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[Olhares sobre o ESC2025] Geórgia, Dinamarca e Chéquia


Olhares sobre o Festival Eurovisão 2025 continua com a análise de mais três países do alinhamento da segunda semifinal: Geórgia, Dinamarca e Chéquia

Cada comentador pontuou todas as canções a concurso segundo a escala de pontos da Eurovisão, e comentou um lote de canções, distribuídas aleatoriamente. 

Olhares sobre o ESC2025 - Geórgia


Adão Nogueira - Esta ano a Geórgia voltou a selecionar a sua representante através de seleção interna e a sua escolha recaiu pela poderosa balada “Freedom” interpretada por Mariam Shengelia. Esta música é uma combinação entre a língua georgiana e a inglesa, transmitindo uma mensagem de determinação e esperança. Sendo uma das, senão mesmo a “baladona” do ano, poderá destacar-se pela profundidade emocional e interpretação emotiva de Mariam. Para finalizar, não consigo compreender mesmo a sua tão baixa posição nas Odds.

Gonçalo Canhoto A Geórgia mantém-se como um dos países com o percurso mais incompreensível na Eurovisão. Apesar de reconhecer o esforço para valorizar o seu património musical, as escolhas do país não seguem um fio condutor coerente, algo que, inevitavelmente, se tem refletido nas classificações pouco animadoras que têm vindo a somar. Se Nutsa Buzaladze procurou inverter esta tendência, a Geórgia regressa agora às suas decisões inexplicáveis com "Freedom". Trata-se de uma balada insípida, desinspirada e desprovida de qualquer fator de impacto. Embora conte com alguns momentos instrumentais interessantes, o cômputo geral é fraco e dificilmente será recordado nos próximos anos. O país parece procurar replicar um registo que lhe tem trazido alegrias na Eurovisão Júnior. Contudo, na versão "dos crescidos", não passará de uma presença discreta e de um lugar entre os últimos classificados na semifinal.

Marcelo Silva - A atuação de Mariam Shengelia é marcada por uma entrega emocional intensa, complementada por uma encenação que reforça a mensagem da canção. A combinação de elementos tradicionais e modernos na produção musical contribui para uma proposta artística coesa. No entanto, ficamos mesmo por aqui. “Freedom” soa como uma demo de muitas outras músicas já ouvidas — algo frequentemente rejeitado em finais nacionais por toda a Europa. A canção não cativa e, pessoalmente, não me transmite absolutamente nada. Atribuo o último lugar à Geórgia, pois esta proposta, para mim, não acrescenta valor à competição.

Nuno Carrilho - Que coisa chata e enfadonha, sem falar na tamanha hipócrisia. Sempre achei que a Geórgia fosse sair da Eurovisão este ano... e pelos vistos não estava errado de todo. Uma seca descomunal até para mim que, muitas vezes, sou fã de uma boa canção mofenta. Next

Patrícia Gargaté - Aborrecida até dizer chega! Foi uma espera interminável para literalmente nada. Sem sentimento, sem carisma… pelo menos não chega cá nadinha. Espero que em Basileia consiga elevar a sua canção, caso contrário não vejo grande futuro para este tema. Boa sorte pois vai precisar!

Pontuações da Geórgia

Adão Nogueira - 6 pontos
Alina Aleixo - 5 pontos
Emanuel Nabais - 3 pontos
Gonçalo Canhoto - 4 pontos
Hugo Sepúlveda - 3 pontos
Ivo Mendonça - 6 pontos
João Diogo - 1 pontos
Madlen Tutelian- 2 pontos
Marcelo Silva - 1 pontos
Nuno Carrilho - 2 pontos
Patrícia Gargaté - 2 pontos
Pedro Espírito Santo - 3 pontos
Rita Fonseca - 4 pontos

Total: 42 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Dinamarca


Ivo Mendonça - Se consigo valorizar esta atuação / canção, é graças à Sissal, que é um animal de palco. Conseguiu transformar uma canção que não traz nada de novo, para algo que nos faz querer mexer. Merecia claramente uma canção mais robusta, e um desperdício ter uma voz destas numa performance destas. Boa sorte.

João Diogo - Não acredito que a Dinamarca finalmente voltou a enviar uma canção em condições à Eurovisão. Depois de anos de sofrimento eis que Sissal tenta salvar a honra do país. Finalmente optaram por uma canção que não é inofensiva nem middle of the road. Não que traga algo de novo, porque claramente não o traz, mas é uma boa canção e das minhas favoritas do ano (não que seja muito difícil). A Sissal parece ser muito competente mas a apresentação em palco terá de ser radicalmente diferente. Espero vê-la na final.

