação de 1981, onde terminaram em 5.º lugar, tenha sido a de maior destaque, com "Sarà perché ti amo que" a ser o tema mais vendido do ano em Itália. Em 1978, a formação foi escolhida para representar Itália no Festival Eurovisão com "Questo Amore", tema que não foi além do 12.º lugar (entre 20 concorrentes) com 53 pontos, 1 deles oriundo de Portugal.

Em 2016, Franco Gatti retirou-se da formação, abandonando a música ao fim de 48 anos de carreira, perdendo a ilusão de cantar após o falecimento do filho. Contudo, o cantor juntou-se a Angela Brambati, Angelo Sotgiu e Marina Occhiena no palco do Festival di Sanremo em 2020 para uma homenagem dos 50 anos da formação da banda.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: EurovisionSpain / Imagem/ Vídeo: RAI
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.