Slider

[Olhares sobre o ESC2025] Letónia, Arménia e Áustria


Olhares sobre o Festival Eurovisão 2025 continua com a análise de mais três países do alinhamento da segunda semifinal: Letónia, Arménia e Áustria.  

Cada comentador pontuou todas as canções a concurso segundo a escala de pontos da Eurovisão, e comentou um lote de canções, distribuídas aleatoriamente. 

Olhares sobre o ESC2025 - Letónia


Adão Nogueira - A Letónia este ano apresenta uma candidatura completamente em letão, algo que não fazia há cerca de 20 anos. "Bur Man Laimi", uma mistura de folk letão com modernidade será interpretada pelas Tautumeitas, traduzindo na perfeição a identidade cultural do grupo. Esta proposta destaca-se pela sua riqueza instrumental e vocal, evocando as tradições culturais. 

Gonçalo Canhoto A Letónia, com a sua imprevisibilidade tão idiossincrática, proporcionou-me um dos maiores lutos desta temporada eurovisiva. Fiquei incrédulo ao ver LĪGO perder o passaporte para Basileia. A escolha recaiu sobre a etérea “Bur man laimi”. Durante 3 minutos somos transportados para uma floresta mágica, numa esplêndida atmosfera que cresce de forma hipnotizante até ao seu desfecho. Num ano marcado pelo ruído e pela excentricidade, a proposta letã destaca-se pela sua singularidade e pelo misticismo que a envolve. Acredito que pode ser uma surpresa e vejo o apuramento como alcançável!

Marcelo Silva - Musicalmente, “Bur man laimi” destaca-se pela fusão de elementos tradicionais e contemporâneos. As harmonias entre as cantoras são de admirar e proporcionam um momento belo de televisão, especialmente com toda a encenação que envolve a apresentação da Letónia. A canção em si é ousada e culturalmente bastante rica, remetendo à invocação de algo positivo, numa atmosfera que evoca rituais ancestrais. O título da canção traduz-se como: “Invoca-me a felicidade”. Não prevejo a passagem da Letónia à final no próximo mês de maio. Mas será que essa invocação lhes trará sorte?

Nuno Carrilho - Há-de haver quem gosta muito... eu não sou o caso. Não que diga que é uma má canção ou uma candidatura péssima, apenas não me enche as medidas. Podem dar um bom momento de televisão? Acredito piamente que sim, mas continuam muito aquém daquilo que precisariam para entrar no lote de favoritos... vá, do meu lote de favoritos

Patrícia Gargaté - Acredito que tenha o seu público alvo, mas claramente não me insiro nesse grupo. Uma confusão pegada com boas vozes mas sinto-me baralhada, confusa e pouco intrigada. Infelizmente a Letónia este ano não é para mim. Espero que para o palco de Basileia tragam algo cuja mensagem seja fácil de passar, caso contrário poderão sofrer pela falta de compreensão da mensagem.

Pontuações da Letónia

Adão Nogueira - 6 pontos
Alina Aleixo - 1 ponto
Emanuel Nabais - 4 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hugo Sepúlveda - 2 pontos
Ivo Mendonça - 6 pontos
João Diogo - 5 pontos
Madlen Tutelian- 7 pontos
Marcelo Silva - 3 pontos
Nuno Carrilho - 5 pontos
Patrícia Gargaté - 2 pontos
Pedro Espírito Santo - 2 pontos
Rita Fonseca - 5 pontos

Total: 55 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Arménia


Ivo Mendonça - Proposta que vai buscar raízes a bandas como Imagine Dragons e que tenta colocar em palco 3 minutos comerciais e impactantes. Não consigo colocar esta canção em terreno positivo, a dicção de Parg não me convence, nem a forma como canta em inglês. Boa sorte.

João Diogo - Não prestei nenhuma atenção à final da Arménia mas sinto que Parg ganhou vindo do nada. Não sou fã desta canção. É um rock falso, com uma letra sofrível, as palavras destorcidas para rimarem. A atuação na final nacional foi sofrível, tanto a nível cénico como a nível vocal. Talvez lute pela qualificação porque é espalhafatosa mas não a merece na minha opinião.

Rita Fonseca - Curiosamente a Arménia tem sido um dos meus países preferidos da Eurovisão nos últimos anos (exceptuando 2020, graças a Deus que não atuou). As expectativas subiram e este ano, considero que a Arménia teve um grande downgrade. Até posso tolerar o refrão, mas de resto não consigo mesmo, por mais que tente. A voz também não é a melhor, mas mesmo que fosse, não salvaria a canção. Continuarei a aguardar bom senso para ter uns versos em arménio para dar alguma qualidade a esta canção no palco da Eurovisão.

Pedro Espírito Santo - Longe vão os tempos em que a Arménia era dos meus países preferidos na eurovisão, apesar de eu ter adorado o ano passado, há uns anos que parece não se esforçar muito. Esta canção é uma tentativa de aproximação ao estilo Imagina Dragons, mas em terrível. A atuação é bastante sofrível, a voz ao vivo, pior ainda. Quando a canção não é forte e o cantor não a sabe defender, corre o risco de virar anedótico sem querer. Para mim, esse é o caso deste ano.

