A RTP anunciou, nas redes sociais, a lista de 16 compositores concorrentes no Festival da Canção 2026.
A RTP anunciou, esta tarde, nas redes sociais, a lista de 16 compositores confirmados na próxima edição do Festival da Canção, formato cujo vencedor fica habilitado a representar Portugal no Festival Eurovisão 2026 em Viena.
Convites diretos da RTP
André Amaro
Bandidos do Cante
Bateu Matou
Cristina Branco
Djodje
EVAYA
Inês Sousa
Marquise
Livre Submissão
AGRIDOCE
Francisco Fontes
Gonçalo Gomes
Jacaréu
Rita Dias
Sandrino
Prova de Acesso
Dinis Mota
Convite dos NAPA
Nunca Mates o Mandarim
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Cristina Branco é, na minha opinião, uma das melhores cantoras (e não apenas fadistas) portuguesas. Tem cantado melodias belíssimas. Mas são da sua autoria? Na verdade, não são. Como pôde ser convidada enquanto compositora?
ResponderEliminarNão vou mentir. Esta lista é um pouco decepcionante, especialmente depois do estrondoso sucesso do Deslocado, de Napa. Pensei realmente que iríamos ver muitos nomes de peso, mas parece que são, em grande parte, artistas indie pop à espera de serem descobertos.
ResponderEliminarO que importa é as músicas serem quentes e boas. Não se há pesos pesados entre os convidados. Isso significa muito pouco nos tempos que correm. Para já, esperemos para ver, OK?
EliminarQuantos madeirenses há entre os convidados? Já se sabe que os madeirenses levam sempre aquele empurrãozinho da praxe para a vitória.
EliminarMuito pobre , total decepção com os nomes... mas, já estava à espera depois do que aconteceu com o FdC 2025, grandes nomes vão ficar reticentes em participar - aposto que muitos recusaram.
ResponderEliminarEu por acaso até estou curioso para ouvir Nunca Mates o Mandarim...
ResponderEliminarPior que o tédio desta selecção só mesmo a arrogância desta equipa da RTP julgar que é este o feeling português e o estilo que queremos levar à Eurovisão. Ja começa a cansar este estilo pseudo-indie que pouco tem a haver com o concurso. É quase certo que daqui vai sair uma musiquinha lamechas e candidata a mais uma taça do país mais entediante da competição. Parabéns RTP. Orgulhosamente sós, como sempre.
ResponderEliminar