A Islândia confirmou, esta tarde, que não participará no Festival Eurovisão 2026, tornando-se no quinto país a boicotar a edição.
A emissora pública islandesa decidiu não participar do Festival Eurovisão da Canção em Viena, Áustria, no próximo ano.
A participação da emissora estatal israelense, KAN, no concurso causou recentemente discórdia, tanto entre as emissoras membros da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) quanto entre o público. A participação da KAN foi discutida detalhadamente em reuniões da EBU/UER no início deste ano, primeiro em Londres, neste verão, e depois em Genebra, na semana passada. Na reunião de Genebra, a grande maioria das emissoras membros da EBU/UER concordou que as diversas alterações feitas nas regras e na implementação do concurso eram satisfatórias e, portanto, não houve votação sobre a participação da KAN.
O diretor-geral da emissora explicou na reunião em Genebra que, embora as mudanças atendessem a muitos dos comentários feitos por representantes da RÚV em várias etapas da cooperação com a EBU/UER nos últimos anos, a RÚV ainda tinha dúvidas sobre sua utilidade. Havia sido repetidamente afirmado que as partes interessadas na Islândia, como associações de artistas, e o público islandês se opunham à participação na competição. A diretoria da RÚV havia então solicitado à EBU/UER a exclusão da KAN da competição, levando em consideração vários precedentes. A questão era complexa e já havia prejudicado a reputação da competição e da EBU/UER. Era importante encontrar uma solução que agradasse a todas as partes envolvidas.
Pelo debate público neste país e pela reação à decisão da EBU/UER tomada na semana passada, fica claro que não haverá alegria nem paz em relação à participação da RÚV no Festival Eurovisão da Canção. Portanto, a RÚV decide informar hoje à EBU que não participará do Festival Eurovisão da Canção no próximo ano.
O Festival da Canção e o Eurovision sempre tiveram como objetivo unir o povo islandês, mas agora está claro que esse objetivo não será alcançado e essa decisão foi tomada com base nesses fundamentos programáticos.
Ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre se a RÚV realizará um concurso de canto no próximo ano. As opções disponíveis estão sendo avaliadas e uma decisão será anunciada assim que estiver definida.
Estreante em 1986, a Islândia conta com 37 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 28 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Basileia, o país foi representado por VAEB e "Róa": depois do sexto lugar na semifinal, a dupla alcançou o 25.º (e penúltimo) lugar na Grande Final com 33 pontos, fruto do 26.º lugar no júri (0) e o 17.º no televoto (33).

Sem comentários
Enviar um comentário