Slider

[AO VIVO] Obrigado, Dina!


Foi uma noite de emoções aquela que vivemos no último concerto da cantora Dina ao vivo. Embora triste, o último concerto mereceu ser de festa! E foi isso que aconteceu no Teatro Rivoli, no Porto, no passado dia 24. Um concerto de homenagem que foi também de celebração de uma carreira cheia de temas intemporais.

Na passada quinta-feira, dia 24, enganou-se quem foi ao Teatro Rivoli à espera de ver um concerto da cantora Dina. Diagnosticada uma doença que a impede de cantar, fibrose pulmorar (como pode recordar AQUI), a cantora decidiu pôr fim à carreira, aos 59 anos de idade. Mas o momento foi uma oportunidade para um conjunto de artistas, aparentemente improváveis, meterem mãos à obra e durante mais de um ano e meio trabalharem num concerto de homenagem à cantora, mas sobretudo à carreira de uma artista que marcou a música portuguesa.

Os cantores Ana Bacalhau (Deolinda), Mitó (Señoritas), Márcia, Samuel Úria e as bandas B Fachada, Best Youth, Da Chick, D'Alva e Tochapestana, acompanhados por diversos músicos dirigidos por Manuel Dórdio, trabalharam em novas versões de diversas canções da carreira de Dina. E foi isso que se ouviu durante mais de duas horas de concerto onde o público foi parte ativa, cantando de cor muitas das letras que são, sem dúvida intemporais.


“Obrigado, Dina!” foi a frase que mais se ouviu da boca dos artistas residentes neste concerto. “Uma honra poder partilhar o palco consigo e cantar as suas canções”, acrescentaram alguns. E foi um menu de canções, umas mais conhecidas que outras, mas todas de autoria da nossa Dina. O concerto começou com os 8 temas do primeiro álbum de Dina intitulado Dinamite, cantadas pelo grupo de artistas. Só depois, Dina surge no palco e, com o público em pé, canta Carregal do Sal, tema que é uma homenagem à localidade de onde é natural. Seguiu-se Guardado em mim, por Samuel Úria, tema com o qual Dina concorreu ao Festival da Canção de 1980, ganhou o prémio revelação e se tornou conhecida do grande público.

Por entre videoclipes e gravações de atuações de Dina projetadas no ecrã, foram 25 canções cantados à vez por cada um dos artistas, terminando em festa com Amor d’Água Fresca, o tema com o qual ganhou o Festival RTP da Canção e representou Portugal na Eurovisão 1992.

O momento mais arrepiante foi o solo de Mitó a cantar Acordei o vento e o caos lançado pelos Tochapestana em Pássaro Doido. O clássico Há sempre música entre nós, por Ana Bacalhau, pôs todo o auditório a cantar, e Alex D’Alva Teixeira a vibrar em Pérola Rosa Verde Limão Marfim. Pode ver o alinhamento da noite em baixo. Já depois do encore, Dina estreou Aguarela de Junho, um inédito que é um hino ao amor sem barreiras e sem preconceitos. 

VEJA O VÍDEO DO ESCPORTUGAL, COM UM EXCERTO DOS MELHORES MOMENTOS DA NOITE:



Dinamite - Concerto de Homenagem a Dina [Porto, 2016-03-24]
Obrigado Dina! Uma noite de emoções no último concerto da cantora Dina. Veja alguns dos muitos destaques deste momento histórico, com Ana Bacalhau, B Fachada, Best Youth, DA CHICK, D'alva, Márcia, Samuel Úria, Mitó e TOCHAPESTANA. www.escportugal.pt #dinamite #TeatroRivoli #cantoradina
Publicado por ESC Portugal em Quinta-feira, 24 de Março de 2016



Alinhamento:
0. De lá para cá - Dina (inédito em áudio)
1. Dinamite – Por: Todos
2. Deixa lá – B Fachada
3. Tu sem mim – Márcia e Samuel Úria
4. Desamparem-me a loja – Samuel Úria e Mitó
5. Em segredo (FC1982) – Mitó
6. Gosto do teu gosto (FC1982) – Ana Bacalhau
7. Isso é que era bom – Samuel Úria
8. Nem mais – Márcia
9. Papagaio (em vídeo)
10. Carregal do Sal – Dina
11. Vídeo do backstage do Festival da Canção
12. Guardado em mim (FC1980) – Samuel Úria
13. Amar sem aviso – Márcia
14. Há sempre música entre nós – Ana Bacalhau
15. Vídeo de “Pássaro doido” na RTP
16. Pássaro Doido – Tochapestana
17. Depois não digas – D’Alva
18. Pérola Rosa Verde Limão Marfim – D’Alva
19. Aqui estou – Da Chick
20. Que vamos nós fazer – Best Youth
21. Vídeo Soa Bem
22. Por alto mar – B Fachada
23. Vídeo Acordei o vento
24. Acordei o vento – Mitó
25. Estar onde estás – Best Youth
26. Não vou – Da Chick
27. Amor d’Água Fresca (FC/ESC1992) – B Fachada e todos em coro
28. Aguarela de Junho – Dina
29. Dinamite – Todos


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte:  ESCPORTUGAL /Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: ESCPORTUGAL 

6
( Hide )
  1. Rui Ramos21:53

    Uma Senhora!! que regresse como compositora, escrevendo para esses artistas que são fenomenais

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:16

    Sou super fã da Dina, tenho pena de não ter ido a nenhum dos concertos desta semana pois vivo no Funchal. Li várias reportagens publicadas mas voces foram os unicos que publicaram o alinhamento completo e um video com imagem e som muito nitidos. Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:47

    O video está muito bom. AMEI a atuação de 'Acordei o vento'

    ResponderEliminar
  4. Ricardo Alves01:24

    Li num outro site que o concerto teria sido triste, ate falam num funeral. Aquilo que leio aqui e vejo no vídeo é que foi muito divertido!! A Dina mereceu uma festa assim. Sou muito novo, ainda não era nascido em 1992 mas sempre gostei das canções dela

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:47

    O que aconteceu no Rivoli foi de rara beleza, aliás, de uma beleza única e impar... Como o são as canções intemporais de Dina.
    No alinhamento falta o nº 0 (zero), que aconteceu ainda com as cortinas fechadas e que foi uma balada inédita (na voz de Dina). A nº 26 também é uma apresentação inédita e a 28 fez parte da Banda Sonora d'"Os Lobos" (RTP), e por isso não é totalmente inédito, apesar de muito pouca gentes, quiçá, a conhecer. No ponto #9, também foi apresentado um vídeo com Dina a interpretar a canção do oleiro (também com letra de Júlio Isidro).
    Parabéns, ESCPortugal, pelo belíssimo e profissional trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo das 13.47: Obrigado pelas suas palavras. Tem razão, por isso acrescentámos no alinhamento o ponto Zero, a canção inédita de Dina ouvida no Teatro com o respetivo título.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.