Slider

EBU/UER anuncia mudanças no sistema de votação do Festival Eurovisão


 

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) anunciou várias mudanças no sistema de votação do Festival Eurovisão. Os resultados das semifinais ficarão exclusivamente a cargo do público e os espectadores de países não participantes poderão votar na competição.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), entidade máxima do Festival Eurovisão, anunciou, esta manhã, várias mudanças no sistema de votação do concurso internacional. A partir de 2023, os resultados das semifinais do Festival Eurovisão ficarão exclusivamente a cargo do público, uma reversão do sistema em vigor desde 2009, onde o público e o júri votavam nas semifinais, e um retorno ao sistema de 2007, último ano em que o televoto decidiu todos os apurados das semifinais.

Outra das mudanças é a votação de espectadores de países não participantes algo inédito na história da competição e que seguirá o modelo de teste usado na Austrália em 2022, onde a votação do público aconteceu numa plataforma online. Todos os espectadores desses países poderão votar através de um cartão de crédito, com o somatório dos votos a serem convertidos numa votação equivalente a um único país.

Por sua vez, o júri permanecerá na votação da Grande Final do Festival Eurovisão, sendo responsável por 50% dos resultados finais. A EBU/UER frisou também que as mudanças foram feitas após as "irregularidades de votação observadas em 2022" e que as mudanças, propostas por um grupo de trabalho de membros da EBU/UER, procuram proteger a integridade do evento, com as mesmas a serem aprovadas pelo Grupo de Referência, Conselho Diretivo e Conselho Executivo da EBU/UER.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Anónimo12:22

    Pronto agora é que estamos lixados, passar à final vai ser ainda mais difícil.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me mau para Portugal...Vamos ver

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:56

    Mas hoje não é dia 1 de Abril... isto é mesmo a sério? Não pode ser...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:33

    Concordo com os comentários aqui.Apesar de nas semi-finais Portugal até ter tido uma boa votação por parte do televoto nos ultimos anos (muito à custa da emigração que ainda vai funcionando), a verdade é que o género de canções que levamos são bem mais juri-friendly do que do televoto.Vai ser mais dificil passar à final agora.

    ResponderEliminar
  5. Mas que péssima notícia! O público, salvo raras exceções, nunca gosta das nossas canções.

    ResponderEliminar
  6. Portugal está em muito mais lençóis.Toda a gente sabe que o Júri é o responsável por atribuír boa pontuação a Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:29

    Péssima notícia para nós! Habitualmente é com o voto do juri que passamos à final.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:18

    Má notícia. O sistema atual não é perfeito mas é sem dúvida o mais equilibrado! Esta decisão representa uma regressão sem sentido...

    ResponderEliminar
  9. Diogo12:29

    Nos anos em que passámos à final ficámos sempre à volta do quarto lugar no televoto nessas semis. Portanto, não percebo o escândalo.

    ResponderEliminar
  10. Diogo00:57

    A propósito, lembram-se que em 2012 a vossa amada Ucrânia ficou muito longe do apuramento no televoto? Se não fosse o juri a salvá-la...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.