Slider

ESC2023: Júris nacionais votarão nas semifinais do Festival Eurovisão como reserva

 
Sietse Bakker, membro do Grupo de Referência da EBU/UER para o Festival Eurovisão, explicou alguns detalhes sobre as novas regras do concurso.


Depois da EBU/UER ter anunciado uma série de mudanças de regras na votação do Festival Eurovisão, como pode recordar AQUI, inúmeros seguidores do evento recorreram às redes sociais para manifestar a sua revolta, bem como a colocar algumas questões sobre as mudanças. Sietse Bakker, membro do Grupo de Referência da EBU/UER e produtor executivo da edição de 2021, respondeu a algumas dúvidas, apelando à compreensão dos eurofãs: "Para todos os fãs da Eurovisão: abolição da regra do idioma e da orquestra, introdução da semifinal (e depois outra), reintrodução do júri, mudança na apresentação da votação, adesão da Austrália... E o concurso continua lá, mais forte que nunca. Tenham um pouco de fé".

"Esta foi uma decisão do Grupo de Referência, que se renova com novos membros todos os anos, equilibrando muitos anos de experiência com novas perspectivas" escreveu, explicando também que a decisão esteve relacionada com a polémica de 2022, "Após as irregularidades sem precedentes que vimos este ano, procurámos maneiras de proteger a integridade da competição. O problema aconteceu nas semifinais e esta foi a melhor forma de acabar com ele. Além disso, a diferença de quem se qualificação pelo público versus público + júri é miníma (...) Por causa do que aconteceu no ano passado, isso nunca deve acontecer novamente. As irregularidades foram detetadas e os votos do júri foram desclassificados, mas não podemos permitir isto novamente".

Além disso, Sietse Bakker esclareceu que os júris nacionais votarão nas semifinais, enquanto reserva da votação do público, sendo que essa votação apenas será utilizada em caso de problemas com o televoto do respetivo país. Esse sistema esteve em vigor na década de 2000 e foi usado em diversas ocasiões face a esses problemas técnicos, sendo também esperado que seja utilizado em país como São Marino e outros cujo número de votos do público sejam insuficientes para a sua validação. "O júri ainda votará como apoio. Não sei a resposta [se os resultados serão divulgados após a final], isso será discutido depois" terminou.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: Wiwibloggs/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.