Slider

[Olhares sobre o Supernova] Quem representará a Letónia no Festival Eurovisão 2020?


A Letónia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2020 com a realização do Supernova 2020. Saiba quem são os favoritos do painel do Olhares do ESCPORTUGAL.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a quarta edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre a Albânia, República Checa, Moldávia e Austrália, a Letónia é o próximo país na lista de Olhares sobre as Finais Nacionais.

Nove candidatos disputam o Supernova 2020, com o público a escolher os representantes da Letónia no Festival Eurovisão 2020.

Conheça, de seguida, as preferências do painel de comentadores:

   
Adão Nogueira aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
O Supernova precisa de se encontrar rapidamente pois tal como o ano passado apresenta uma seleção mediana, onde no geral a maior parte das músicas são parecidas, chatas e sem sumo nenhum. A única que se destaca e a que merece vencer é “Still Breathing” da Samanta Tina. Depois da injustiça do ano anterior deve ser a representante em 2020 por ser a que se destaca entre as restantes devido à sua presença em palco e ao seu vozeirão rouco, além de que é a única que conseguirá captar a atenção do espectador do início ao fim.
    
André Eric-Fernandes aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
Tanto vão tentar que acabam por lá chegar ! "O sonho comanda a vida" e este Supernova é a prova com tantos repetentes. Sem verdadeiro "coup de cœur" penso que a vitória irá para Samanta Tina que se apresenta com uma simpática mistura de pop-rock eletrónica griteirona com uns inserts de rap... para agradar a todos. E ela sabe afirmar-se como show-woman, canta, dança e grita com garra. Menção especial para o meu numero dois, Edgars Kreilis, que tem uma canção muito superior, a meu ver, mas perde pela sua fragilidade e falta de segurança (e é apenas o seu 4o Supernova, prioridade aos mais antigos!)

  
André Moreira aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
O supernova 2020 tem imensa diversidade na sua final. Há um pouco de representatividade de vários estilos musicais. De todas as candidaturas a minha preferida é a de Samanta Tina. A repetente do certame traz até nós uma canção com temática forte, um visual com imenso potencial de palco e uma estrutura melódica muito especial. Gosto do refrão explosivo. Numa palavra descreveria esta canção como "poderosa". Nunca me é indiferente quando a ouço.
   
Cláudio Guerreiro aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
Salvo surpresas nas quais este país é especialista, a corrida para representar a Letónia na Eurovisão deverá estar cingida a apenas dois nomes que apresentam as propostas mais fortes a concurso: Samanta Tina e Edgars Kreilis. Contundo, estou a fazer figas para que esta seja finalmente a vez de a Samanta ter sorte após tantas tentativas. Na audição para a final, já deu para ver que a canção assenta-lhe na perfeição e apresenta um potencial incrível para uma grade atuação em Roterdão. A entrega da intérprete está no ponto certo e até no rap Samanta não compromete.

Diogo Cabral aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
Na globalidade, na minha opinião, uma final letã fraca e a "cheirar" a mais do mesmo em todas as propostas, sem grandes inovações. Destacaria a proposta de Samanta Tina. Poderosa. Impactante. Voz fantástica da intérprete. Cantora carismática! Deve vencer na final letã. Ah, Markus Riva...continua a tentar".
   
Fábio Ventura aposta em Bad Habits com "Sail With You"
Depois do desastrosa edição anterior, o Supernova regressa com um conjunto de canções melhor produzidas e pensadas, aproximando-se da selecção checa. Contrariamente à escolha de muitos fãs por aí, a minha canção favorita deste ano é a "Sail With You", dos Bad Habits. A banda, com um estilo country-folk-rock, apresenta-nos um hino às memórias de infância dos verões passados com os avós, um tributo, segundo os próprios, ao avô de 90 anos do vocalista Mārtiņš Balodis após a morte da sua esposa, para lembrar-nos de amar e manter bem próximos aqueles que nos são mais chegados. É um estilo musical que é raro passar nos palcos do ESC, o que já lhe dá algum destaque, a par da voz rasgada do Mārtiņš. Além de "Sail With You", gosto também bastante das canções do Miks, da Katrīna Dimanta e a do DRIKSNA. Nota negativa, porém, para a inexistência de canções finalistas cantadas na língua letã.
  
Hugo Sepúlveda aposta em Samanta Tina com "Still Breathing"
Mais uma edição do Supernova sem grande brilho! MADARA trouxe algo que nem se compara a Esamība e nem Aminata safou Markus Riva! Entre as 9 finalistas, Miks Dukurs foi crescendo lentamente, mas é Samanta Tina que é a minha aposta desde o início! Still Breathing é uma míxórdia, mas é uma mixórdia épica cheia de ritmo e energia! Não só Samanta tem uma presença em palco enorme e com um vozeirão que lhe faz jus! O coro também resulta muito bem aqui, enaltecendo a actuação! O único senão desta aposta é o drop que pode não ser do agrado geral e até cortar um pouco a vibe de toda a canção. No entanto, acredito que tenha tudo para arrasar em Roterdão e não deixar ninguém indiferente, pelo menos.

  
  
Nuno Carrilho aposta em Katrina Dimanta com "Heart Beats"
Nunca fui grande apreciador do 'Supernova' e longe vão os tempos em que as canções da Letónia no Festival Eurovisão figuraram no meu lote de favoritos. Este ano, o caso pode mudar no que diz respeito à presença da Letónia nos meus favoritos (sobre o Supernova não há mesmo solução... lamento) caso a escolha recaia sobre "Heart Beats" ou "Still Breathing". Duas canções completamente distintas: a primeira destaca-se pelo seu tom descontraído e bastante animado, enquanto a segunda demarca-se por um estilo que tem tudo para acertar... ou falhar. No final de todas as contas e apesar de ser grande fã de Samanta Tina (a Sanna Nielsen/Claudia Faniello da Letónia), os meus doze pontos vão para "Heart Beats" da Katrīna Dimanta .

 
Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:
  
3.ºANNNA – "Polyester" - 54 pontos
8.ºSeleste – "Like Me" - 32 pontos
9.ºDRIKSNA – "Stay" - 31 pontos

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.