ESC2021: Bielorrússia oficialmente de fora do Festival Eurovisão 2021

   

A EBU/UER anunciou a exclusão da Bielorrússia do Festival Eurovisão 2021, depois do país ter submetido (novamente) uma canção que violava as regras do evento.


Dias depois de ter sido anunciado o alargamento do prazo para a submissão de uma nova canção, a EBU/UER anunciou, esta tarde, através de um comunicado oficial, que a Bielorrússia não marcará presença no Festival Eurovisão 2021. Segundo o organismo, a emissora estatal da Bielorrússia "apresentou uma nova canção, dos mesmos artistas, dentro do prazo acordado" sendo que a proposta "também infrigia as regras do concurso, que garantem que o concurso não seja instrumentalizado ou desacreditado". Deste modo, a EBU/UER confirma que "como a BTRC não conseguiu enviar uma inscrição elegível dentro do prazo, a Bielorrússia não participará no Festival Eurovisão em maio".

Statement from the European Broadcasting Union - EBU regarding Belarus and the Eurovision Song Contest 2021. https://eurovision.tv/story/ebu-statement-on-belarusian-entry-2021

Publicado por Eurovision Song Contest em Sexta-feira, 26 de março de 2021
 
Estreante em 2004, a Bielorrússia contabiliza 16 participações no certame europeu, tendo apenas seis participações na grande final do concurso. O melhor resultado remonta a 2007 quando Dmitry Koldun e o tema Work Your Magic alcançaram o 6.º posto em Helsínquia. Em Telavive, Zena representou o país com "Like It", terminando em 24.º lugar na Grande Final com 31 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Vencedores do Eurofest 2020, os VAL representariam a Bielorrússia no Festival Eurovisão 2020 com "Da Vidna", canção interpretada na íntegra em bielorrusso.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

11 comentários:

  1. Anónimo19:37

    E vitória, vitória, acabou-se a história

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:44

    Com todo o respeito, não se perde nada.

    Mas agora numa outra questão, a semifinal 1 não fica agora com dois países a menos que a semifinal 2?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:27

      Por diferença de 1 país não vão por um noutra semi, 0 sentido isso.

      Eliminar
    2. Anónimo20:30

      Não, a primeira têm 16 e a segunda 17

      Eliminar
  3. Até parece que andaram a gozar. Deram-lhes um prazo e não souberam aproveitar. Se querem fazer propaganda política vão para os telejornais e façam debates em programas próprios em vez de se pôrem a sabotar festivais de canções.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:06

    Acho que devia haver um país a passar para a primeira semifinal visto que a segunda tem mais 2 participantes que a primeira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:23

      Não fica nada, já que a Macedónia do Norte acabou por não desistir. Assim, a semifinal 1 fica com 16 países participantes enquanto que a semifinal 2 conta com 17.

      Eliminar
    2. Anónimo20:26

      Não! A primeira tem 16 agora com a desqualificação da Bielorrússia, e a semi-final 2 17 países.

      Eliminar
  5. Anónimo20:12

    Tata palhaçada e por fim tiveram o final provável.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:43

    Ai que bem feita!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:07

    Nem fazem falta !!!

    ResponderEliminar