Slider

Croácia: Músicos, artistas e produtores contra decisão da HRT

A estação pública croata HRT anunciou na quinta-feira que renunciava à participação no próximo Festival Eurovisão (ESC2014), alegando problemas de origem financeira. As reações de fãs, músicos, artistas e produtores não se fizeram esperar.

Ksenija Urlicic foi produtora da HRT e responsável pela seleção da Croácia em 1999 - precisamente o ano em que a HRT conquistou o seu melhor resultado, o 4.º lugar com Doris e "Maria Magdalena". Esta responsável afirmou à imprensa local que "quando eu liderei o projeto, nem o festival nacional Dora, nem a participação na Eurovisão eram assim tão dispendiosas". Pelo contrário, "o retorno financeiro era superior às despesas!", afirmou de forma categórica. A admiração desta produtora é maior quando se sabe que a decisão da HRT foi tomada por Goran Radman, "um dos produtores do festival Eurovisão em 1990 sediado em Zagreb".

Velimir Duretic, último editor da HRT responsável pela participação do país no ESC2013, não pôs o enfoque nas questões financeiras, quando inquirido pelos média, mas sim nos "jogos de bastidores": "Há sempre países que dão votos uns aos outros... isso é hilariante!"

Goran Karan, representante da Croácia em 2000, opina que a decisão da HRT é errada. "A Eurovisão já nos deu muito dinheiro e turistas. Se não participarmos na Eurovisão, então também deveríamos fechar alguns clubes de futebol que só nos trazem dívidas e maus resultados". Maja Blagdan, representante em 1996, é da mesma opinião, acrescentando que " a nossa canção tem de ser escolhida sem 'cunhas', que foi o que aconteceu nos últimos anos".

O cantor Rajko Dujmic, que recentemente mostrou-se disponível para representar o país, afirmou que a HRT deveria ter consultado mais gente antes da decisão final. "Quem sabe não haverá patrocinadores em número suficiente?", pergunta.

Emilija Kokic, vocalista dos Riva, que conquistou a vitória para a Jugoslávia em 1989, entende que as "cunhas" estão a prejudicar a Eurovisão, incluindo o facto de, antes do festival, o vencedor já estar previsto. "A HRT fez bem em parar um ano para pensar e refletir sobre o conceito da Eurovisão", afirmou. Neda Parmac, membro do grupo Feminnem, também acha que não será um problema maior se o país parar um ano para repensar o conceito de participação e representação.

Tonci Huljic, autor de ‘Marija Magdalena’, lamenta a decisão da HRT, sentindo-a como uma derrota para a música croata. Marko Skugor, tenor do grupo Klapa s mora, último representante do país em maio último, quer deixar claro que "nem eu nem o grupo nos sentimos responsabilizados por esta decisão da HRT". E em jeito de conclusão, afirmou: "Não fomos piores que outros".


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: WIWIBLOGGS /  Imagem: GOOGLE
5
( Hide )
  1. Anónimo14:45

    A cantora dos Riva não sabe o que diz. Pois se a HRT tambem tivesse feito uma pausa em 1989 ela não teria ido ao ESC e nao teria ganho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:12

    E já agora, ninhuém sabe ainda que posição vai ser tomava pela RTP? Já há alguns indícios? Há ou não probabilidades que voltarmos a participar em 2014?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:40

    Uma vitoria em 1989 muito muito estranha ... mesmo que eu acho piada ao Rock Me Baby ... ter vencido foi mto estranho ... mas pronto ja passou lol

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:52

    mesmo que parem 1 ano duvido que voltem em grande, olhem portugal parou 1 ano , e se voltar este ano vai levar o mesmo tipo de musica chata e secante com fado, e em portugues, e ficar na semi final denovo, ao não ser que levam um POP ingles.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:20

    Fiques descansados que Portugal não concorre este ano.... e para o público que temos e meia dúzia de fãs, mais vale mesmo não haver o Festival RTP da canção .

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.