A emissora dinamarquesa DR revelou que não votará a favor da exclusão de Israel do Festival Eurovisão 2026 "desde que cumpram as regras e os regulamentos".
Depois de já ter confirmado que não boicotaria o Festival Eurovisão 2026 caso Israel fosse autorizado a competir, a emissora dinamarquesa DR revelou que não votará a favor da exclusão do país do concurso do próximo ano desde que "cumpram as regras e regulamentos". A confirmação foi dada por Gustav Lutzhoft, editor sénior da DR Kultur, não esclarecendo se a emissora dinamarquesa optará pela abstenção ou pelo voto contra à exclusão de Israel, situação que será votada numa sessão extraordinária da Assembleia Geral no início de novembro.
A DR apoia a Eurovisão como um evento cultural europeu que une nações por meio da música desde 1956. Portanto, não votaremos para que nenhum membro da EBU/UER seja expulso da competição, desde que cumpra as regras e regulamentos. A participação da DR na Eurovisão continua condicionada à existência de uma comunidade internacional forte, ao controlo da segurança e uma estrutura apolítica em torno da competição.
Estreante em 1957, a Dinamarca conta com 52 participações no Festival Eurovisão, tendo marcado 45 presenças na Grande Final e três triunfos (1963, 2000 e 2013). Vencedora do Dansk Melodi Grand Prix 2025, Sissal representou o país em Basileia com "Hallucination", tendo conquistado o primeiro apuramento para a Grande Final desde 2019, tendo terminado em 23.º lugar com 47 pontos, fruto do 17.º lugar no júri (45) e o 24.º no público (2).

Sem comentários
Enviar um comentário