Pontuações da Arménia

Adão Nogueira - 2 pontos
Alina Aleixo - 8 pontos
Emanuel Nabais - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 4 pontos
João Diogo - 4 pontos
Madlen Tutelian- 6 pontos
Marcelo Silva - 5 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Patrícia Gargaté - 12 pontos
Pedro Espírito Santo - 3 pontos
Rita Fonseca - 2 pontos

Total: 70 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Áustria


Alina Aleixo - Arrepiante! Se vocalmente for como na versão estúdio, então não precisa de muito mais para arrasar! Só não entendo aquela mudança súbita de ritmo na parte final... Para mim, era dispensável. Apesar de não ser das minhas favoritas, tenho quase a certeza de que será esta que vai ganhar o troféu. Vemo-nos em Áustria no próximo ano!

Emanuel Nabais - A Áustria tem tido, nos últimos anos, uma abordagem em relação à Eurovisão que admiro, uma vez que têm enviado um leque diverso de canções, muitas delas primando pela originalidade, e até uma certa audácia. É uma composição ambiciosa e que, apesar das várias mudanças que vai tendo, soa natural e coesa (ao contrário do dance break checo, que parece que caiu ali de pára-quedas). Parece-me que quiseram apostar com um objetivo: ganhar. A parte vocal, que poderia ser a grande falha ao vivo, parece-me assegurada, e decerto não irão deitar tudo a perder no staging. Parece-me que se adivinha um resultado de excelência no júri, mas tenho as minha dúvidas que consiga captar o televoto da mesma forma. Não é das canções que mais tenho ouvido, mas é uma aposta excelente, e há que se lhe dar o devido mérito. 

Hugo Sepúlveda - Desde que saiu, Áustria foi para o pódio do meu top e de lá não saiu, apenas cimentou o seu primeiro lugar. “Wasted Love” combina os elementos pop e canto lírico, um estilo que eu já costumo gostar, mas o fim apoteótico, num clímax quase de “rave operática”, arrebatou-me! Ao longo da canção, JJ submerge-nos numa profundidade sentimental, deixa-nos à deriva e acabamos numa tormenta! Mesmo com o favoritismo, acredito que a canção austríaca está um pouco na sombra da vencedora do ano passado, quer pelo lado lírico, quer pela fusão de estilos, pelo que é imediatamente associada a ela. Ainda assim, com as capacidades vocais de JJ e um bom staging, sem dúvida que Áustria poderá mesmo disputar o júri e até a vitória!

Madlen Tutelian - JJ é um dos favoritos para vencer, mas ainda não estou muito convencida na sua vitória. A composição é boa e o talento do cantor é incrível, mas a música para mim não tem vida depois do Festival. Além disso, parece-me semelhante a "The Code" devido às partes de ópera e, na Eurovisão, este tipo de inspiração não costuma ficar bem em duas edições seguidas. Tenho muita curiosidade para ver o espectáculo no palco, porque o stage director é muito criativo e já conhecemos outros dos seus projetos (Irlanda 2024, Finlândia 2025...).

Pontuações da Áustria

Adão Nogueira - 8 pontos
Alina Aleixo - 6 pontos
Emanuel Nabais - 12 pontos
Gonçalo Canhoto - 12 pontos
Hugo Sepúlveda - 12 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
João Diogo - 7 pontos
Madlen Tutelian- 7 pontos
Marcelo Silva - 12 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Patrícia Gargaté - 12 pontos
Pedro Espírito Santo - 8 pontos
Rita Fonseca - 12 pontos

Total: 124 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Classificação Final Provisória

2.º Áustria - 124 pontos
18. Arménia - 70 pontos
26.º Letónia - 55 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
2
( Hide )
  1. Dan Carv14:55

    Letónia
    Um tema folk para não destoar de outros anos, por sinal nunca sinto falta destes temas porque não aprecio nada estes estilos: 1 ponto.
    Arménia
    O cantor tem boa apresentação, segundo me parece, tem boa voz mas o tema não é novo e a música torna-se tão barulhenta que julgo irá incrementar um grande aumento de vendas no negócio dos novos aparelhos auditivos .:7 pontos
    Áustria
    Novamente os falsetes a aparecerem em força na nova era do concurso eurovisivo em que as mudanças não cessam ano após ano e já era tempo de lhe darem outro nome. Uma composição musical interpretada desta forma fica com uma sonoridade horrível e é muito difícil de suportar.
    Não acredito de todo que mais uma farsa destas consiga ter um desenlace igual ou próximo do felizardo da edição anterior.:2 pontos.

    Classificação
    1ºArménia
    2ºÁustria
    3º Letónia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:06

    Chipre aparece 2 vezes na classificação final provisória!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.