Slider

Os Retornados - Serafin Zubiri


Hoje, os "Retornados" viajam até à nossa vizinha Espanha para conhecer Serafin Zubiri. Serafin apesar de invisual é um conhecido cantor, compositor e música em Espanha, mas também desportista que bate alguns recordes espanhóis. Se acha que Serafin Zubiri é o "Grande Retornado" vote através de comentários, no facebook ou através do email nunojrc@hotmail.com onde receberão um boletim de voto oficial! Se ainda tem dúvidas veja em baixo

Serafin Zubiri nasceu a 20 de Abril de 1964 em Pamplona. Desde pequeno mostrou o seu grande interesse pela música. Começa a sua carreira musical como cantor a solo em 1987, depois de 7 anos à frente do grupo "Equus". A faixa título do seu álbum de 1988 "Pedaleando" foi a canção oficial da Volta á Espanha desse ano. Em 1992, representa a Espanha no ESC com o tema "Todo Esto Es La Musica" tornando-se o primeiro invisual a pisar o palco eurovisivo. Fica em 14º com 37 pontos. Em 1992, além da sua participação no ESC, também gravou a versão espanhola do tema "Beauty and the Beast" do filme "A Bela e o Monstro", cujo original, como é sabido, foi o primeiro hit de Celine Dion em inglês. Em 2000, ganha novamente o passe para a Eurovisão, desta vez com o tema "Colgado de um sueno" . O seu regresso ao ESC também era um regresso aos discos depois de cinco anos de interregno. O seu tema "Colgado de un sueño" foi composto por José Maria Purón, autor do muito bem sucedido "Vuleve conmigo" de Anabel Conde (que também esteve na final espanhola de 2000). O coro que o acompanhou era composto por Paloma Blanco, Susan Martin, Adel Hakki e Angel Mora (estes dois também estiveram no coro de Lydia, no ano anterior). Fica-se pelo 18º lugar com 18 pontos.
Além da música, Serafín tem outras paixões como o alpinismo (subiu ao Monte Branco), o desporto (está no quadro da Federação Internacional de Desportos para Cegos), a dança (esteve no "Dança Comigo" na Espanha e na Argentina) e o teatro (protagonizou o musical "La Magia de la Broadway" con Marta Sanchez).
Portugal não atribui pontos a Serafin em 1992 e em 2000 não participamos, logo nunca atribuimos pontos a Serafin Zubiri.
Serafin nunca teve a experiência de receber a pontuação máxima do ESC, sendo a sua pontuação mais alta recebida no ESC, foi 10 pts vindos do Chipre em 2000.

Se acha que Serafin Zubiri é o "Grande Retornado" vote!
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.