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[Olhares sobre o ESC2025] Austrália, Montenegro e Irlanda


Olhares sobre o Festival Eurovisão 2025 continua com a análise dos três primeiros países do alinhamento da segunda semifinal: Austrália, Montenegro e Irlanda.  

Cada comentador pontuou todas as canções a concurso segundo a escala de pontos da Eurovisão, e comentou um lote de canções, distribuídas aleatoriamente. 

Olhares sobre o ESC2025 - Austrália


Adão Nogueira - Este ano a Austrália irá celebrar o 10.º ano de participação no ESC e para essa celebração escolhei Go-Jo e “Milkshake Man”. Uma proposta fresca, enérgica e vibrante, onde o synthpop aliado ao retro faz toda uma mistura que não me agrada em ponto nenhum. Nem o facto da utilização de alguns versos em francês lembrando as suas origens eleva nem um bocadinho esta prestação. A Austrália devia repensar a sua participação de uma vez por todas.

Gonçalo Canhoto Disposta a deixar para trás o destino fatídico do ano passado, a Austrália aposta este ano na excentricidade, com uma canção que se destaca mais pela sua estética irreverente e sensual do que pelo seu valor musical. Na segunda referência a bebidas desta edição, Go-Jo recorre ao duplo sentido com sofisticação, procurando marcar pela diferença. Acredito que ao final da noite todos se lembrem do homem do milkshake, que é o ingrediente necessário para captar votos. Teremos a Austrália na final e, quem sabe, a alcançar o lado esquerdo da tabela classificativa.

Marcelo Silva - Acredito sinceramente que a Austrália poderá ser o verdadeiro dark horse deste ano. “Milkshake Man”, co-escrita com membros da banda Sheppard, é uma proposta ousada, irreverente e absolutamente contagiante. A canção mistura elementos de synth-pop com letras cheias de duplos sentidos e um humor que beira o absurdo — e é precisamente aí que reside o seu charme. Go-Jo sabe exatamente o que está a fazer. Há uma estratégia clara por trás da excentricidade, e é impossível ignorar a confiança com que a entrega. A expressão “minhame minhame” (sim, soa tão bom quanto memorável) promete ser não apenas um earworm no palco eurovisivo, mas também um fenómeno na boca do público fora da bolha Eurovisiva. E se esse “minhame minhame” explodir… cuidado. Ele pode mesmo transformar a Austrália num dos momentos mais comentados da edição.

Nuno Carrilho - Uma canção que é claramente "amor ou ódio" para a comunidade eurovisiva. Surpreendentemente, estou no primeiro grupo e a cada audição parece que gosto cada vez mais do que ouço. Veremos como resulta em palco e se não passa a barreira do creepy...

Patrícia Gargaté - Não consigo achar piada a um senhor claramente com idade para ter juízo a fazer trocadilhos sexuais sobre ejaculação, lamento. “Creepalhadas” à parte, reconheço que é um tema orelhudo mas todo o contexto produz-me alguma aversão…que infelizmente me impede de olhar para todos os outros pontos positivos. Como pessoa parece ser um porreiro. Mas creio que isso não chega. Next!

Pontuações da Austrália

Adão Nogueira - 1 ponto
Alina Aleixo - 1 ponto
Emanuel Nabais - 3 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hugo Sepúlveda - 3 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 6 pontos
Madlen Tutelian- 8 pontos
Marcelo Silva - 7 pontos
Nuno Carrilho - 10 pontos
Patrícia Gargaté - 2 pontos
Pedro Espírito Santo - 6 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos

Total: 67 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Montenegro


Ivo Mendonça - Uma balada balcã a acrescentar ao leque de baladas balcãs bem produzidas que temos ouvido ao longo dos últimos anos. Vocal irrepreensível, Nina consegue transportar-nos para um filme estilo “James Bond”. Boa sorte.

João Diogo - Se bem me recordo foi a primeira canção do ano divulgada nesse longínquo 2024. Devíamos ter percebido na altura que marcaria o tom para o resto da temporada. É uma canção assim-assim, bem defendida, interpretada na língua materna o que é sempre apreciado, mas que não vai a lado nenhum. Falta-lhe mais criatividade e até um pouco de alma. Para primeiro esforço de regresso às finais nacionais não está mau mas espero que a trajetória seja ascendente daqui para a frente. Provavelmente ficará de fora da final.

Pedro Espírito Santo - Adorava que montenegro tivesse uma participação fulgurante este ano, mas não me parece um bom regresso. A canção é esquecível e se não trabalharem muito, mas mesmo muito, o stagging, não estou a imaginar quem possa pegar no telefone para votar nesta canção. Tudo parece datado, mas já não estamos em 2002.

