Slider

[Olhares sobre o ESC2025] Grécia, Lituânia e Malta


Olhares sobre o Festival Eurovisão 2025 continua com a análise de mais três países do alinhamento da segunda semifinal: Grécia, Lituânia e Malta.  

Cada comentador pontuou todas as canções a concurso segundo a escala de pontos da Eurovisão, e comentou um lote de canções, distribuídas aleatoriamente. 

Olhares sobre o ESC2025 - Grécia


Adão Nogueira - A Grécia, após vários anos de ausência voltou a escolher a sua representante através de uma seleção nacional. A vencedora foi a jovem cantora Klavdia Papadopoulou, que interpretou “Asteromáta”. Esta proposta caracteriza-se por uma composição etérea e intimista com uma melodia delicada. A letra é inspirada no genocídio dos gregos do Ponto e nas migrações forçadas que se seguiram (DESLOCADOS), lembrando temas de perda e esperança. A interpretação vocal emocionante e comovente de Klavdia ajudam a elevar toda a proposta, podendo ser uma das sérias possíveis vencedoras.

Gonçalo Canhoto A Grécia volta a apostar na sua tradição com “Asteromáta”: uma balada autêntica, com um forte cunho étnico, que ganha vida numa voz segura e num instrumental rico e bem construído. Talvez por ter sido escolhida em detrimento de Evangelia, não me conquistou à primeira audição. Contudo, com o passar tempo, comecei a reconhecer-lhe mérito, tendo crescido bastante em mim nas últimas semanas. As comparações com “Óniro Mou” são inevitáveis. Por isso, torna-se ainda mais importante evitar os erros cometidos em 2018 para desta vez o desfecho seja diferente. A apresentação em palco será determinante e há largas melhorias a serem efetuadas ao apresentado na final nacional. Acredito que a passagem à final está praticamente garantida, mas havendo propostas que mais facilmente apelam ao público e aos jurados, o resultado final poderá ficar aquém das expetativas dos fãs.

Marcelo Silva - Musicalmente, “Asteromáta” é uma balada pop melódica que combina produção moderna com raízes tradicionais. “Asteromáta” significa “olhos estrelados”. Esta é uma das minhas canções favoritas em competição. A letra aborda temas como a perda, o exílio e a ligação à terra natal, refletindo a vivência de povos deslocados das suas raízes — caso para dizer que “Asteromáta” é uma espécie de continuação de “Deslocado”A Grécia já nos habituou a cenários imprevisíveis e implacáveis. O arrepio é constante e, sempre que ouço este tema, é como se fosse transportado para uma outra dimensão. Espero sinceramente que a Grécia se destaque na tabela final de qualificação.

Patrícia Gargaté - Reconheço o potencial e a qualidade desta canção mas infelizmente não consigo senti-la. Das poucas vezes que a ouvi até ao fim sinto que não me desperta nada é só uma canção ok no meio de tantas outras. Se o público geral sentir o mesmo que eu… não temos um bom futuro para a Grécia este ano. Veremos se no palco da Eurovisão consegue conquistar-me!

Pontuações da Grécia

Adão Nogueira - 10 pontos
Alina Aleixo - 10 ponto
Emanuel Nabais - 8 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hugo Sepúlveda - 12 pontos
Ivo Mendonça - 5 pontos
João Diogo - 12 pontos
Madlen Tutelian- 8 pontos
Marcelo Silva - 10 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Patrícia Gargaté - 6 pontos
Pedro Espírito Santo - 7 pontos
Rita Fonseca - 12 pontos

Total: 116 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Lituânia


Ivo Mendonça - Despercebida para a grande maioria dos fãs, esta é a canção que me deixa completamente hipnotizado. Uma verdadeira maravilha escondida num ano tão mediano. Autenticidade, verdade, talento. Vocalmente impecável e com um crescendo ao longo dos 3 minutos que nos faz querer proteger quem nós gostamos quando o mundo à nossa volta desaba. Excelente performance, excelente atuação - espero muito que a Europa entenda o mesmo! Boa sorte!!!

João Diogo - Um dos países alternativos do ano, ao lado da Ucrânia e de Portugal. Tal como estes dois, “Tavo akys” tem qualidade e é uma canção bastante interessante. Não nos faz dançar nem chorar mas isso não significa que não provoque algo a quem a ouve. A mim agrada-me imenso. É também bastante bem defendida e acredito que o staging será competente. Chegará à final merecidamente.

