Slider

Ucrânia: Jamala critica baixa qualidade das candidaturas ao 'Vidbir 2026'

    

 A cantora Jamala, vencedora do Festival Eurovisão 2016 e produtora do Vidbir 2026, criticou a qualidade das canções submetidas para o certame: "Muitos concorrentes querem ser artistas, mas não levam sequer o seu próprio trabalho a sério".

A cantora Jamala, vencedora do Festival Eurovisão 2016 e produtora musical do Vidbir 2026, causou polémica nos últimos dias devido aos recentes comentários sobre a qualidade das canções submetidas para a final nacional ucraniana para o concurso internacional do próximo ano. Num texto partilhado no seu canal oficial no Telegram, a artista descreveu muitas das propostas como "terríveis", afirmando que "muitos concorrentes querem ser artistas, mas não levam sequer o seu próprio trabalho a sério".

Segundo a artista, várias das canções submetidas para o formato "apresentam falhas tanto técnicas como vocais", apontando também "problemas de som, interpretações fracas e questões de afinação". Jamala sublinhou ainda a falta de coesão artística entre as canções, observando que "nalgumas canções é díficil perceber de que país são os criadores ou qual é a mensagem que pretendem transmitir", o que falha num dos seus requisitos essenciais para o sucesso na Eurovisão: a identidade artística.

Contudo, apesar das críticas, a artista reconheceu que, entre as candidaturas já recebidas, existem algumas que se destacam, mas realça um maior profissionalismo e consciência artística por parte dos participantes: "A Eurovisão não é apenas um palco - é também uma montra do país" afirmou, relembrando que a participação no concurso internacional exige consistência, excelência técnica e respeito pelo público.

Depois da participação na final nacional de 2011, Jamala competiu no Vidbir 2016 com "1944", canção que abordava a deportação dos tártaros da Crimeia pela União Soviética, tendo alcançado o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão em 2016. Em Estocolmo, a canção ficou em 2.º lugar na semifinal enquanto, na Grande Final, alcançou o 1.º lugar com 534 pontos, fruto do 2.º lugar no júri (211) e no televoto (323), sendo a segunda vitória ucraniana no evento.


Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Basileia, o país foi representado pelos Ziferblat com "Bird of Pray": depois do triunfo na semifinal, a canção ficou em 9.º lugar na Grande Final com 218 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (60) e o 6.º no televoto (158), tendo recebido 18 pontos de Portugal (10 do televoto e 8 do júri).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Suspline / Imagem:UA:PBC/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.