Rita Fonseca - Eu gosto de canções dramáticas, e foi mesmo assim que Montenegro me conquistou a todos os níveis. Todo o instrumental me cativa e é acompanhado por uma letra tão bonita, com uma língua que me deixa completamente no chão. Baladas provenientes dos Balcãs têm esse efeito em mim há muito tempo e acho que é uma canção com muita qualidade, mas que ficará aquém na sua semifinal. Atribuírem o dead spot a Montenegro foi muito cruel, cá estarei para assistir a este crime. 

Pontuações de Montenegro

Adão Nogueira - 5 pontos
Alina Aleixo - 10 pontos
Emanuel Nabais - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 6 pontos
João Diogo - 5 pontos
Madlen Tutelian- 5 pontos
Marcelo Silva - 3 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Patrícia Gargaté - 5 pontos
Pedro Espírito Santo - 4 pontos
Rita Fonseca - 7 pontos

Total: 73 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Irlanda


Alina Aleixo - Sinto que esta canção saiu da Eurovisão Júnior pelo seu tom um bocadinho infantil. A melodia contagiante torna impossível não dançar quando a escuto. Além disso, impressiona-me que a voz da intérprete não seja forçada nem tenha efeitos de autotune. O timbre agudo e peculiar acaba por dar um tom cómico. Em palco, espero que apresente algo mais inovador do que o que já foi mostrado, para não parecer tão apagado. Uma canção assim pede algo mais animado e vibrante. Enfim, nunca pensei que fosse ver uma homenagem à cadela Laika desta forma.

Emanuel Nabais - A Irlanda tem tido o poder de me deixar sem palavras. Normalmente, não por bons motivos. Parece-me que estão a passar por uma crise existencial, e disparam em todas as direções. Será Emmy um tiro certeiro? Não me parece. Eu gosto imenso do timbre da intérprete, e a canção que levou ao Melodi Grand Prix em 2021 figurava entre as minhas preferências. No entanto, "Laika Party" é uma canção bastante inferior. Fica na cabeça? Fica. Isso muda o facto de achar canção a extremamente infantil, e musicalmente pobre? Não. Querem uma boa homenagem à Laika? Melodi Grand Prix 2016, com humor inteligente. 

Hugo Sepúlveda - Irlanda traz ao palco do ESC uma realidade alternativa em jeito de homenagem, onde a cadela Laika, em vez do destino fatídico que teve, continua a existir numa eterna festa lá no espaço. Musicalmente, “Laika Party” é uma canção dançante e mexida, onde a voz “fofa” de Emmy contrasta com as batidas electrónicas e influências mais “tecnho”. Irlanda, este ano, é daqueles países que também não sei bem o que esperar. Dependendo da actuação, é daqueles que não me surpreende se chegar à final, ou não. 

Madlen Tutelian - Sinto uma conexão com a música porque, curiosamente, a cadela de um amigo morreu na semana da seleção irlandesa. Por isso, sempre que oiço a música, lembro-me de outra cadela Laika cuja partida também causou dor e tristeza. Sim, musicalmente, "Laika party" pode ser um bocado infantil, mas acho que no festival também há espaço para este tipo de canções. Não vai repetir o sucesso irlandês do ano passado, mas ainda pode surpreender.

Pontuações da Irlanda

Adão Nogueira - 3 pontos
Alina Aleixo - 7 pontos
Emanuel Nabais - 5 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 2 pontos
João Diogo - 6 pontos
Madlen Tutelian- 6 pontos
Marcelo Silva - 4 pontos
Nuno Carrilho - 4 pontos
Patrícia Gargaté - 4 pontos
Pedro Espírito Santo - 3 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos

Total: 60 pontos

Olhares sobre o ESC2025 - Classificação Final Provisória

15.º Montenegro - 73 pontos
18.º Austrália - 67 pontos
21.º Irlanda - 60 pontos
22.º Polónia - 58 pontos
23.º Islândia - 56 pontos

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Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
2 0
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  1. Dan Carv14:48

    Dan Carv
    Austrália
    Desta vez decidiu que não teríamos um doce, bem pelo contrário irrita-nos com uma canção bem ordinária.:1 ponto.
    Montenegro
    Uma música de tom dramático é normalmente uma cliente habitual dos serões eurovisivos e por isso aqui está mais uma sem ponta de piada, muito triste com uma cantora a condizer nas suas expressões e uma voz que também não é bonita o suficiente para incutir um pouco de brilho a esta amostra musical . :1 ponto.
    Irlanda
    Um pouco de ternura não faz mal nenhum para dar alguma acalmia a este género de concurso que não nos poupa os tímpanos com grandes berrarias que ajudam a atiçar outros tantos fogos na maior parte das vezes de artifícios. Assim, aparece-nos aqui uma cançãozinha com acordes de uma melodia algo morna e dançável.: 4 pontos.

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  2. Dan Carv14:50

    Classificação:
    1º-Irlanda
    2º-Montenegro
    3º-Austrália

    ResponderEliminar

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