Rita Fonseca - Quando vi a primeira performance dos Katarsis só pensei “este homem ainda mal começou a cantar e parece que já está a morrer”. Mas se há coisa que não dá para negar, é que isto é uma canção de muita qualidade. É um estilo de música que aprecio muito e rapidamente subiu para o meu top 10! Apesar da repetição da “Tavo” umas quinhentas vezes, esta canção transporta-me para um lugar que nem sei descrever, e acho que no fim do dia, é isto que importa ao ouvir uma canção. Rezo a todos os Santos para a Europa dar uma oportunidade de ouvirmos isto na Grande Final. No meio de tanta folia, há sempre espaço para um rockzinho alternativo.

Pontuações da Lituânia

Adão Nogueira - 1 ponto
Alina Aleixo - 1 ponto
Emanuel Nabais - 8 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hugo Sepúlveda - 8 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
João Diogo - 7 pontos
Madlen Tutelian- 7 pontos
Marcelo Silva - 6 pontos
Nuno Carrilho - 5 pontos
Patrícia Gargaté - 6 pontos
Pedro Espírito Santo - 4 pontos
Rita Fonseca - 10 pontos

Total: 83 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Malta


Alina Aleixo - Esta canção seria a mensagem de empoderamento que querem transmitir se houvesse um bocadinho mais de decoro. A nível melódico não encontro nada de inovador nem de interessante e a letra é uma fórmula já repetida imensas vezes. Penso que o entusiasmo à volta desta canção só existe devido ao trocadilho que deu origem a toda aquela polémica. Infelizmente passa-me ao lado. Dó, ré, mi, fá, só lamento!

Emanuel Nabais - Malta tinha na sua final nacional uma outra canção que ia mais de encontro ao meu gosto pessoal: "Heaven sent", de Kristy Spiteri. No entanto, o televoto de Malta quis uma abordagem menos etérea e mais terrena, decidindo dar a vitória a uma canção que tem como grande trunfo um trocadilho. Quanto ao drama relativamente ao mesmo, passa-me completamente ao lado. A única coisa que achei caricata, foi a equipa da cantora tentar negar a óbvia intencionalidade do mesmo, alegando a promoção da língua do país. Menos, meus amigos. Haja coragem. Quanto à canção, confesso que achei uma certa piada inicialmente, mas o efeito de novidade passa rápido. No entanto, na Eurovisão isso não é necessariamente mau, uma vez que deixar uma boa primeira impressão já é meio caminho andado. Acho uma proposta ousada, e é esse o grande trunfo. É suficiente para uma passagem à final. 

Hugo Sepúlveda - Malta decidiu que este ano ia “servir” e fê-lo! Miriana Conte traz-nos um “hino” de empoderamento com animação e um certo humor à mistura! Sendo uma canção pop, “Serving” tem partes muito orelhudas e facilmente se entranha! A própria Miriana tem uma energia e um carisma muito contagiantes, o que torna todo o conjunto ainda mais apelativo - e icónico! Além disso, ela tem uma garra que nos prende e leva-nos a saltar nas bolas de ioga com ela! Malta tem aqui um trunfo para agarrar o televoto, resta saber como o júri irá votar.

Madlen Tutelian - A autoconfiança que transmite Miriana é impressionante. Também adoro o sentido de humor dela, o videoclip tem tantas referências icónicas e tenho a certeza de que a atuação em Basileia nos vai entreter muito. Além disso, o público tem um papel muito importante, para completar o momento vazio que antes pertencia a "Kant".

Pontuações de Malta

Adão Nogueira - 7 ponto
Alina Aleixo - 1 ponto
Emanuel Nabais - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hugo Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 10 pontos
João Diogo - 8 pontos
Madlen Tutelian- 8 pontos
Marcelo Silva - 7 pontos
Nuno Carrilho - 12 pontos
Patrícia Gargaté - 10 pontos
Pedro Espírito Santo - 8 pontos
Rita Fonseca - 8 pontos

Total: 101 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Classificação Final Provisória

6.º Grécia - 116 pontos
7.º Malta - 101 pontos
16.º Lituânia - 83 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
1 0
( Hide )
  1. Dan Carv14:35

    Grécia
    Tema histórico importante para o povo grego que não quer esquecer e por isso imaginou esta bela canção interpretada por uma artista interessante que faz recordar a famosa Nana Mouskouri.: 8 p.
    Lituânia
    Música chata até dizer chega.:1 p.
    Malta
    Lixo aqui neste cantinho eurovisivo é o que menos falta faz e se houvesse um pouco de decoro por parte dos responsáveis nem estaria agora a presenciar este triste espetáculo. Enfim, melhores dias virão...Ou piores? Tudo depende de quem conduz os destinos do programa que continua a perder qualidade.:1p.

    Classificação
    1º-Grécia
    2º-Lituânia
    3º-Malta

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.