[ESPECIAL 2021] Os acontecimentos mais marcantes de 2021

 

Continuamos a fazer um balanço do ano de 2021 e, desta vez, vamos recordar os acontecimentos que mais marcaram o ano que terminou, enquanto decorre a votação do Acontecimento e Personalidade do Ano. Vamos recordar:


Depois da escolha de Galasy ZMesta e "Ya Nauchu Tebya" para o Festival Eurovisão 2021, a EBU/UER notificou a BTRC para a alteração do tema, visto que o mesmo colocava "em causa a natureza não-política do concurso". Após o alargamento do prazo para a submissão, a EBU/UER anunciou a desclassificação da Bielorrússia depois da submissão de uma nova canção que não cumpri as regras do certame. Semanas depois, o Conselho Executivo da União Europeia de Radiodifusão concordou suspender a emisora devido "à transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação" no final de maio e de não ter recebido qualquer recurso da BTRC no prazo estabelecido, que ficará ativa até 2025.


"Husavík (My Hometown)", canção composta por Rickard Göransson, Fat Max Gsus e Savan Kotecha para o filme Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga, foi nomeada na categoria de Melhor Canção Original nos Óscares 2021, com a vitória a ser alcançada por "Fight For You" do filme "Judas e o Messias Negro". A canção da comédia da Netflix foi interpretada, na pré-gala, pela cantora sueca Molly Sandén, representante sueca no Festival Eurovisão Júnior 2006 e responsável pela dobragem da voz de Rachel McAdams no filme, diretamente de Husavík, cidade islandesa que esteve em destaque na comédia.


Gravações Backup para o Festival Eurovisão 2021
Para assegurar a participação de todos os países no Festival Eurovisão 2021, a EBU/UER exigiu que todos os candidatos gravassem, antes de rumar a Roterdão, uma atuação de reserva para o certame, que seria transmitida caso algum candidato não pudesse atuar na Rotterdam Ahoy, o que viria acontecer com a Austrália. No entanto, todas as atuações de reserva, excepto a do Reino Unido e Irlanda, foram reveladas posteriormente em dois episódios especiais no canal oficial do Festival Eurovisão no Youtube.


Série de null points na Final do Festival Eurovisão 2021
É um dos segmentos da votação do Festival Eurovisão que muito dificilmente se voltará a repetir. Além do null points do Reino Unido na votação do júri, a votação do público ditou não um, nem dois, nem três... mas sim quatro null points consecutivos no televoto. Os contemplados foram 4 dos 6 finalistas automáticos: Reino Unido, Alemanha, Espanha e Países Baixos.

The Black Mamba vencem o Festival da Canção com "Love Is On My Side"
Tatanka foi um dos compositores e autores convidados pela RTP para o Festival da Canção 2021, tendo entregue a interpretação de "Love Is On My Side" à banda The Black Mamba, da qual é vocalista desde a sua criação. Fora dos favoritos ao triunfo pela comunidade eurovisiva, a formação venceu o certame, depois do empate com Carolina Deslandes, e entra para a história com a primeira canção a vencer totalmente interpretada em inglês. Em Roterdão ficaram em 12.º lugar na Grande Final.

Maneskin vencem o Festival Eurovisão 2021
Vencedores do Festival di Sanremo 2021, os Maneskin tornaram-se os representantes de Itália no Festival Eurovisão 2021 com "Zitti E Buoni", canção que acabaria por vencer o certame com 524 pontos e conquistar a terceira vitória italiana no concurso. O triunfo, alcançado através do voto do público, elevou a formação para uma fama internacional, multiplicando entradas nos tops de vendas e de streams, bem como vários concertos por todo o Mundo. 


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários