Slider

Os Retornados - Niamh Kavanagh


Depois de Fabrizio Faniello, seguimos para a Irlanda conhecer a mítica Niamh Kavanagh. O nome dispensa apresentações, pois todos os eurofãs se recordam da vitória de Niamh em 1993 com o também mítico "In Your Eyes". Regressou este ano, conseguindo levar a Irlanda á final, o que não acontecia desde 2007. Se acha que Niamh Kavanagh é a "Grande Retornada" vote através de comentários, no facebook ou através do email nunojrc@hotmail.com onde receberão um boletim de voto oficial. Se ainda tem dúvidas acerca de Niahm veja em baixo.
Niamh Kavanagh nasceu a 13 de Fevereiro de 1968 em Finglas, Dublin. O seu pai era cantor e saxofonista, e foi com ele que descobriu o seu talento para a música. Em pequena ouvia especialmente Aretha Franklin, Ella Fitzgerald e Blood, Sweat and Tears e foi neles que se inspirou durante os 1ºs anos. Depois de terminar os estudos, começa a cantar tendo feito coro em algumas músicas em estúdio. Em 1993, com 25 anos, recebe uma proposta para participar na final nacional da Irlanda para a Eurovisão que se iria realizar em Millstreet. Aceita o convite e canta o tema "In Your Eyes" (escrito e composto por Jimmy Walsh) e vence o certame. Em Maio, no ESC tem uma poderosa interpretação do tema mas mesmo assim sofreu bastante nas votações, isto porque, a Irlanda e o Reino Unido estavam a trocar sucessivamente de lugar no top da tabela, mas no final foi Niamh que levou a melhor. Niamh venceu com 187 pontos, sendo a 2ª vitória consecutiva da Irlanda no ESC. Passou a ser super-conhecida na Irlanda, tendo gravado vários álbuns que foram nº1 na Irlanda. Em 2006, canta na final nacional da Irlanda o tema "In Your Eyes" e em 2008 é a porta-voz da Irlanda na entrega dos votos. Em 2010, tenta novamente a sua sorte na final nacional irlandesa desta vez com o tema "It's For You". Obtêm uma vitória fácil, tendo recebido a pontuação máxima de todos os júris. Volta assim novamente ao ESC, desta vez em Oslo. Participa na segunda semifinal onde fica em 9º com 67 votos (tendo ficado em 13º no televoto e 6º nos júris), tendo assim sido apurada para a final. Na final, fica em 23º com 25 pontos (tendo ficado em 24º no televoto e 16º nos júris).
Portugal atribuiu a Niamh 6 pontos em 1993 e não a pontuou em 2010.
Niamh recebeu 8 vezes a pontuação máxima do ESC (7 em 1993 vindos da Itália, Malta, Noruega, Eslovénia, Suécia, Suiça e do Reino Unido e 1 na semifinal de 2010 vindos da Suiça).
Se acha que Niamh é a "Grande Retornada" vote!
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.