Rita Fonseca - Ainda estou para perceber o meu amor pela Dinamarca este ano. Desde 2019, é um país que me tem passado completamente ao lado, mas este ano estou viciada. Não sei se é por ter um refrão catchy ou pela própria Sissal ser uma artista alegre e com presença em palco, mas isto passa bastante no meu Spotify. Irei acender uma velinha para que em maio haja um staging mais elaborado que faça jus à canção e que a Dinamarca se qualifique para a final após muitas tentativas nos últimos anos. Quero um staging que me deixe a alucinar, literalmente!

Pedro Espírito Santo - Uma música banal, genérica, sem novidade. Não tenho paciência de ouvir até ao fim. Muita gente fala da voz e da personalidade da cantora como sendo pontos fortes mas esqueceram-se que antes de tudo, a canção tem de ser boa e memorável caso não queria ser esquecida pelos votantes. É daquelas que até pode passar à final (não por mim) mas apenas porque esta semi final tem muitas músicas medíocres

Pontuações da Dinamarca

Adão Nogueira - 7 pontos
Alina Aleixo - 4 pontos
Emanuel Nabais - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hugo Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 6 pontos
João Diogo - 10 pontos
Madlen Tutelian- 6 pontos
Marcelo Silva - 7 pontos
Nuno Carrilho - 10 pontos
Patrícia Gargaté - 3 pontos
Pedro Espírito Santo - 3 pontos
Rita Fonseca - 7 pontos

Total: 83 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Chéquia


Alina Aleixo - Esta canção não é horrível, mas também não é marcante. É assim-assim. Um bocadinho sem vida, precisa de um factor "wow" que a eleve e que a torne envolvente. Nem a variação inesperada de melodia, que abre espaço para uma possível movimentação em palco, me soa suficiente para salvá-la. O tempo passa e até agora não consegui criar grande apego por esta canção... Acho que esta fica pelas semifinais...

Emanuel Nabais - A primeira vez que ouvi a canção, foi quando ADONXS interpretou a versão acústica na final nacional de Malta. Sou uma pessoa de baladas, e achei impactante. Confesso até que, apesar de gostar da versão que vai interpretar na eurovisão, continuo a preferir a versão acústica. A única coisa que me impede de dar uma pontuação maior, é aquele dance break. Achei desnecessário, e não se enquadra minimamente no resto da canção. Havia necessidade? É sempre uma pergunta tão pertinente. No todo, continuo a achar uma boa proposta, e acho que é de elogiar a qualidade que o país tem oferecido nos últimos anos. 

Hugo Sepúlveda - “Kiss Kiss Goodbye” é uma das minhas “growers” da edição deste ano! É uma daquelas baladas que funde o lado emocional com elementos electrónicos, aliada à dose certa de intensidade. É como se nos transportasse para um momento cinematográfico intemporal! Adonxs tem uma boa voz e uma capacidade de transmitir as emoções e conectar-se connosco, elevando ainda mais a sua interpretação. Além de ter um refrão orelhudo, penso que o “dance break” lhe dá um toque mais distinto, ainda que há quem o ache desnecessário. A meu ver, Chéquia tem aqui uma hipótese de conseguir um bom lugar na final!

Madlen Tutelian - A Chéquia mostra-nos que às vezes é melhor optar por uma seleção interna para escolher uma proposta realmente boa, em vez de organizar uma final nacional de qualidade duvidosa. Adonxs tem uma voz ótima e também gosto da parte do dance break, acho que fica bem com a identidade artística de Adonxs.

Pontuações da Chéquia

Adão Nogueira - 12 pontos
Alina Aleixo - 5 pontos
Emanuel Nabais - 8 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hugo Sepúlveda - 8 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 6 pontos
Madlen Tutelian- 8 pontos
Marcelo Silva - 8 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Patrícia Gargaté - 4 pontos
Pedro Espírito Santo - 5 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos

Total: 95 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Classificação Final Provisória

11.º Chéquia - 95 pontos
18.º Dinamarca - 83 pontos
33.º Geórgia - 42 pontos

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Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
1 0
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  1. Dan Carv22:00

    Geórgia
    Soube-me bem ouvir esta balada depois de ouvir tantas músicas sem interesse algum. A canção da Geórgia não ensaia novos motivos de interesse, resume-se a uma balada simples e suave muito bem interpretada por uma solista com uma voz muito bonita.: 4 pontos.
    Dinamarca
    Não fiquei alucinado com esta canção, nada aqui me entusiasmou:1 ponto.
    Chéquia
    Nada de novo aqui, mais do mesmo. Vejo aqui tentativa de copiar outras composições de festivais anteriores. Atitude feia e arrojada.:1 ponto.

    Classificação
    1º-Geórgia
    2º-Chéquia
    3º-Dinamarca

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