O nome de Madalena Trabuco apanhou de surpresa muitos dos seguidores do Festival da Canção quando, a 5 de fevereiro, anunciámos o seu nome como a artista convidada pelo músico Tozé Santos. Apesar de ainda não ser muito conhecida em Portugal, esta lusodescendente radicada em Paris iniciou a sua carreira em 1998 e o seu primeiro álbum teve a chancela da editora Warner francesa. Prestes a viajar para Portugal para participar no Festival da Canção (FC2014), a artista falou com o ESCPORTUGAL por telefone, dando-nos a conhecer as suas expetativas para a seleção nacional para o Festival Eurovisão da Canção.
Emoção desde o primeiro minuto
“Fiquei realmente emocionada! Não estava nada à espera!”. Foi, assim, desta forma que Madalena Trabuco nos caracterizou o momento em que Tozé Santos a convidou a participar no FC2014. O músico deslocou-se a Paris, apresentou-lhe a maqueta do tema e Madalena não hesitou ao responder “Sim”. “Fiquei emocionada e muito feliz em participar”, afirma. Apesar de não viver em Portugal, a cantora segue o Festival da Canção desde pequena. “Não perdia o festival na minha infância! Ultimamente não tenho sido tão assídua por motivos profissionais”. Por isso, pensar em pisar o palco da Eurovisão “é um sonho”. “Se me dissessem, há pouco tempo, que eu poderia vir a representar Portugal na Eurovisão, eu diria que tal não seria possível”, diz a sorrir. Contudo, “ter a possibilidade de representar as minhas origens é uma grande honra”.
A carreira
Pedimos a Madalena para nos destacar alguns pontos da sua carreira de 16 anos. “Recordo alguns momentos que considero únicos, como cantar pela primeira vez no “Docs des Suds” em Marselha com o tema “Rasbaille”. Durante os três anos que vivi no Porto fiz a primeira parte do espetáculo da lenda jamaicana Lee Scratch Perry no Teatro Sá da Bandeira… foi impressionante reencontrar um dos produtores de Bob Marley!” Alguns anos mais tarde, já em França, “a minha canção de índole ecológica “Respectez-moi” teve sucesso nas rádios, tanto que viria a assinar contrato com a editora Warner Music France”. Mas a lista não acaba aqui: “Guardo maravilhosas recordações da minha primeira parte do concerto de Anggun [representante francesa no ESC2012] no Trianon em Paris e do meu dueto com Tony Carreira na festa dos Santos Populares em Créteil”. Por fim, os destaques não poderiam terminar sem falar de outra portuguesa com carreira internacional: “O meu álbum “L’invitation au voyage » comercializado em 2012 incluiu um duo memorável com Maria de Medeiros".
Voltando ao festival...
Dizem que as conversas são como as cerejas, encadeiam-se umas nas outras de tal forma que é difícil parar. Foi assim a nossa entrevista com Madalena Trabuco. Perguntámos a mensagem da canção “Coração de filigrana”, com a qual irá pisar o palco do FC2014 em n.º 9. A resposta foi pronta : « É uma canção autobiográfica. A letra também se refere aos milhões de portugueses e lusodescendentes que vivem no estrangeiro ». Em resumo, « é uma balada pop plena de emoção".
Sobre o seu objetivo nesta competição, a cantora não hesita em responder : « O meu objetivo é representar Portugal na Eurovisão. É com pensamentos positivos que alcançamos os nossos sonhos". Também por isso, « é um imenso prazer voltar a atuar em Portugal, sobretudo neste mítico festival». Antes de terminar, Madalena espera que este tema « delicie os espetadores do Convento do Beato e todos os portugueses que assistirem à emissão em todo o mundo".
A cantora aproveita para convidar os fãs e seguidores do festival a seguirem as novidades na sua página do facebook AQUI .
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: MADALENA TRABUCO, ESCPORTUGAL


