German Nenov será, pelo segundo ano consecutivo, o diretor criativo do Vidbir 2026, final nacional da Ucrânia para o Festival Eurovisão 2026.
A emissora ucraniana Suspilne anunciou, nas redes sociais, que German Nenov será, pelo segundo ano consecutivo, o diretor criativo do Vidbir 2026, final nacional da Ucrânia para o Festival Eurovisão. "Tenho falado repetidamente sobre o meu sonho: fazer do Vidbir uma Eurovisão verdadeiramente ucraniana. E acredito que, passo a passo, mesmo que seja difícil, com uma equipa assim e sinergia em todas as etapas, conseguiremos isto. E o Vidbir do próximo ano será verdadeiramente único" referiu, confirmando mudanças no formato e na estrutura do programa.
Além de trabalhos na televisão ucraniana e em diversos videoclips, German Nenov conta com várias experiências no Festival Eurovisão. Em 2023, German foi o diretor criativo da atuação dos Tvorchi em Liverpool, cargo que repetiu nas participações da Ucrânia no Festival Eurovisão Júnior de 2021 a 2023. Por sua vez, em Malmö, foi o responsável pela atuação do Luxemburgo no certame.
Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Basileia, o país foi representado pelos Ziferblat com "Bird of Pray": depois do triunfo na semifinal, a canção ficou em 9.º lugar na Grande Final com 218 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (60) e o 6.º no televoto (158), tendo recebido 18 pontos de Portugal (10 do televoto e 8 do júri).

Sem comentários
Enviar um comentário