Slider

ESC2023: Lituânia confirma participação no Festival Eurovisão 2023

  

A Lituânia confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no 17.º país provisoriamente confirmado na edição do próximo ano.


A emissora estatal lituana (LRT) confirmou, esta manhã, a participação da Lituânia no Festival Eurovisão 2023, tornando-se no décimo sexto país confirmado na edição do próximo ano, que seria sediado no Reino Unido. Contudo, apesar da confirmação, a LRT não confirmou o método de seleção, sendo espetável o recurso ao Pabandom iš naujo!, final nacional do país desde 2020.

Ainda sem data, o Festival Eurovisão 2023, que será sediado no Reino Unido, conta com 17 países provisoriamente confirmados na edição: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Finlândia, França, Israel, Itália, Lituânia, Noruega, Países Baixos, São Marino, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia. Por outro lado, Andorra e Eslováquia já confirmaram que não participarão no concurso internacional do próximo ano, enquanto a Bielorrússia e Rússia também ficarão de fora devido à suspensão imposta pela EBU/UER.

A Lituânia participou por 22 ocasiões no Eurovision Song Contest, tendo feito a sua primeira participação em 1994. O melhor resultado remonta a 2006, quando os LT United conquistaram o 6.º posto em Atenas. Em Turim, o país foi representado por Monika Liu e "Sentimentai", a primeira canção em lituano desde 1994: depois do 7.º lugar na semifinal com 159 pontos (com 12 de Portugal), a candidatura alcançou o 14.º lugar na Grande Final com 128 pontos, fruto do 18.º lugar no júri (35) e o 11.º no televoto (93), tendo recebido 6 pontos de Portugal (5 do júri e 1 do público).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte: ESCToday / Imagem/Vídeo: EurovisionTv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.