Slider

[ACONTECIMENTO] Recorde connosco os acontecimentos mais marcantes de 2018


Seis acontecimentos disputam o título de Acontecimento do Ano 2018 na votação do ESCPortugal. Conheça melhor os seis selecionados e saiba como votar nos seus favoritos.


Depois da eleição de O Regresso de Portugal à Eurovisão (2013), Vitória de Conchita Wurst em Copenhaga (2014), Retirada de Portugal do Festival Eurovisão (2015), Abertura do Festival RTP da Canção a temas em inglês (2016) e Portugal vence o Festival Eurovisão 2017 (2017), eis chegado o momento de eleger o Acontecimento do Ano 2018. Seis acontecimentos foram nomeados pela equipa do ESCPORTUGAL, sendo que apenas um poderá ser o vencedor.

Conheça melhor os seis acontecimentos na disputa e saiba como votar AQUI:

Diogo Piçarra foi um dos 26 compositores convidados pela RTP para disputar o Festival da Canção 2018, submetendo "Canção do Fim" na competição, sendo ele próprio o intérprete da mesma. Vencedor da semifinal 2 com a pontuação máxima do público e do júri, o que o tornou no favorito a vencer a competição, o cantor retirou-se da competição depois da polémica em torno de um possível plágio da canção, o que se tornou num dos acontecimentos mais mediáticos da temporada eurovisiva.



Com a escolha de Lisboa para receber o Festival Eurovisão 2018, a RTP tomou a decisão de organizar o Festival da Canção dos próximos anos fora da capital portuguesa. Guimarães foi a cidade escolhida para albergar a Grande Final da edição deste ano, que foi ganha por "O Jardim", tema de Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal. Pedro Fernandes e Filomena Cautela conduziram o certame num dos maiores palcos da história do concurso, tendo recebido Marisa Liz, Áurea, Simone de Oliveira e Ana Bacalhau, entre outros, como convidados especiais da transmissão.


Lisboa foi a cidade escolhida para albergar a 63.ª edição do Festival Eurovisão, a primeira edição do evento a ser realizada em solo português. Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto foram as anfitriãs das galas que tiveram lugar no Parque das Nações e que receberam 43 canções concorrentes. O Pavilhão de Portugal foi o local escolhido para o Press Center, enquanto o Terreiro do Paço recebeu o Eurovillage, espaço que acolheu, durante vários dias, milhares de eurofãs oriundos de todos os cantos do Mundo. Pela cidade, vários eventos relacionados com a Eurovisão foram o mote para as noites mais memoráveis de todos os presentes.


A transmissão do Festival Eurovisão 2018 ainda estava a decorrer... e a polémica já estava instalada. Netta Barzilai afirmou que o ESC2019 seria em Jerusalém em palco, algo repetido pelo chefe de delegação na conferência de imprensa... despoletando uma série de pedidos de boicote de vários países. Irlanda e Islândia foram dos países em que mais manifestações a favor do boicote ocorreram, sendo que, no final, nenhum país boicotou o certame que será organizado... em Telavive. Contudo, até à confirmação oficial, muita polémica decorreu entre a emissora estatal KAN e o governo do país.


O número máximo de participantes no concurso infanto-juvenil da EBU/UER é de 18 países... mas o Festival Eurovisão Júnior 2018 recebeu um número recorde de 20 comitivas. O organismo máximo havia recebido a confirmação de 18 comitivas, abrindo uma excepção para Israel, país que realizará o Festival Eurovisão 2019: contudo, dias depois, a emissora ucraniana assegurou os fundos necessários e manifestou o desejo de integrar a lista de participantes em Minsk. Na capital bielorrussa, a Polónia conseguiu a primeira vitória eurovisiva, enquanto Portugal, representado por Rita Laranjeira e "Gosto de Tudo (Já Não Gosto de Nada)", ficou pelo 18.º lugar entre 20 países.


Submetido a um transplante de coração em dezembro do ano passado, a presença de Salvador Sobral no Festival Eurovisão 2018 foi uma das incógnitas da temporada. Contudo, o cantor português fez o seu regresso aos palcos no Parque das Nações ao lado do artista brasileiro Caetano Veloso e do pianista Júlio Resende. Integrado em vários projetos, o cantor contou com vários concertos em Espanha e em Portugal, bem como uma mini-tournée nos países bálticos. Polónia, Alemanha e Suíça são apenas alguns dos países que receberão, em breve, concertos do cantor e artista português.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.