Slider

Ana Luísa Cardoso: 'Portugal não tem uma cultura lírica enraizada'

A cantora lírica Ana Luísa Cardoso, uma das 32 finalistas do 'A ESCOLHA É SUA', falou com o ESCPORTUGAL sobre a sua carreira e sobre o sucesso que conquistou, nos últimos dias, junto da comunidade eurovisiva.


Licenciada em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Canto pela Universidade de Évora, Ana Luísa Cardoso aproximou-se há uns anos do Festival da Canção como vocal coach. A cantora lírica, membro do Coro do Teatro Nacional São Carlos, 'a única casa de ópera em Portugal', como a própria afirma, tem feito sucesso nos últimos dias junto da comunidade eurovisiva devido à sua participação no Eurovision Live Concert, em Setúbal, ao interpretar nomeadamente o tema "Cvet Z Juga", representante da Eslovénia no Festival Eurovisão 2007.

"O convite surgiu do desejo da organização em encontrar uma voz lírica para interpretar canções da Eurovisão",
afirmou em entrevista ao ESCPORTUGAL. "Quando foram informados que eu era cantora lírica para além de vocal coach, o convite foi feito na hora", admite a cantora, que confessa ter sido uma experiência bastante invulgar: "O grande desafio foi sair da minha zona de conforto. Não foi a parte lírica nem o facto da canção ser em esloveno, mas sim a parte menos lírica do tema e o não ter músicos ao vivo comigo: isto sim, foi um grande desafio! Nunca tinha vivenciado semelhante experiência!".

Falando um pouco sobre o Festival RTP da Canção e sobre o facto de não haver memória de uma cantora lírica ter participado no concurso, Ana Luísa Cardoso afirma que tal se deve ao facto de, ao contrário de outras culturas europeias, "Portugal não tem uma cultura lírica enraizada", o que faz com que "os compositores estejam um pouco presos a outras características mais próximas da nossa cultura musical". Sobre uma possível participação na competição portuguesa, a cantora respondeu imediatamente "Sim e Não", tendo depois justificado: "Eu nunca concorreria sozinha ao Festival da Canção! Não gosto do modo de votação e do que se faz com a mesma".

Recordamos que Ana Luísa Cardoso foi indicada, pelos nossos leitores, com uma das 100 artistas "ideais" para representar Portugal no Festival Eurovisão, através da iniciativa A Escolha É Sua III. Mais tarde, o nosso júri selecionou a cantora na lista das 32 mais, a qual agora se encontra em votação pelos leitores tal como pode ver AQUI"Engraçada" foi o termo com que Ana Luísa Cardoso descreveu esta nomeação pois, segunda a mesma, "não estava nada à espera que tal viesse a acontecer". Por esse facto, "agradeço a todos os que votaram e me nomearam".

Para os muitos leitores que nos têm questionado, podemos informar que Ana Luísa Cardoso poderá ser vista no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, integrada no Coro, bem como em vários concertos e/ou participações por todo o país. Recorde AQUI a atuação de Ana Luísa Cardoso em Setúbal, num vídeo do ESCPORTUGAL com contou com mais de 1000 visualizações nas primeiras 24 horas online.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPortugal 
6
( Hide )
  1. Anónimo23:21

    ai, ja cansa essa historia das culturas...

    ResponderEliminar
  2. Pedro Carvalho23:42

    Nao estive em Setúbal mas adorei ver a actuação no vídeo. Grande senhora e grande voz

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:44

    Gosto muito.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:49

    Adorei a interpretação . Fiquei colado a vê la e quando terminou queria que tivesse começado de novo. Espero vê la de novo. Quem sabe alguem faz um tema inedito juntando pop e canto lirico.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo08:37

    Adorei a interpretação, a voz e a postura em palco.
    Uma senhora com muita classe, a quem deveria ser dada a possibilidade de nos representar!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo08:39

    Adorei!
    Gostaria de a ver e ouvir mais vezes!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.